Menu
2020-06-23T17:03:59-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
ir 2020

Imposto de Renda: Como gastos médicos podem ser abatidos em declaração conjunta?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.

25 de junho de 2020
5:30 - atualizado às 17:03
Selo IR 2020
Imagem: Andrei Morais / Shutterstock

O Seu Dinheiro respondeu às dúvidas de leitores que participam do projeto do Guia Definitivo do Imposto de Renda. Veja a seguir uma resposta sobre gastos médicos serem abatidos em declaração conjunta:

"Eu e minha esposa declaramos separadamente, mas no ano passado ela teve um gasto alto com saúde. Podemos neste ano declarar em conjunto e abater esse gasto na declaração única?"

A declaração de marido e mulher, fica a critério do casal se quer declarar em conjunto ou separado, é uma opção do contribuinte. Isso pode ser alterado ano a ano. Se nesse ano ele fez a simulação e é mais vantajoso declarar em conjunto, ele pode sim. A esposa vai entrar como dependente e todos os bens que vinham sendo declarados na declaração da esposa, separadamente, vão incluir na declaração do marido, saldo do ano anterior e desse (ela vai declarar os dois anos). Normalmente, quando acontece isso, a gente recomenda que se coloque o item 99 na declaração de bens, que é outro, e informe “cônjuge vinha declarando separado e a partir desse ano volta a declarar em conjunto com o cônjuge”. É uma coisa relativamente simples.
Uma dúvida que as pessoas ficam: “se eu vou colocar o saldo do ano anterior dela na minha declaração vai ficar diferente da minha última declaração, meus bens somavam um valor e eu vou ter que somar com o dela”. Não tem nenhum tipo de problema, não vai cair na malha fina por causa disso. A receita entende e é por isso que a gente recomenda esse item 99, para ficar bem explícito o que ocorreu. Mas é permitido sim. Se no ano que vem voltar a ser vantajoso declarar separadamente, eles podem mudar novamente.

Veja quais são os principais gastos dedutíveis no IR 2020.

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 20:18 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2020.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Novo nome no MEC

Bolsonaro anuncia pastor Milton Ribeiro como novo ministro da Educação

Decreto presidencial nomeou professor para o cargo nesta sexta-feira

Investimento para o cliente

Corretora Warren recebe aporte de R$ 120 milhões para investimento em plataformas digitais

Fintech visa multiplicar por cinco patrimônio sob gestão até o fim de 2021 e aumentar alcance da marca: ‘Nossa meta é seguir investindo em tecnologia’

Chegou lá

E o Ibovespa, quem diria, voltou aos 100 mil pontos. O que isso significa?

Depois de mais de quatro meses, o Ibovespa finalmente reconquistou o patamar dos três dígitos. Algumas boas notícias da economia doméstica ajudam a explicar o otimismo na semana, mas há mais fatores que influenciaram esse movimento

Crise se afastando?

Barômetros globais sinalizam retomada gradual da economia mundial, diz FGV

Melhoras ainda estão condicionadas a um ‘grau elevado’ de incerteza diante da pandemia, pondera pesquisador

desconfiança justa?

Amazon pede que funcionários excluam TikTok por questões de ‘segurança’

Segundo uma captura de tela obtida pelo The New York Times, a empresa de e-commerce enviou um e-mail solicitando a exclusão do app

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements