Menu
2020-07-03T16:44:24-03:00
Estadão Conteúdo
secretário do tesouro

Pela 1ª vez, governo está fazendo esforço para construir base política, diz Mansueto

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou nesta sexta-feira, 3, que pela primeira vez o governo está fazendo um esforço para construir uma base política no Congresso, dando os primeiros passos nessa direção

3 de julho de 2020
16:44
Mansueto Almeida, Secretário do Tesouro Nacional
Imagem: Raul Junior/BTG

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou nesta sexta-feira, 3, que pela primeira vez o governo está fazendo um esforço para construir uma base política no Congresso, dando os primeiros passos nessa direção.

"Com a habilidade política para construir entendimentos no Congresso, podemos ter boas surpresas à frente na agenda de reformas", afirmou, em videoconferência organizada pelo Itaú BBA. O futuro secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal, também participa da reunião virtual.

Mais uma vez, Mansueto pediu consenso político para a aprovação de reformas como a tributária que, segundo ele, aumentarão a capacidade de crescimento da economia brasileira pós-pandemia. De acordo com o secretário, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deve mandar a proposta do Executivo para ser acoplada à reforma tributária que tramita no parlamento no começo de agosto.

Ele citou o sucesso da aprovação da reforma da Previdência no ano passado e disse confiar na capacidade do Congresso Nacional em aprovar novas medidas estruturais. "As pessoas tinham medo da autonomia do Banco Central e hoje não têm mais. As coisas mudam", afirmou.

Sem espaço para mais investimento

Mansueto repetiu que o orçamento de 2021 - que o governo precisa enviar ao Congresso em agosto - não trará espaço para aumento do investimento público no próximo ano.

"As pessoas esperam que o governo faça muitas coisas para impulsionar o crescimento econômico, mas não temos muito espaço fiscal. Parte do Congresso espera um papel mais forte do Executivo, mas o governo federal não pode ser o principal ator para alavancar os investimentos", afirmou. "O investimento público nos últimos anos não aumentou o potencial de crescimento da economia", completou, em videoconferência organizada pelo Itaú BBA.

Mansueto avaliou que a aprovação do novo marco regulatório do saneamento é uma das medidas que retira a pressão para que os governos aumentem os investimentos em um contexto de piora fiscal causada pela pandemia de covid-19 em 2020.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Dança das cadeiras

Bradesco anuncia mudanças na executiva e cita desafios concorrenciais e da covid

A vice-presidência com foco nos clientes vai abrigar o cargo de Chief Customer Officer (CCO).

PODCAST TELA AZUL

Tela Azul #21: Um fundo de investimentos focado em games!

Na edição desta semana do Tela Azul, recebemos o Rodrigo Knudsen, gestor do fundo Vitreo Tech Games.

estreia boa

Assaí sobe mais de 400% e Pão de Açúcar cai mais de 68%. Tá certo isso?

Como listagem ocorreu após cisão das operações do atacarejo, e não IPO, ações estão passando por reajuste para refletir nova realidade

Agora vai?

Bolsonaro diz que ‘está quase tudo certo’ para nova rodada do auxílio emergencial

Segundo Bolsonaro, o novo valor do auxílio, acordado em R$ 250 por quatro meses, está “acima da média do Bolsa Família, que é de R$ 190”.

Exile on Wall Street

Águas de março para salvar o verão: cinco ações bem quentes

O boletim do primeiro bimestre de 2021 traz notas vermelhas.  A alta dos juros de mercado trouxe aumento da atratividade relativa da renda fixa e preocupações com o valuation de nomes de crescimento.   Internamente, a falta de clareza sobre nossa trajetória fiscal e o temor de adoção de maior intervencionismo estatal na economia impuseram perdas […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies