A varejista de moda C&A anunciou que vai pagar R$78,1 milhões em juros sobre capital próprio - R$ 0,253477379 por ação. O valor corresponde ao ano de 2019.
Segundo a empresa, o provento será pago aos acionistas no dia 23 de dezembro, com base na posição acionária de 30 de dezembro de 2019. As ações da companhia foram negociadas ex juros sobre capital próprio a partir de 02 de janeiro de 2020.
O pagamento ocorre por meio da instituição depositária das ações, o Bradesco, mediante crédito automático para acionistas correntistas e acionistas que já tenham informado ao banco o número de seu CPF ou CNPJ e a respectiva conta bancária, diz a C&A.
Os acionistas que não tenham feito essa indicação deverão se dirigir a uma agência do Banco Bradesco para atualização dos dados cadastrais, segundo a empresa.
Juros sobre capital próprio é um provento considerado despesa financeira, contribuindo para reduzir a base tributária da companhia. Os valores não são isentos de IR para os acionistas - são tributados na fonte a uma alíquota de 15%.
A companhia só faz o pagamento de juros sobre capital próprio quanto lhe é interessante. O valor do provento está limitado ao valor da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) aplicada sobre o capital social da empresa. A TJLP é determinada pelo governo federal.