Menu
2020-09-16T15:05:20-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
retomada em pauta

Vale quer criar ‘buffers’ para aumentar produção de minério de ferro

Capacidade de produção de minério da empresa hoje soma 318 milhões de toneladas; antes de Brumadinho, empresa projetava superar marca dos 400 milhões em 2019

16 de setembro de 2020
14:59 - atualizado às 15:05
Vale minério mineração
Imagem: Shutterstock

A Vale planeja criar “buffers” de capacidade de produção de minério de ferro e fala em atingir 450 milhões de toneladas anuais no futuro - no entanto, sem especificar data -, segundo apresentação divulgada ao mercado nesta quarta-feira (16).

A capacidade de produção de minério da empresa hoje soma 318 milhões de toneladas. Antes do rompimento da barragem em Brumadinho (MG), a Vale estimava alcançar cerca de 400 milhões de toneladas de produção em 2019.

O plano de expansão da mineradora será estruturado em quatro sistemas, em diferentes regiões. Segundo a empresa, quando a produção atingir 450 milhões de toneladas, o Sistema Norte responderá por 260 milhões do total (hoje é 202 milhões).

Já o Sistema Sudeste chegaria a 106 milhões de toneladas (atualmente em 63 milhões), o Sistema Sul a 82 milhões de toneladas (contra os atuais 51 milhões) e o Centro-Oeste a 2 milhões de toneladas (o mesmo de hoje).

A Vale também fala, em um futuro não definido, em maior participação de produtos de minério premium - com maior teor de ferro (entre eles IOCJ, BRBF e GF88). A evolução seria de 84% neste ano para 90%.

A despeito do anúncio sobre aumento de produção, as ações da Vale (VALE3) registravam baixa de 2,64% nesta quarta-feira, negociadas a R$ 60,95, na esteira do recuo do minério de ferro. Veja a cobertura de mercados.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

FALTA DE PATRIOTISMO?

O Brasil é mesmo o pior país emergente para se investir?

A Bolsa russa cai 15% no ano, a mexicana 29% e a brasileira cai impressionantes 39%, todos em dólares.

Em 2009

Carlos Bolsonaro comprou imóvel por preço 70% abaixo do fixado pela prefeitura

A prática não é ilegal, mas costuma despertar suspeitas – por possibilitar, em tese, pagamentos “por fora”, sem registros oficiais.

Em expansão

E-commerce, mercado financeiro e delivery puxam contratações de executivos

Segundo dados do LinkedIn, houve 1.269 movimentações para cargos executivos entre março e agosto, 80% delas foram para esses setores.

Judiciário

Celso de Mello antecipa saída e acelera sucessão no STF

Com saída, abre-se a primeira vaga para indicação do presidente Jair Bolsonaro.

Mais lidas

MAIS LIDAS: De bolso cheio para brigar contra todos

Na semana em que o Seu Dinheiro completou dois anos no ar, refleti sobre quanta água rolou em tão pouco tempo. Foram muitos acontecimentos relevantes para os mercados, como eleição presidencial, guerra comercial de China e Estados Unidos, aprovação da Reforma da Previdência e a chegada do coronavírus. A Julia Wiltgen levantou o ranking de […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements