🔴 COPOM À VISTA: RECEBA EM PRIMEIRA MÃO 3 TÍTULOS PARA INVESTIR APÓS A DECISÃO – ACESSE GRATUITAMENTE

Estadão Conteúdo

Tensão em Brasília

Mourão diz que golpe está ‘fora de cogitação’, mas reconhece ‘estresse’

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou que uma eventual ruptura democrática está “fora de cogitação” e que “não existe espaço no mundo para ações dessa natureza”

Estadão Conteúdo
28 de maio de 2020
18:50 - atualizado às 18:51
Hamilton Mourão
Imagem: Marcos Corrêa/Presidência da República

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou que uma eventual ruptura democrática está "fora de cogitação" e que "não existe espaço no mundo para ações dessa natureza". As declarações foram publicadas pela jornalista Andréia Sadi, do G1, nesta quinta-feira, 28. Mourão também minimizou as falas do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, que falou em "momento de ruptura" em uma live.

"Quem é que vai dar golpe? As Forças Armadas? Que que é isso, estamos no século 19? A turma não entendeu. O que existe hoje é um estresse permanente entre os poderes. Eu não falo pelas Forças Armadas, mas sou general da reserva, conheço as Forças Armadas: não vejo motivo algum para golpe", declarou Mourão.

A fala de Mourão ocorre depois de Bolsonaro adotar um tom de ameaça ao comentar as medidas tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito que apura fake news e tem como alvos aliados bolsonaristas. Bolsonaro disse que não vai admitir "decisões individuais" e que "ordens absurdas não se cumprem". "Acabou, porra!", esbravejou o presidente a jornalistas nesta quinta-feira.

Na quarta-feira, o deputado Eduardo Bolsonaro também criticou a atuação de ministros do STF na investigação sobre a suposta interferência do pai na Polícia Federal e no inquérito das fake news que autorizou mandados de busca e apreensão contra aliados da família. "Falando bem abertamente, opinião de Eduardo Bolsonaro, não é mais uma opção de se, mas, sim, de quando isso (ruptura institucional) vai ocorrer", disse em uma transmissão.

Mourão minimizou as declarações do filho "03" do presidente Bolsonaro."Me poupe. Ele é deputado, ele fala o que quiser. Assim como um deputado do PT fala o que quiser e ninguém diz que é golpe. Ele não serviu Exército. Quem vai fechar Congresso? Fora de cogitação, não existe situação para isso", afirmou.

À jornalista, o vice-presidente reforçou que, em sua avaliação, o inquérito das fake news deveria ter sido enviado à Procuradoria-Geral da República, para que o Ministério Público decidisse se abriria ou não a investigação, e defendeu que o tema fosse debatido pelo plenário do STF.

Leia Também

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
Guerra na tecnologia

Faria escanteia Mourão no 5G: ele tem conselho da amazônia para cuidar

8 de dezembro de 2020 - 18:43

Questionado sobre o posicionamento de Mourão, Faria disse que o vice-presidente tem prerrogativa para falar sobre qualquer assunto e que tem liberdade de expressão.

Guerra na tecnologia

Se Huawei não puder fornecer 5G, vai custar muito mais caro, diz Mourão

7 de dezembro de 2020 - 16:09

Mourão disse que o leilão do 5G é de frequências e que as “teles já estabelecidas aqui vão disputar o leilão.”

em brasília

Mourão diz que parte dos assessores de Bolsonaro distorce fatos

4 de dezembro de 2020 - 20:21

Vice-presidente afirmou nesta sexta-feira que existe “certa incompreensão” no seu relacionamento com o chefe do Executivo

relações com os eua

Não acho que sucessão nos EUA mude disputa com China por 5G, diz Mourão

24 de novembro de 2020 - 21:03

Mais uma vez questionado sobre a possibilidade de o governo brasileiro reconhecer a vitória do democrata Joe Biden na eleição americana, Mourão repetiu o discurso de que, “no momento certo, será feito o que tiver de ser feito”

orientação do governo

Ajuste fiscal e produtividade seguem como pilares da política econômica, diz Mourão

13 de novembro de 2020 - 20:44

Segundo ele, o comércio exterior é fundamental no crescimento e desenvolvimento de qualquer nação

'Shutdown' à vista?

Mourão põe em dúvida votação do orçamento ainda neste ano

10 de novembro de 2020 - 8:34

Segundo o vice-presidente, isso afetaria as avaliações de agências de rating – que classificam o risco de crédito – em relação ao Brasil

Amigos?

Relações com a China permanecerão relevantes nos próximos anos, diz Mourão

9 de novembro de 2020 - 16:03

Mourão acredita que há uma “caminho muito bom” no relacionamento entre Brasil e China, além de ver oportunidades para intensificar parcerias e diversificar exportações.

pandemia

Governo vai comprar vacina desenvolvida na China, diz Mourão

30 de outubro de 2020 - 15:38

Vice-presidente disse que polêmica em torno da vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan é “briga política” com Doria

deixando claro

Governo não defende nova Constituição, diz Mourão

28 de outubro de 2020 - 13:22

Debate sobre uma Assembleia Constituinte foi trazido à tona pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros

compromisso fiscal

‘Precisamos respeitar teto e Orçamento’, diz Mourão sobre Renda Cidadã

6 de outubro de 2020 - 13:53

Financiamento do Renda Cidadã gerou impasse no governo nas últimas semanas

Amazônia em chamas

Mourão diz que queimadas na Amazônia não são “padrão Califórnia”

13 de setembro de 2020 - 10:08

Medição do Inpe acusa “focos de calor” nas imagens de satélite, “o que não significa incêndio”, disse o vice-presidente, em entrevista à rede CNN

inflação

Mourão relaciona alta nos preços de alimentos a pagamento de auxílio emergencial

9 de setembro de 2020 - 15:30

Segundo ele, as pessoas estão “se alimentando melhor e melhorando as suas casas”

vice-presidente

Governo precisa buscar soluções para problemas fiscais e sociais, diz Mourão

29 de julho de 2020 - 13:10

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou em entrevista por videoconferência ao jornal Diário de Pernambuco que o governo federal precisa buscar soluções para problemas fiscais e sociais

preservação ambiental

Mourão detalha a Santander ações do Conselho da Amazônia

24 de julho de 2020 - 10:57

Vice-presidente se encontrou com a cúpula do banco para detalhar planos e metas; Sergio Rial prometeu cooperar

agenda conjunta

Executivos de Itaú, Bradesco e Santander se reuniram com Mourão para falar sobre Amazônia

22 de julho de 2020 - 20:51

Executivos dos três maiores bancos privados do Brasil reuniram-se nesta quarta-feira, 22, com o vice-presidente Hamilton Mourão e outros representantes do governo para discutir uma agenda conjunta para a Amazônia

Investidores cobram ações

Governo vive momento de pressão em relação a queimadas e desmatamento, diz Mourão

15 de julho de 2020 - 12:54

Vice-presidente também reforçou que o governo tem mostrado “de forma firme” à comunidade internacional e à sociedade brasileira o compromisso pelo combate às ilegalidades na região da Amazônia Legal

resposta aos investidores e políticos

Governo dará escritura a ocupações na Amazônia

15 de julho de 2020 - 11:55

Ação é uma das principais respostas que Hamilton Mourão pretende dar ao crescimento do desmatamento na região, tema que voltou a ganhar repercussão dentro e fora do País

vice da república

Gestores dos fundos querem ver resultado na redução do desmatamento, diz Mourão

9 de julho de 2020 - 15:58

Após reunião com representantes de fundos estrangeiros, Mourão disse que eles não se comprometeram com investimentos

vice da república

Recuperação da economia depende de avanço nas reformas, diz Mourão

6 de julho de 2020 - 17:01

Em live do Banco Credit Suisse Brasil, Mourão também justificou a aproximação do governo com o grupo de cerca de 200 deputados que compõem os partidos do centro

clima azedou

‘Crítica será respondida com verdade e trabalho’, diz Mourão sobre carta de investidores

25 de junho de 2020 - 7:48

Em nota, o Itamaraty confirmou que a carta foi recebida por “algumas embaixadas brasileiras”

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar