Menu
2020-06-23T16:54:18-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
IR 2020

Imposto de Renda: É possível abater a parcela isenta de mais de um benefício de previdência?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.

24 de junho de 2020
19:30 - atualizado às 16:54
Selo da cobertura do imposto de renda 2020
Imagem: Andrei Morais / Shutterstock

O Seu Dinheiro respondeu às dúvidas de leitores que participam do projeto do Guia Definitivo do Imposto de Renda. Veja a seguir uma resposta sobre abater a parcela isenta de mais de um benefício de previdência:

"Tenho mais de 65 anos e recebo mais de um benefício da Previdência Social: um de INSS e outro de regime próprio de servidores públicos. Tenho direito a abater a parcela isenta de ambos? Ou apenas uma vez?"

Só pode uma vez tá, então o que a contadora da Célia está fazendo esse ano é o que está correto. No ano passado abateu em dobro e passou sem pendências e correções. Sorte dela, mas a rigor não está certo, lembrando que a declaração dela, mesmo tendo sido homologada, pode vir a ser fiscalizada por cinco anos. Mas o procedimento correto é que só pode abater uma vez esse limite de 24.751,24. Se os informes, já vem uma parte ali, o que tem que ser feito é somar os 24, e o que exceder a 24 jogar lá em cima no quadro rendimentos não tributáveis recebidos de pessoa jurídica. Aí a dúvida que fica “se eu for somar, vai ficar diferente do que está no informe”, não tem problema, a regra é essa mesmo e vai ter que pagar imposto sobre esses 24 mil que as fontes individualmente consideraram isenta, por isso que essa declaração chamada declaração de ajuste, que aqui que você faz o ajuste, é nesse momento.

Assim, esse limite vale mesmo se não for tudo em INSS, mesmo se tiver previdência de servidor público, mesmo se um for pensão e o outro for aposentadoria, não importa, a parcela isenta é uma só. É uma só, a previdência social.

Veja como declarar aposentadoria no IR 2020.

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 33:19 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2020.

PRECISA DE AJUDA COM O IR2020? Consulte o Guia Definitivo, com todas as resposta para você declarar

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Contra a pandemia

Matéria-prima para produção de 12 milhões de doses de vacina chega ao Rio

Total de efetivamente imunizados não chega a 1% da população brasileira

Acordo confirmado

Notre Dame Intermédica e Hapvida chegam a acordo para combinação de negócios

Ações da Notre Dame serão incorporadas pela Hapvida; acordo resultará em uma das maiores empresas de saúde do mundo

Sem trégua

Brasil passa de 254 mil mortes por covid-19

Número de casos da doença supera a marca de 10,5 milhões

Estrada do futuro

Em breve, você ganhará dinheiro investindo em uma Mona Lisa

Recebíveis de tecnologia, obras de arte, criptomoedas… o mundo dos investimentos está mudando numa velocidade avassaladora. E pela primeira vez na história os investidores individuais estão fazendo parte dessa mudança

Orçamento em foco

Presidente da Câmara defende a desvinculação total do orçamento

Arthur Lira (PP-AL) rejeita tese segundo a qual desvinculação deixaria setores essenciais sem recursos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies