Menu

Projetos Especiais

2020-03-23T13:28:19-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Já fez a sua declaração?

As 5 maiores dúvidas que surgem na hora de declarar o imposto de renda

No momento que surge uma dúvida, o contribuinte corre até o google. O Seu Dinheiro separou as principais perguntas sobre como declarar o imposto de renda e trouxe as respostas. Confira.

21 de março de 2020
12:03 - atualizado às 13:28
Leão do Imposto de Renda
Leão do Imposto de Renda - Imagem: Giphy

Quando surge uma dúvida do que fazer, onde você vai buscar a resposta para os seus questionamentos?

Se no passado os manuais e enciclopédias continham todas as respostas, hoje é quase 100% de certeza que a sua ferramenta de busca escolhida será o Google. É muito simples e em apenas alguns milésimos de segundos você encontra a resposta desejada.

Não importa a sua dúvida. A ferramenta de busca mais utilizada no planeta pode te ajudar a encontrar desde as últimas notícias até como declarar o seu imposto de renda.

Essa, aliás, é uma dúvida muito comum nesta época do ano. É que os contribuintes que são obrigados a entregar a Declaração do Imposto de Renda 2020 têm até o dia 30 de abril para cumprir com a obrigação. E com ou sem coronavírus, esse é um evento que não será adiado.

São inúmeras as questões que surgem quando você se vê cara a cara com o Programa de Declaração do Imposto de Renda. Para te ajudar neste período tão complicado, fomos buscar no Google as 5 principais dúvidas dos contribuintes. A sua pode ser uma delas. Confira:

5 - Como declarar fundos imobiliários?

Mesmo com a isenção de IR na distribuição de rendimentos mensais, cotas de Fundos Imobiliários devem ser declaradas como bens na ficha de Bens e Direitos, sob o código 73. Cada fundo deve ser declarado como um item distinto.

Já os rendimentos recebidos em FIIs devem ser lançados na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", com o código 26 (Outros).

Você pode encontrar as informações necessárias para preencher a declaração no seu informe de rendimentos enviado pelo administrador do fundo. Confira aqui o passo a passo para declarar os seus fundos imobiliários (e ETFs).

4 - Como declarar imposto de renda atrasado?

Se você ainda tem contas atrasadas para prestar ao Leão, essa pode ser a sua dúvida.

Para acertar as contas com a Receita Federal você deve baixar o Programa Gerador da Declaração 2019 (ou do ano correspondente em atraso) e declarar as informações normalmente.

A diferença fica na etapa final do processo. O program irá gerar uma uma notificação de lançamento de multa por atraso e um DARF para pagamento. Ambos os documentos podem ser impressos diretamente do programa do imposto de renda.

O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, e o máximo é de 20% do IR devido no ano passado.

3 - Como declarar imposto de renda MEI?

Se você atua como Microempreendedor Individual (MEI) também pode ser obrigado a declarar como pessoa física. Se essa é a sua situação, a pessoa física dona de um MEI deve informar os ganhos recebidos da empresa na sua declaração como pessoa física.

A parcela isenta dos ganhos deverá ser declarada na ficha de Rendimentos Isentos e não Tributáveis. Já a parcela tributada deverá constar na ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica.

Confira o passo a passo clicando aqui.

2 - Como declarar ações?

Essa é uma dúvida clássica dos investidores na hora de declarar o imposto de renda. A venda de ações, isenta ou não, precisa ser informada na ficha de Bens e Direitos, onde o contribuinte deve dar baixa das ações vendidas.

Devem ser declaradas:

  • A posse de ações de uma mesma empresa, cujo valor de aquisição tenha sido superior a R$ 1 mil;
  • A compra e a venda de ações;
  • Os ganhos e prejuízos obtidos com as transações;
  • O recebimento de proventos, como dividendos e juros sobre capital próprio (JCP).

Abra um item para cada tipo de ação (se ordinária, preferencial ou unit, por exemplo) de cada empresa.

No campo “Discriminação”, informe o nome da empresa emissora das ações, o código dos papéis, o tipo de ação e a quantidade de papéis que você detinha em 31/12/2019. Informe o CNPJ da empresa emissora das ações no campo próprio.

Nos campos “Situação em 31/12/2018” e “Situação em 31/12/2019”, informe a posição acionária em reais em cada data.

Para mais detalhes, clique aqui.

1 - Como declarar imposto de renda?

E quem diria que a principal dúvida de como declarar o imposto de renda é justamente como realizar TODO o processo.

Essa não é uma questão assim tão fácil de ser respondida. Mas, para facilitar a sua vida, o Seu Dinheiro revirou o programa da Receita Federal e te explica de forma descomplicada como como declarar dependentes, investimentos, aluguel, pensão alimentícia, responde as dúvidas acima e muito mais.

O Guia Definitivo do Imposto de Renda conta com cerca de 35 vídeos, com o passo a passo para não errar na hora de prestar contas ao Leão. Seguindo as instruções de forma correta, você evita cair na malha fina e uma enorme dor de cabeça.

Além de conseguir declarar o seu imposto de renda de forma descomplicada, você também pode descobrir os caminhos legais para pagar MENOS imposto.

E você ainda tem um incentivo extra para começar agora mesmo: as restituições acontecem em ordem de entrega. Ou seja, os primeiros a entregarem a declaração também são os primeiros a receberem de volta o valor pago a mais ao governo.

ACESSE O GUIA DEFINITIVO DO IMPOSTO DE RENDA AGORA MESMO

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Ganhando na contramão

Juros, dólar e investimento no exterior: os fundos multimercados que bateram o CDI em março

Um levantamento da consultoria Quantum feito a pedido do Seu Dinheiro mostra que 83 fundos conseguiram superar no mês passado o retorno de 0,34% do CDI, indicador de referência. Saiba como os gestores ganharam dinheiro no meio do furacão

C’est une révolte? Non, Sire, c’est une révolution: A melhor forma de se ter caixa

Como fica seu patrimônio diante de um aprofundamento de um quadro mais negativo? Se a situação mudou, como de fato aconteceu, as nossas carteiras devem mudar também.

IR 2020

Como declarar bitcoin e outras criptomoedas no imposto de renda

Criptoativos podem até não ser regulados, mas isso não quer dizer que seus entusiastas não precisem prestar contas ao Leão. A Receita, como era de se esperar, está de olho…

Recessão à vista

PIB do Brasil deve cair 0,7% em 2020 por coronavírus, diz S&P

S&P Global Ratings prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve sofrer contração de 0,7% neste ano, com risco de baixa, devido aos impactos econômicos da pandemia de coronavírus

Seu Dinheiro na sua noite

Balança mas não cai?

Caro leitor, Embora a pandemia global de coronavírus ainda esteja longe de ser debelada – pelo menos com os dados e tratamentos que temos até o momento – o mercado começou a semana menos pessimista. Itália, Espanha e o estado de Nova York – três localidades críticas de disseminação da doença – mostraram, no fim […]

Embraer cortada

S&P rebaixa rating da Embraer de BBB para BBB- e mantém nota em observação

S&P diz que, em resposta à pandemia de coronavírus, muitas companhias aéreas devem tentar atrasar novas entregas de aeronaves até pelo menos o fim do terceiro trimestre de 2020, o que deve pressionar o fluxo de caixa e as métricas de crédito da empresa.

Em meio à pandemia

Telefônica, dona da Vivo, parcela fatura de inadimplentes

A Telefônica Brasil, dona da marca Vivo, decidiu flexibilizar as condições de pagamento de seus clientes de telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura devido à crise do coronavírus

Não rolou

Clientes do Bradesco relatam instabilidade no aplicativo de internet banking

O aplicativo do Bradesco para pessoa física apresentou problemas na manhã desta segunda-feira, 6. Com o isolamento social, muitos clientes tiveram de fazer as transações via celular

Recuperação intranquila

Ibovespa passa por instabilidade com possível demissão de Mandetta, mas ainda fecha em alta firme

O Ibovespa terminou a sessão com ganhos de mais de 6%, mas ainda assim ficou distante das máximas e aquém das bolsas americanas. Tudo por causa das incertezas relacionadas à permanência do ministro da Saúde no cargo

Números atualizados

Brasil tem 553 mortes e 12 mil casos confirmados do novo coronavírus

Brasil chegou a 553 mortes em razão da pandemia do coronavírus, segundo atualização do Ministério da Saúde. Número representa um aumento de 13%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements