Menu
2020-06-23T17:03:59-03:00
ir 2020

Imposto de Renda: Como gastos médicos podem ser abatidos em declaração conjunta?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.

25 de junho de 2020
5:30 - atualizado às 17:03
Selo IR 2020
Imagem: Andrei Morais / Shutterstock

O Seu Dinheiro respondeu às dúvidas de leitores que participam do projeto do Guia Definitivo do Imposto de Renda. Veja a seguir uma resposta sobre gastos médicos serem abatidos em declaração conjunta:

"Eu e minha esposa declaramos separadamente, mas no ano passado ela teve um gasto alto com saúde. Podemos neste ano declarar em conjunto e abater esse gasto na declaração única?"

A declaração de marido e mulher, fica a critério do casal se quer declarar em conjunto ou separado, é uma opção do contribuinte. Isso pode ser alterado ano a ano. Se nesse ano ele fez a simulação e é mais vantajoso declarar em conjunto, ele pode sim. A esposa vai entrar como dependente e todos os bens que vinham sendo declarados na declaração da esposa, separadamente, vão incluir na declaração do marido, saldo do ano anterior e desse (ela vai declarar os dois anos). Normalmente, quando acontece isso, a gente recomenda que se coloque o item 99 na declaração de bens, que é outro, e informe “cônjuge vinha declarando separado e a partir desse ano volta a declarar em conjunto com o cônjuge”. É uma coisa relativamente simples.
Uma dúvida que as pessoas ficam: “se eu vou colocar o saldo do ano anterior dela na minha declaração vai ficar diferente da minha última declaração, meus bens somavam um valor e eu vou ter que somar com o dela”. Não tem nenhum tipo de problema, não vai cair na malha fina por causa disso. A receita entende e é por isso que a gente recomenda esse item 99, para ficar bem explícito o que ocorreu. Mas é permitido sim. Se no ano que vem voltar a ser vantajoso declarar separadamente, eles podem mudar novamente.

Veja quais são os principais gastos dedutíveis no IR 2020.

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 20:18 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2020.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes)

100 dias entre o fundo e topo do mercado

Até aqui, 2020 foi o ano de Amyr Klink, em que aqueles que souberam capotar (entre janeiro e o final de março), passaram pela tempestade sem afundar de vez em mar aberto

inflação de alimentos

Após ouvir cobrança, Bolsonaro reforça que preço do arroz não será tabelado

Ministra da Agricultura avisou que atual patamar de preços só deve baixar mesmo a partir de 15 de janeiro, quando entrar a safra brasileira.

ranking da forbes

Varejo invade lista de mais ricos do Brasil; saiba mais sobre os bilionários

Luiza Trajano, Ilson Mateus e Luciano Hang chegam entre os 10 mais ricos do país, em um ano marcado por mudanças no setor varejista, alta das ações e IPOs

Seu Mentor de Investimentos

Como proteger seus investimentos diante do risco de sanções comerciais por causa das queimadas

País tornou-se um pária no mundo por conta do que acontece no Pantanal e na Amazônia, diz colunista Ivan Sant’Anna; ele aponta uma série de tipos de ativos que podem estar imunes a uma eventual protesto da comunidade internacional

caso de fevereiro

Guedes ‘excedeu barbaramente’ limites ao comparar servidor a parasita, diz juíza

Cláudia da Costa Tourinho Scarpa, da 4ª Vara Federal Cível da Bahia, afirmou que o ministro da Economia ‘insultou’ os servidores públicos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements