A SpaceX fez história neste sábado (30). A companhia do bilionário Elon Musk lançou, às 16h22 (horário de Brasília), um foguete com astronautas da Nasa ao espaço, no primeiro voo orbital privado com tripulantes. Veja o vídeo abaixo.
A Nasa é colaboradora e financiadora da missão, mas a operação do voo e a propriedade do veículo lançador Falcon 9 e da cápsula Crew Dragon é da SpaceX. O lançamento estava previsto para a última quarta feira, mas teve de ser adiado devido ao mau tempo.
O destino dos astronautas Robert Behnken e Douglas Hurley é a Estação Espacial Internacional, onde a cápsula Crew Dragon chegará 20 horas após o lançamento.
A última decolagem de um veículo norte-americano em direção à estação foi em 2011, quando o ônibus espacial Atlantis foi aposentado. Desde então, os Estados Unidos têm dependido dos foguetes russos Soyuz para chegar ao destino.
A operação é um avanço importante para a exploração espacial privada, em especial para a empresa de Elon Musk. Anteriormente, a SpaceX colocou alguns foguetes em órbita, mas nunca havia lançado um ser humano ao espaço.
O bilionário fundou a companhia em 2002 e disse, em algumas ocasiões, que deseja tornar a humanidade uma espécie multi-planetária. A SpaceX planeja uma viagem tripulada à Lua em 2023 — e o bilionário japonês Yusaku Maezawa será o primeiro passageiro dessa empreitada.
A operação deste sábado tem transmissão ao vivo pela Nasa, que começou quatro horas antes da decolagem e deve continuar até a espaçonave Crew Dragon atracar na Estação Espacial Internacional neste domingo.