Menu
2020-06-23T16:42:19-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
IR 2020

Imposto de Renda: Como declarar compra de imóvel em um regime de comunhão parcial de bens?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.

24 de junho de 2020
7:30 - atualizado às 16:42
Selo IR 2020
Imagem: Andrei Morais / Shutterstock

O Seu Dinheiro respondeu às dúvidas de leitores que participam do projeto do Guia Definitivo do Imposto de Renda. Veja a seguir uma resposta sobre a declaração da compra de imóvel em um regime de comunhão parcial de bens:

"Tenho união estável em regime de comunhão parcial de bens e vou declarar pela primeira vez nosso apartamento financiado. Informo este imóvel apenas na minha declaração ou informo metade na declaração de cada um?"

Aqui, aparentemente, o imóvel está só em nome dela. Ela diz "nosso apartamento financiado", não diz em nome de quem está, mas diz que a conta da caixa está no nome dela, mas o FGTS do companheiro foi usado como parte da entrada. Eu entendi que os dois contribuíram para a compra deste apartamento.

Normalmente, na união estável se presume que é 50% de cada um, então, salvo alguma disposição diferente, declara-se os bens comuns 50% cada um. Se ela quiser declarar só na dela, isto não é um problema, o companheiro declara que os bens comuns estão declarados pela companheira. Uma coisa é imposto de renda, outra coisa é direito de família, então, se futuramente houver a necessidade de partilhar os bens, não é porque está na declaração da companheira que o companheiro não terá direito.

O importante é que esteja declarado este imóvel, ou pelos dois meio a meio, ou por algum dos dois e o outro informa que está na declaração do companheiro/a.

Onde declarar despesa de corretagem na compra do apartamento.

Existe a opção na ficha de pagamentos um item específico para corretagem. Lembrando que ela pode acrescer ao valor do apartamento esse valor de corretagem, e isso aumenta o custo de aquisição do imóvel, o que será bom no futuro para uma eventual venda.

Veja como declarar imóveis no IR 2020.

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 53:55 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2020.

PRECISA DE AJUDA COM O IR2020? Consulte o Guia Definitivo, com todas as resposta para você declarar

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Boletim médico

Covid-19: mortes ultrapassam 264 mil e casos chegam a quase 11 milhões

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste sábado (6)

ESTRADA DO FUTURO

A mentira envolvendo o Clubhouse e o Tinder que rendeu 400% de valorização

Os mercados estão longe de serem perfeitos, e hoje vou te contar uma história real que envolve duas das empresas mais quentes no setor de mídias sociais: o “Clubhouse” e o “Tinder”.

reta final de negociações

Senado americano aprova “pacote Biden” de US$ 1,9 trilhão

Agora, o pacote voltará para a Câmara dos Representantes, que analisará as alterações feitas no texto pelos senadores. Se for aprovado, o projeto será enviado à Casa Branca para a sanção do presidente

entrevista

‘Episódio Petrobras deu um susto grande nos investidores’, diz economista do Itaú

O economista-chefe do Itaú Unibanco, Mario Mesquita, diz também estar preocupado com as incertezas políticas, que ameaçam o crescimento do PIB

Dificuldades À vista?

Deputados falam em reduzir medidas de ajuste fiscal do texto da PEC do auxílio

Embora defenda celeridade na análise da proposta, Albuquerque admite que o texto pode ser enxugado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies