Menu
2020-06-04T12:36:26-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
IR 2020

Seu Dinheiro responde às dúvidas dos leitores sobre o imposto de renda 2020

Em transmissão ao vivo, o advogado tributarista Samir Choaib respondeu às dúvidas dos assinantes do curso Guia Definitivo do Imposto de Renda

28 de abril de 2020
10:19 - atualizado às 12:36

A repórter Julia Wiltgen recebeu, nesta terça-feira (28), o advogado tributarista Samir Choaib, do escritório Choaib, Paiva & Justo Advogados Associados, para responder às dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro sobre a declaração de imposto de renda 2020.

A live foi aberta para todos assistirem, mas apenas os assinantes do Guia Definitivo do Imposto de Renda 2020 puderam enviar suas perguntas. Se você ainda não é assinante do curso, saiba como fazer a sua inscrição e mandar as suas dúvidas para o seu dinheiro neste link.

Quem perdeu a transmissão ao vivo ainda pode conferir o vídeo gravado, disponível abaixo. Basta dar o play!

CORREÇÃO: Em relação à pergunta do minuto 55:57, sobre declaração de espólio de pessoa falecida casada em comunhão universal de bens, há uma incorreção. Neste caso, a pessoa falecida não pode ser declarada como dependente do cônjuge sobrevivente e entregar a declaração de espólio simultaneamente. O casal pode declarar em conjunto, mas é o cônjuge sobrevivente que deve, neste caso, entrar como dependente na declaração inicial de espólio e não entregar declaração própria. Ou, alternativamente, podem ser entregues declarações separadas: a de ajuste anual pelo cônjuge sobrevivente (sem o falecido como dependente) e a de espólio do falecido (com 100% dos bens comuns do casal ou metade dos bens comuns em cada declaração, conforme orientado no vídeo).

Confira a seguir os assuntos abordados na live, as perguntas respondidas e o momento em que aparecem no vídeo:

Dúvidas gerais

  • 02:05 - Vale mais a pena importar a declaração do ano anterior ou a pré-preenchida pela Receita?
  • 03:20 - Como funciona a isenção de imposto de renda para quem tem câncer?

Investimentos

  • 05:29 - Qual CNPJ informar para fundos imobiliários? O do fundo ou o da administradora?
  • 07:13 - Preciso declarar um investimento que eu realizei e resgatei por completo em 2019?
  • 08:12 - É verdade que PGBL e VGBL não entram em inventário? E como faço para corrigir um código de um bem na ficha de Bens e Direitos de um ano para o outro?
  • 10:23 - Para calcular os 12% da renda bruta tributável anual que podem ser destinados a um PGBL e abatidos na declaração, quais tipos de rendimentos posso considerar?
  • 13:04 - Vendi ações e fundos imobiliários em dezembro de 2019 e paguei o IR só em janeiro de 2020? Declaro o IR pago na declaração de 2020 mesmo assim?
  • 14:18 - Como informar portabilidade de previdência privada de uma instituição para outra na ficha de Bens e Direitos?

Ações

  • 15:03 - Como declarar ações que mudaram de código, de empresas que mudaram de nome, de um ano para outro?
  • 16:21 - No meu informe de rendimentos não constam Juros sobre Capital Próprio, mas consta uma correção monetária. Preciso informá-la na declaração?
  • 17:25 - Como declarar desdobramentos e agrupamentos de ações?
  • 21:00 - Fiz mais de uma operação com a mesma ação em 2019: eu já tinha ações, comprei mais, vendi tudo, depois comprei-as novamente e vendi-as todas, antes de o ano acabar. Como declarar?
  • 23:28 - Tive prejuízos com ações em anos anteriores, mas nunca declarei. Consigo recuperá-los para abatê-los de ganhos líquidos com ações agora?
  • 24:37 - Comprei ações de uma empresa no IPO, então não tenho a nota de corretagem. Vendi-as no ano passado, mas no meio do caminho a empresa fez desdobramentos das suas ações e aumento de capital. Como declarar essa venda?
  • 26:44 - Fiz um contrato de compra e venda de ações de uma empresa localizada no exterior. A titularidade dos papéis ainda não foi transferida para o meu nome, mas o pagamento foi efetuado no ano passado. Preciso declarar a operação já nesta declaração de 2020?
  • 28:57 - Ao pagar DARF sobre ganhos em bolsa com atraso, preciso declarar apenas o principal do imposto pago, ou incluir a multa e os juros?
  • 30:11 - Invisto em ações no exterior pela corretora de um banco estrangeiro e comprei, por meio dele, ações de uma empresa localizada em outro país. Qual país devo informar no campo "Localização" do item referente a essas ações na ficha de Bens e Direitos: o da corretora ou o da empresa?
  • 31:10 - Qual o valor de isenção para ganhos com ações negociadas no exterior?

Aluguéis

  • 33:17 - Recebo aluguéis de imóveis diferentes e que seriam isentos de imposto de renda individualmente, mas não quando somados os valores. O certo seria somar tudo e recolher o imposto via Carnê-Leão, ou deixar a tributação para a Declaração de Ajuste Anual?
  • 35:18 - Recebi um imóvel como herança e aluguei-o em nome da minha esposa, com quem sou casado em comunhão parcial de bens. Ela sempre informou o imóvel e seus aluguéis na declaração dela. Posso, neste ano, lançar o imóvel e os aluguéis na minha declaração?
  • 38:00 - Posso utilizar as deduções da tabela progressiva dos salários na hora de calcular o imposto de renda sobre aluguéis recebidos?

Imóveis

  • 38:47 - Como calcular o IR sobre o ganho de capital e declarar os rendimentos recebidos com a venda parcelada de um imóvel? Recebi uma parte em 2019, uma parte neste ano, e o restante do pagamento vou receber na forma de um imóvel apenas em 2022.
  • 42:35 - Como declarar compra parcelada de imóvel sem financiamento bancário? E o vendedor, como deve declarar?
  • 01:04:40 - Fiz reformas na minha casa em São Paulo, mas não guardei os comprovantes das despesas com a obra. Consigo recuperá-los pelo sistema da Nota Fiscal Paulista para poder lançar as benfeitorias na declaração?

Dependentes

  • 46:39 - A renda da minha mãe permite que ela seja declarada como minha dependente. Porém ela é responsável legal pelo irmão dela, meu tio, que é maior totalmente incapaz, também com renda própria de benefício social. Ou seja, ele poderia ser declarado como dependente dela. Posso declarar ambos como meus dependentes?
  • 49:26 - Minha filha é maior de idade, tem rendimentos próprios e declara IR em separado, mas eu pago a ela uma mesada para ajudá-la nas despesas. Precisamos informar essa mesada nas nossas declarações? Eu também pago plano de saúde e previdência privada para ela. Ela pode abater essas despesas na declaração dela?

MEI e empresas

  • 51:50 - Preciso declarar o MEI como bem na ficha de Bens e Direitos?
  • 52:32 - Transferi recursos pessoais para a empresa do meu marido, da qual não sou sócia, adquirir um veículo. Como devo declarar esta transação? E a empresa dele?

Heranças

  • 54:04 - Recebi um veículo como herança, dividido com mais dois herdeiros. No ano passado comprei a parte deles e me tornei o único proprietário. Como declarar essa transação?
  • 55:57 - No caso de casamento em regime de comunhão universal de bens, quando um dos cônjuges vem a falecer, como informar os bens na declaração de espólio e na declaração de IR do sobrevivente? ATENÇÃO: a resposta dada no vídeo contém uma incorreção, corrigida pelo advogado Samir Choaib posteriormente. Neste caso, a pessoa falecida não pode ser declarada como dependente do cônjuge sobrevivente e entregar a declaração de espólio simultaneamente. O casal pode declarar em conjunto, mas é o cônjuge sobrevivente que deve, neste caso, entrar como dependente na declaração inicial de espólio e não entregar declaração própria. Ou, alternativamente, podem ser entregues declarações separadas: a de ajuste anual pelo cônjuge sobrevivente (sem o falecido como dependente) e a de espólio do falecido (com 100% dos bens comuns do casal ou metade dos bens comuns em cada declaração, conforme orientado no vídeo).

Contribuinte vivendo no exterior

  • 59:10 - Moro no exterior há três anos, mas nunca entreguei a Declaração de Saída Definitiva no Brasil. Nesse meio tempo, vinha sendo declarada como dependente do meu marido. Posso declarar saída definitiva agora? Quais os riscos se não o fizer?
  • 01:03:48 - Pago plano de saúde para minhas filhas, que moram comigo fora do Brasil. Posso lançar essas despesas como gastos dedutíveis com saúde na declaração de IR?

Dívidas

  • 01:06:42 - Como declarar empréstimo sem juros entre pessoas físicas? E o que pode servir como comprovante desta operação junto à Receita?

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

seu dinheiro na sua noite

A chance do Pão de Açúcar de focar no seu negócio principal

Nessa nova experiência de home office que muitos de nós estamos vivendo, parcial ou integralmente, um dos desafios é conseguir manter o foco durante todo o expediente. Algumas pessoas dizem conseguir se concentrar muito melhor trabalhando de casa, onde é mais silencioso e confortável. Outras, como eu, encontraram bastante dificuldade para não procrastinar e acabar […]

Falta só a sanção

Câmara aprova prorrogação do prazo de entrega do Imposto de Renda até 31 de julho

Além de dar mais 90 dias de prazo, o texto também limitou o pagamento do imposto a, no máximo, seis parcelas

FECHAMENTO

Ibovespa engata segunda alta consecutiva, mas tempo segue fechado em Brasília

O Orçamento segue empacado e a situação fiscal preocupa, mas NY e as commodities vieram para salvar o dia e fazer o Ibovespa fechar a sessão no azul

Clássicos repaginados

Hasbro se une à plataforma de games Roblox para lançar novos produtos

A gigante dos brinquedos anunciou uma série de itens das linhas Nerf e Monopoly em parceria com a novata Roblox

Bom momento

Construtoras apresentam prévias operacionais fortes, apesar de restrições por causa da pandemia

Apesar dos lançamentos fracos, Cyrela viu crescimento nas vendas líquidas em comparação ao mesmo período do ano anterior; Direcional e Moura Dubeux bateram recordes de vendas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies