A agência de classificação de risco S&P anunciou nesta sexta-feira (16) que elevou os ratings de crédito da Oi após a operadora brasileira obter aprovação do aditamento do seu plano de recuperação judicial junto aos credores no último dia 8 de setembro.
Em nota, a agência afirmou que elevou os ratings de crédito de emissor de 'SD' para 'CCC+' na escala global e de 'SD' para 'brBB' na Escala Nacional.
A Oi também teve o seu rating da dívida unsecured elevado de 'CCC-' para 'CCC+'. O rating de recuperação se manteve inalterado em '4'.
A agência manteve a perspectiva estável do rating de emissor, indicando que a S&P vê que a Oi não enfrenta pressões de liquidez no curto prazo e conseguirá repagar ou refinanciar suas debêntures que vencem em janeiro de 2022. A instituição acredita que a Oi será capaz de concluir o seu processo de recuperação judicial com sucesso.
"Os ratings incorporam nossa visão das difíceis condições econômicas e competitivas, o projeto desafiador de transformação operacional e a nossa expectativa de que a alavancagem permanecerá alta pelo menos nos próximos dois anos, com o índice de dívida bruta ajustada sobre EBITDA bem acima de 6x e o de fluxo de caixa operacional livre (FOCF - free operating cash flow) sobre dívida perto de 0%."