Menu
2020-06-23T16:56:54-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
ir 2020

Imposto de Renda: Como corrigir o valor de aquisição de um imóvel na declaração?

A repórter Julia Wiltgen conversou com o advogado tributarista Samir Choaib e respondeu às principais dúvidas dos leitores do Seu Dinheiro.

24 de junho de 2020
21:30 - atualizado às 16:56
Selo IR 2020
Imagem: Andrei Morais / Shutterstock

O Seu Dinheiro respondeu às dúvidas de leitores que participam do projeto do Guia Definitivo do Imposto de Renda. Veja a seguir uma resposta sobre correção do valor de aquisição de um imóvel na declaração:

"Comprei um apartamento em 1995 e dei uma entrada de R$ 80 mil. Venho declarando este imóvel por este valor desde então, mas a verdade é que paguei parcelas depois, que levaram o imóvel a um custo de aquisição de R$ 100 mil. Posso corrigir a declaração para informar o valor correto?"

A receita só autoriza retificar até cinco anos. O procedimento mais correto é retificar cinco anos e colocar o valor correto nesses cinco anos, explicando que houve um equívoco lá atrás. Uma outra opção que existe, tendo em vista que não houve nenhum evento de imposto a pagar, seria fazer a correção neste ano. 

O mais correto é retificar cinco anos, mas se na declaração deste ano, ele explicar o que houve, já que isso houve há muitos anos atrás, e colocar 100 mil reais nos dois anos, não há problema também. A receita não vai exigir nada, não vai reclamar que ele não retificou cinco anos. Então, neste caso, como é um caso simples sem efeito fiscal, eu iria da forma mais simples que é ajustar na declaração de bens deste ano.

Veja como declarar imóveis no IR 2020.

Acompanhe a resposta para esta dúvida a partir do minuto 29:42 do vídeo da live sobre o imposto de renda 2020.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

coronavírus no país

Covid-19: Brasil tem 41,8 mil novos casos e 1.300 óbitos em 24h

Até o momento, 1.209.208 de pessoas se recuperaram da doença

gestor lendário

Ray Dalio volta a dizer que dinheiro é ‘o pior ativo’ e prega diversificação sem ‘real estate’

Dalio participou na noite desta terça-feira (14) de uma das sessões da Expert XP e disse que ativos do mercado imobiliário não são recomendados para a carteira diversificada idealizada por ele

seu dinheiro na sua noite

100 mil é o limite?

No ápice do pânico nos mercados provocado pelo coronavírus, ninguém era capaz de dizer quando (ou quanto) seria o fundo do poço da bolsa. Hoje a grande dúvida dos investidores é saber se chegamos ao teto ou o Ibovespa pode subir ainda mais. O que mais me impressiona não foi nem a mudança da pauta nos mercados, […]

Risco elevado

Preços de ativos têm motivos para subir, mas é hora de pensar em comprar guarda-chuva em dia de sol, diz SPX

Gestora considera que riscos ainda estão elevados e manifestou dúvidas em relação à sustentabilidade do atual nível de estímulo e endividamento global

Bolsa em alta

Petrobras e Vale têm ganhos firmes e puxam a recuperação do Ibovespa; dólar cai

Dados mais fortes na China deram forças ao setor de commodities, impulsionando as ações da Vale e da Petrobras e ajudando o Ibovespa como um todo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements