Menu
2020-06-23T16:52:44-03:00
IR 2020

Imposto de Renda: Como declarar pagamento dividido entre colaboradores

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.

24 de junho de 2020
17:30 - atualizado às 16:52
Selo IR 2020
Imagem: Andrei Morais / Shutterstock

O Seu Dinheiro respondeu às dúvidas de leitores que participam do projeto do Guia Definitivo do Imposto de Renda. Veja a seguir declaração sobre pagamento dividido entre colaboradores:

"Recebi de uma empresa em 2019 o pagamento por um serviço já líquido de IR e, desta quantia, fiquei com uma parte e distribuí o restante para outros profissionais que colaboraram na prestação do serviço. Como declarar essas transações?"

Bom, ela deve ter recebido da pessoa jurídica um informe de rendimentos com o valor bruto recebido por ela e o imposto retido na fonte. Ela vai ter que declarar isso no quadro rendimentos recebidos de pessoa jurídica. Nesse caso, há até uma possibilidade de, eventualmente, ocorrer a bitributação, mas a alteração foi feita dessa forma, então são operações distintas: ela recebeu de uma empresa e pagou por serviços prestados por terceiros.

Teoricamente, ela deveria receber uma nota, um recibo de cada um dos prestadores de serviços a ela, que justificariam o pagamento que ela fez a cada um, e assim ela vai declarar que pagou para essas pessoas. E essas pessoas vão pagar imposto, se for o caso de corrente dos valores dos serviços que cada uma recebeu.

O correto é isso, se ela não recebeu o recibo, esse valor que ela repassou para terceiros pode ser enquadrado como doação. Ela tem que dar uma rubrica fiscal para essa transferência financeira, ou é pagamento de serviço prestado ou é doação.

Então, se ela recebeu nota, ela declara como pagamento efetuado, se ela recebeu nota desses outros tradutores, se não, ela declara como doação.

Se ela declarar que recebeu da pessoa jurídica 93 mil total, vai pagar o imposto sobre uma parte que não era dela, mas aqui a operação foi feita de uma forma não muito eficiente, fiscalmente falando, ou às vezes não é possível que ela faça vários contratos, ela vai fazer isso.

Veja como declarar o IR 2020.

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 37:54 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2020.

PRECISA DE AJUDA COM O IR2020? Consulte o Guia Definitivo, com todas as resposta para você declarar

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

tecnologia na bolsa

Como a Locaweb virou sensação da bolsa depois de um IPO às vésperas da pandemia

Empresa estreou em fevereiro na B3 e surfou na digitalização do varejo; agora, mira novas aquisições e busca fortalecer marcas internas

Teste de fé

Segredos da bolsa: Powell e Campos Neto testam a fé dos investidores nos banqueiros centrais

Testemunhos do presidente do Fed perante a Câmara e o Senado dos EUA e coletiva de Campos Neto tendem a inspirar cautela entre os investidores

dinheiro estrangeiro

Sem reformas, fim da pandemia pode não trazer investimentos

Desde 2015, a participação de estrangeiros nos títulos de dívida pública caiu de 20,8% para 9%; quadro fiscal piorou com a pandemia

coronavírus

Doria anuncia que São Paulo receberá 5 milhões de doses de CoronaVac

Segundo o governador de São Paulo, previsão é de que haja 46 milhões de doses até dezembro

o app dos jovens

TikTok banido dos EUA? Entenda a polêmica em torno do aplicativo

Trump prometeu tirar o aplicativo chinês do país neste domingo, mas medida não deve ser colocada em prática; entenda as razões por trás da ofensiva americana

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements