Menu
2020-06-23T16:54:18-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
IR 2020

Imposto de Renda: É possível abater a parcela isenta de mais de um benefício de previdência?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.

24 de junho de 2020
19:30 - atualizado às 16:54
Selo da cobertura do imposto de renda 2020
Imagem: Andrei Morais / Shutterstock

O Seu Dinheiro respondeu às dúvidas de leitores que participam do projeto do Guia Definitivo do Imposto de Renda. Veja a seguir uma resposta sobre abater a parcela isenta de mais de um benefício de previdência:

"Tenho mais de 65 anos e recebo mais de um benefício da Previdência Social: um de INSS e outro de regime próprio de servidores públicos. Tenho direito a abater a parcela isenta de ambos? Ou apenas uma vez?"

Só pode uma vez tá, então o que a contadora da Célia está fazendo esse ano é o que está correto. No ano passado abateu em dobro e passou sem pendências e correções. Sorte dela, mas a rigor não está certo, lembrando que a declaração dela, mesmo tendo sido homologada, pode vir a ser fiscalizada por cinco anos. Mas o procedimento correto é que só pode abater uma vez esse limite de 24.751,24. Se os informes, já vem uma parte ali, o que tem que ser feito é somar os 24, e o que exceder a 24 jogar lá em cima no quadro rendimentos não tributáveis recebidos de pessoa jurídica. Aí a dúvida que fica “se eu for somar, vai ficar diferente do que está no informe”, não tem problema, a regra é essa mesmo e vai ter que pagar imposto sobre esses 24 mil que as fontes individualmente consideraram isenta, por isso que essa declaração chamada declaração de ajuste, que aqui que você faz o ajuste, é nesse momento.

Assim, esse limite vale mesmo se não for tudo em INSS, mesmo se tiver previdência de servidor público, mesmo se um for pensão e o outro for aposentadoria, não importa, a parcela isenta é uma só. É uma só, a previdência social.

Veja como declarar aposentadoria no IR 2020.

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 33:19 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2020.

PRECISA DE AJUDA COM O IR2020? Consulte o Guia Definitivo, com todas as resposta para você declarar

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

coronavírus no país

Covid-19: Brasil tem 41,8 mil novos casos e 1.300 óbitos em 24h

Até o momento, 1.209.208 de pessoas se recuperaram da doença

gestor lendário

Ray Dalio volta a dizer que dinheiro é ‘o pior ativo’ e prega diversificação sem ‘real estate’

Dalio participou na noite desta terça-feira (14) de uma das sessões da Expert XP e disse que ativos do mercado imobiliário não são recomendados para a carteira diversificada idealizada por ele

seu dinheiro na sua noite

100 mil é o limite?

No ápice do pânico nos mercados provocado pelo coronavírus, ninguém era capaz de dizer quando (ou quanto) seria o fundo do poço da bolsa. Hoje a grande dúvida dos investidores é saber se chegamos ao teto ou o Ibovespa pode subir ainda mais. O que mais me impressiona não foi nem a mudança da pauta nos mercados, […]

Risco elevado

Preços de ativos têm motivos para subir, mas é hora de pensar em comprar guarda-chuva em dia de sol, diz SPX

Gestora considera que riscos ainda estão elevados e manifestou dúvidas em relação à sustentabilidade do atual nível de estímulo e endividamento global

Bolsa em alta

Petrobras e Vale têm ganhos firmes e puxam a recuperação do Ibovespa; dólar cai

Dados mais fortes na China deram forças ao setor de commodities, impulsionando as ações da Vale e da Petrobras e ajudando o Ibovespa como um todo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements