Menu
2020-06-23T16:32:09-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
IR 2020

Imposto de Renda: O que pode ser declarado como benfeitorias de um imóvel?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.

24 de junho de 2020
1:30 - atualizado às 16:32
Selo Leão Guia IR 2020 - Imposto de Renda - Leão
Imagem: Andrei Morais / Shutterstock

O Seu Dinheiro respondeu às dúvidas de leitores que participam do projeto do Guia Definitivo do Imposto de Renda. Veja a seguir uma resposta sobre a declaração de benfeitorias de um imóvel:

"Posso considerar como benfeitorias o que eu gastei para montar um apartamento comprado na planta? Se sim, posso somá-las ao custo de aquisição mesmo que o imóvel ainda não estivesse em meu nome na época em que foram feitas?"

O fato de ter a escritura não interfere em nada se eu tenho um instrumento particular de compra de um imóvel, promessa de compra de um imóvel, independentemente de escritura, conforme tem as despesas tem que ir declarando e ir acrescendo os valores - O regime de caixa já falado. Quando lavrar a escritura, soma ITBI, soma tudo. Com relação a benfeitorias, a regra é: as benfeitorias que se agregam ao imóvel são admitidas, como pintura, já móveis não, já que não agrega.

E se for móvel planejado? 

É uma discussão, nesse caso, se ele conseguir eventualmente comprovar que isso agregou valor e ficou incorporado ao imóvel, pode. Precisa avaliar exatamente, mas a regra é essa, se agregou valor ou ficou incorporado ao bem, isso pode. Mesmo despesas de manutenção pode, então, nesse caso é um apartamento e é importante lembrar que, principalmente em casas, se eu faço uma obra ou reforma a receita somente autoriza o aproveitamento dessa despesa desde que ela esteja provada na prefeitura.

Veja como declarar imóveis no IR 2020.

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 01:00:32 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2020.

PRECISA DE AJUDA COM O IR2020? Consulte o Guia Definitivo, com todas as resposta para você declarar

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

IR 2020

Caiu na malha fina? Veja como regularizar a situação

Saiba como regularizar a sua situação junto a Receita Federal caso a sua declaração apresente informações inconsistentes e caia na malha fina do imposto de renda

Flexibilização

Prefeitura de São Paulo assina protocolo para reabrir bares e salões de beleza

A cidade está na terceira etapa do plano de flexibilização da quarentena do governo estadual, chamada de fase amarela. Com os termos firmados, os estabelecimentos poderão voltar a funcionar na segunda-feira

Recuperação

Fundos imobiliários de tijolo subiram 6% em junho; FII de shoppings ainda caem 21% no ano

Fundos imobiliários de papel, por sua vez, valorizaram, em média, só 3% no mês passado, segundo indicadores calculados pelo Banco Inter

BNDES prorroga linha de crédito para pequena e média empresa, com mais R$ 5 bilhões

Linha para capital de giro será prorrogada até 31 de dezembro, com orçamento ampliado

Crise

Risco para investir volta a nível de 2016

Estrangeiro olha com desconfiança para o Brasil, por conta da crise do coronavírus e também pela taxa de juros nas mínimas históricas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements