Menu
2020-07-27T09:14:55-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
focus

Mercado melhora expectativa e revisa queda do PIB em 2020 para 5,77%

Mercado também mudou a projeção para a inflação medida pelo IPCA, mostra o Focus: de 1,72% para 1,67%; confira as principais estimativas

27 de julho de 2020
9:07 - atualizado às 9:14
mercado de ações, dúvidas
Imagem: Shutterstock

O mercado financeiro mais uma vez reduziu a projeção de tombo do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, de 5,95% para 5,77%, segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira (27).

Há um mês a publicação mostrava uma expectativa de baixa de 6,54% da economia brasileira neste ano. Mas o processo de reabertura de algumas capitais, em especial São Paulo, motiva um otimismo maior nas últimas semanas.

Dados mais recentes, entre eles o de Produção Industrial, mostram que o fundo do poço da economia já passou. Nos próximos meses, no entanto, é esperado uma elevação da taxa de desemprego, conforme as pessoas voltem a procurar uma ocupação.

O mercado ainda prevê uma recuperação em parte da economia no próximo ano, com o avanço de 3,50% do PIB. A projeção é a mesma há pelo menos quatro semanas.

Inflação, dólar e Selic

O mercado também mudou a projeção para a inflação medida pelo IPCA, mostra o Focus: de 1,72% para 1,67% - a primeira estimativa após a divulgação da prévia do indicador apontar alta de 0,30% em julho.

Os preços subiram 0,26% em junho, após dois meses de deflação, segundo o IBGE. A alta é de 2,13% em 12 meses. Para o mercado, o IPCA deve chegar a 3% no próximo ano.

Inflação baixa foi uma das razões que levou o Banco Central a diminuir ainda mais a taxa básica de juros, na última reunião do Copom, para 2,25%. Mas o mercado, mostra o Focus, espera que a Selic termine o ano a 2%. Para 2021 ser novamente elevada, chegando a 3%.

Já o dólar é visto em R$ 5,20 no final deste ano e a R$ 5 em 2021. A moeda terminou a sexta-feira (24) cotada a $ 5,2060, acumulando queda de 3,24% na semana passada.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

nova retomada

BR Malls e Aliansce Sonae reabrem alguns shopping centers

Empresas retomam operações de unidades em locais em que houve flexibilização das medida de combate à covid-19

SOB NOVA DIREÇÃO

Em assembleia tensa, acionistas da Petrobras destituem Castello Branco

Minoritários chegaram a indicar quatro candidatos, mas mudaram de ideia e retiraram duas candidaturas, diante da falta de votos

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Como ficam as ações dos países emergentes com a recuperação nos EUA?

Como as ações acompanham os lucros, há um fluxo de recursos para os EUA em detrimento do que foi verificado no final do ano passado

Entrevista exclusiva

PicPay chega aos 50 milhões de usuários e fundador fala dos planos para chegar aos celulares de todos os brasileiros

Com IPO no radar, aplicativo segue a trilha aberta pelo chinês WeChat e acelera crescimento com novos serviços e a contratação de pesos-pesados do mercado

IR 2021

Até quem já morreu precisa prestar contas ao Leão: como fazer declaração de espólio e informar herança no IR

Declarar espólio é obrigatório quando este se enquadra nas regras de obrigatoriedade e quando ocorre a conclusão do processo de inventário; herdeiros também precisam informar valores recebidos nas suas declarações

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies