Menu
2020-10-14T09:42:37-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
RECUPERANDO

Volume de serviços sobe pelo terceiro mês seguido em agosto

Alta de 2,9% em relação a julho fica acima da mediana das expectativas dos analistas de mercado

14 de outubro de 2020
9:42
Serviços
Imagem: Shutterstock

O setor de serviços apresentou crescimento pelo terceiro mês consecutivo em agosto, após quatro quedas seguidas entre fevereiro e maio, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14).

O volume de serviços avançou 2,9% frente a julho, na série com ajuste sazonal. O resultado veio acima da mediana das expectativas de analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Projeções Broadcast, do Grupo Estado, que apontava para uma alta de 2,50%. A faixa de projeções variava de 1,20% a 5,40%.

Na comparação com o mesmo período de 2019, o volume de serviços em agosto recuou 10%, a sexta taxa negativa seguida nessa comparação. Ele também veio melhor que a mediana de projeções, que apontava retração de 10,45%.

Em 12 meses, o volume de serviços recuou 5,3%, mantendo a trajetória descendente iniciada em janeiro de 2020 e chegando ao resultado negativo mais intenso da série deste indicador, iniciada em dezembro de 2012. Em 2020, a queda é de 9%.

Setores

A alta do volume de serviços de julho para agosto foi puxada por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para serviços prestados às famílias (33,3%) e transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (3,9%). 

Segundo o IBGE, o segmento de serviços às famílias registrou a taxa positiva mais intensa da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2011.

O único resultado negativo desse mês foi o dos serviços de informação e comunicação (-1,4%), após avançar 6,3% entre junho e julho.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

fechando a conta no azul

Perdeu, mas ganhou: Ibovespa tem correção e cai, mas termina semana em alta; juros disparam com inflação

Índice não conseguiu manter toada positiva vista em outros dias e recuou com quedas de bancos e Petrobras; dólar sobe com inflação maior à vista

começa hoje

Para evitar aglomeração, Via Varejo anuncia Black Friday antecipada

Durante o período, a ideia da campanha é que sejam anunciadas ofertas e vantagens para o cliente em todos os canais.

Infinito e além

SpaceX, de Elon Musk, quer colocar internet em Marte

Deste modo, seria possível criar uma rede de internet banda larga por meio de satélites

Tem grana vindo aí

CMN facilita captação externa com bancos multilaterais e agências

Essas contas serão usadas exclusivamente para depósito dos recursos do empréstimo ou financiamento concedido por esses agentes internacionais.

Forte queda

Governo teve necessidade de financiamento de R$ 366,9 bi em 2019, diz IBGE

O resultado é consequência de um crescimento de 8,6% da receita total, já as despesas totais das três esferas governamentais subiram 4,3%.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies