Menu
2020-07-27T09:14:55-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
focus

Mercado melhora expectativa e revisa queda do PIB em 2020 para 5,77%

Mercado também mudou a projeção para a inflação medida pelo IPCA, mostra o Focus: de 1,72% para 1,67%; confira as principais estimativas

27 de julho de 2020
9:07 - atualizado às 9:14
mercado de ações, dúvidas
Imagem: Shutterstock

O mercado financeiro mais uma vez reduziu a projeção de tombo do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, de 5,95% para 5,77%, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (27).

Há um mês a publicação mostrava uma expectativa de baixa de 6,54% da economia brasileira neste ano. Mas o processo de reabertura de algumas capitais, em especial São Paulo, motiva um otimismo maior nas últimas semanas.

Dados mais recentes, entre eles o de Produção Industrial, mostram que o fundo do poço da economia já passou. Nos próximos meses, no entanto, é esperado uma elevação da taxa de desemprego, conforme as pessoas voltem a procurar uma ocupação.

O mercado ainda prevê uma recuperação em parte da economia no próximo ano, com o avanço de 3,50% do PIB. A projeção é a mesma há pelo menos quatro semanas.

Inflação, dólar e Selic

O mercado também mudou a projeção para a inflação medida pelo IPCA, mostra o Focus: de 1,72% para 1,67% - a primeira estimativa após a divulgação da prévia do indicador apontar alta de 0,30% em julho.

Os preços subiram 0,26% em junho, após dois meses de deflação, segundo o IBGE. A alta é de 2,13% em 12 meses. Para o mercado, o IPCA deve chegar a 3% no próximo ano.

Inflação baixa foi uma das razões que levou o Banco Central a diminuir ainda mais a taxa básica de juros, na última reunião do Copom, para 2,25%. Mas o mercado, mostra o Focus, espera que a Selic termine o ano a 2%. Para 2021 ser novamente elevada, chegando a 3%.

Já o dólar é visto em R$ 5,20 no final deste ano e a R$ 5 em 2021. A moeda terminou a sexta-feira (24) cotada a $ 5,2060, acumulando queda de 3,24% na semana passada.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

atenção, acionista

Itaú Unibanco anuncia pagamento de juros sobre capital próprio

Segundo a empresa, os valores serão pagos com base na posição acionária do dia 10 de dezembro

seu dinheiro na sua noite

Um zero a zero para se comemorar

O gol é um detalhe. A frase atribuída a Carlos Alberto Parreira representa um marco do estilo considerado retranqueiro do ex-técnico da seleção brasileira. Ainda que Parreira negue a afirmação, o fato é que o Brasil sagrou-se campeão da Copa de 1994 sob o comando do técnico depois de um empate por zero a zero […]

separação em curso

Conselho de administração do Itaú aprova criação da Newco, dona de parte da XP

Cisão ainda precisa ser aprovada pelos acionistas, e caso isso aconteça, eles vão passar a deter participação também na Newco

fechamento dos mercados

Ibovespa perde ímpeto sem NY, mas consegue fechar em leve alta aos 110 mil pontos

Índice acionário estendeu sequência de altas em sessão de marasmo por liquidez reduzida. Embate entre Guedes e Campos Neto realça questão fiscal, mas juros recuam com leilão do Tesouro

eleição em são paulo

Empresários e investidores entregam manifesto a favor da candidatura de Boulos

Candidato é tratado como empreendedor social e, em conversas reservadas, o MTST é comparado a uma startup de sucesso

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies