Menu
2020-06-23T16:13:15-03:00
IR 2020

Imposto de Renda: Como declarar dependentes com 24 anos?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.

23 de junho de 2020
17:30 - atualizado às 16:13
Selo da cobertura do imposto de renda 2020
Imagem: Andrei Morais / Shutterstock

O Seu Dinheiro respondeu às dúvidas de leitores que participam do projeto do Guia Definitivo do Imposto de Renda. Veja a seguir uma resposta sobre como declarar dependentes com 24 anos:

"Se o dependente completou 24 anos em setembro de 2019, ele ainda pode ser declarado como dependente no IR 2020? Se ele tiver rendimentos, como estes devem ser informados?"

Na verdade ele pode ser declarado como dependente até no ano que vem. No ano em que ele completa 25 anos , se ainda em algum mês do ano ele tinha 24 anos, pode ser considerado dependente. Então, como ele completou 24 em setembro de 2019 e completará 25 anos em setembro de 2020, ele pode ser dependente este ano e no ano que vem ainda. E os rendimentos dele vão ser declarados como dependente normal. Em cada aba hoje na declaração existe o item do titular e do dependente, então ele vai colocar o nome e CPF como dependente e abre se tiver um rendimento isento ou tributado, ele vai na linha do dependente e informa.

No ano que vem, ele completando 25 anos em setembro deste ano, ele ainda vai constar como dependente mas em relação aos rendimentos dele, o que acontece? Declara como dependente até setembro?

Não, o ano todo. Ele tem a possibilidade do ano que completa 25 anos ele consta como dependente o ano todo, no outro ano não pode mais. Então os rendimentos tem que declarar rendimentos de dependente até dezembro.

Veja como declarar dependentes no IR 2020.

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 01:04:33 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2020.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Aposente-se aos 40 (ou o quanto antes)

100 dias entre o fundo e topo do mercado

Até aqui, 2020 foi o ano de Amyr Klink, em que aqueles que souberam capotar (entre janeiro e o final de março), passaram pela tempestade sem afundar de vez em mar aberto

inflação de alimentos

Após ouvir cobrança, Bolsonaro reforça que preço do arroz não será tabelado

Ministra da Agricultura avisou que atual patamar de preços só deve baixar mesmo a partir de 15 de janeiro, quando entrar a safra brasileira.

ranking da forbes

Varejo invade lista de mais ricos do Brasil; saiba mais sobre os bilionários

Luiza Trajano, Ilson Mateus e Luciano Hang chegam entre os 10 mais ricos do país, em um ano marcado por mudanças no setor varejista, alta das ações e IPOs

Seu Mentor de Investimentos

Como proteger seus investimentos diante do risco de sanções comerciais por causa das queimadas

País tornou-se um pária no mundo por conta do que acontece no Pantanal e na Amazônia, diz colunista Ivan Sant’Anna; ele aponta uma série de tipos de ativos que podem estar imunes a uma eventual protesto da comunidade internacional

caso de fevereiro

Guedes ‘excedeu barbaramente’ limites ao comparar servidor a parasita, diz juíza

Cláudia da Costa Tourinho Scarpa, da 4ª Vara Federal Cível da Bahia, afirmou que o ministro da Economia ‘insultou’ os servidores públicos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements