Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-12-10T15:46:11-03:00
Estadão Conteúdo
retomada econômica

Investidores que não incorporarem estratégias ESG vão sair do mapa, diz BNDES

Presidente do banco disse que empresas com boa governança e foco na avaliação de impacto socioambiental têm apresentado desempenho acima da média

10 de dezembro de 2020
15:46
49560910543_a1fe00f91f_c
(Brasília - DF, 20/02/2020) Presidente BNDES, Gustavo Montezano. Foto: Marcos Corrêa/PR -

A retomada econômica virá da sustentabilidade e investir em questões ESG (ambientais, sociais e de governança) pode ser uma espécie de seguro contra riscos de cauda, isto é, situações imprevisíveis como a pandemia da covid-19.

A análise foi feita pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento e Social (BNDES), Gustavo Montezano, na abertura do evento A Retomada da Economia e o Papel do Mercado de Capitais.

Montezano destacou que empresas com boa governança e foco na avaliação de impacto socioambiental têm "outperformado" (apresentado desempenho acima da média).

Falando como gestor e investidor, afirmou que ativos e empresas que incluírem em sua matriz de decisão tais aspectos, até pouco tempo negligenciados, podem abrir mão de parte do lucro financeiro num primeiro momento, mas vão ganhar perenidade ao investir em "seguros" contra eventos de baixa previsibilidade, mas alto impacto.

Na outra ponta, investidores que apostarem em companhias responsáveis têm chances de obterem maior retorno. "Investidores que não incorporarem estratégias ESG provavelmente vão sair do mapa", profetizou Montezano.

Para o executivo, a tendência é que cada vez mais investimentos hoje separados na caixinha ESG e investimentos tradicionais se tornem uma coisa só.

Ele frisou ainda que depois de vender produtos e experiências, as empresas agora vendem um propósito. "O Estado e o governo têm papel fundamental, mas toda a sociedade, o mercado de capitais e o ecossistema devem atuar como agentes de transformação socioambiental. O mais importante é que todos, e especialmente as elites brasileiras, entendam e enxerguem essa possibilidade", disse.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Casamento legal

Cade mantém aprovação de compra de fatia da BRF (BRFS3) pela Marfrig (MRFG3)

A conselheira que havia pedido a reabertura da análise da operação mudou de posição e desistiu da reavaliação

SEGURADORA EM APUROS

Vítima de ataque cibernético, Porto Seguro (PSSA3) diz ter restabelecido canais após quase uma semana de instabilidade

Corretores ouvidos pela reportagem disseram que, nos últimos dias, os sistemas da seguradora apresentaram problemas

CRYPTO NEWS

Cotação do bitcoin (BTC) bate recorde histórico — o que fazer com a criptomoeda a partir de agora?

Depois de alguns meses sendo um investimento “ruim”, porque teve 50% de queda, o bitcoin volta a ganhar os holofotes do mercado e as manchetes da mídia especializada

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Auxílio Brasil, recorde do bitcoin, balanço da Tesla e produção da Vale: confira as principais notícias do dia

Com a temporada de balanços americana trazendo resultados animadores, o empurrãozinho em direção a um dia de ganhos poderia ter sido maior, mas não tem como negar que a grande pedra no sapato do investidor brasileiro é o novo programa social pretendido pelo governo federal. O saldo final do pregão de hoje foi positivo, mas […]

Problemas nas refinarias?

Com ameaça de desabastecimento no radar, produção da Petrobras (PETR4) recua 4,1% no 3º trimestre

Antes da divulgação do relatório, a petroleira já havia informado que não teria capacidade para atender, em sua totalidade, os pedidos por fornecimento de combustível em novembro

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies