A Via Varejo anunciou a aprovação da 5ª emissão pública de debêntures simples e a autorização para possível aquisição de até 100% das notas promissórias comerciais da 2ª emissão da empresa.
Segundo a empresa, o valor total da emissão pode chegar a R$ 1,5 bilhão na data de emissão. Serão emitidas até 1,5 milhão de debêntures ao valor nominal unitário de R$ 1 mil. A operação é para investidores qualificados.
As debêntures são investimentos de renda fixa de dívida privada, por meio dos quais o investidor-comprador torna-se credor da empresa emissora do papel. Quem compra a debênture está emprestando dinheiro à companhia emissora em troca de uma rentabilidade, os juros.
No caso da Via Varejo, a empresa informa que sobre o valor nominal unitário da primeira série incidem juros remuneratórios correspondentes a 100% da variação acumulada das taxas médias diárias dos DI – Depósitos Interfinanceiros de um dia, over extra grupo, expressas na forma percentual ao ano, acrescidas de uma sobretaxa (spread) de 3,75% ao ano.
Sobre o valor nominal unitário da segunda série incidem juros remuneratórios correspondentes a 100% da variação acumulada da Taxa DI, acrescidas de uma sobretaxa (spread) de 4,25%.
A debêntures da primeira série terão prazo de vigência de um ano contado da data de emissão, e as debêntures da segunda série terão prazo de vigência de 2 anos, segundo a Via Varejo.
Os recursos captados pela companhia por meio da integralização das debêntures serão destinados para alongamento do perfil da dívida, incluindo, mas não se limitando, à aquisição, pela companhia, de notas promissórias comerciais da 2ª emissão, por meio de oferta pública de aquisição.