Menu
2020-06-25T13:35:06-03:00
Estadão Conteúdo
EFEITO CORONAVÍRUS

Boa Vista: demanda por crédito do consumidor cai 6,2% em maio ante mês anterior

Apesar de menos acentuada que as quedas registradas em abril e março, o desempenho do índice em maio reflete o cenário de crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

25 de junho de 2020
13:35
cartao-de-credito
Cartão de crédito - Imagem: Shutterstock

A demanda por crédito do consumidor teve mais um recuo no mês de maio, confirmando a trajetória de quedas do índice em 2020. Segundo análise da Boa Vista, os pedidos por crédito caíram 6,2% no mês passado em comparação com abril deste ano, e 33,5% se comparado com igual mês em 2019, aplicados os ajustes sazonais.

No acumulado de 2020, a busca por crédito soma uma queda de 15,9%, enquanto que o acumulado dos últimos 12 meses passou para o campo negativo com uma retração de 5,7%.

Apesar de menos acentuada que as quedas registradas em abril e março - respectivamente de 24,4% e 14,2% ante os meses anteriores -, o desempenho do índice em maio reflete o cenário de crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. Segundo avalia a Boa Vista em nota, o resultado ainda confirma o fim da trajetória de estabilidade de crescimento que a demanda por crédito apresentava até janeiro deste ano, quando o índice teve alta de 1,2%.

Dentre os segmentos que compõem o indicador, o financeiro foi para o campo negativo com uma queda de 1% nos últimos 12 meses, enquanto o não financeiro registrou recuo de 8,9%. De acordo com análise da Boa Vista, o desempenho em maio foi influenciado pela queda nos dois segmentos, com destaque para o terceiro recuo consecutivo do setor financeiro, "que antes costumava apresentar sólidas taxas de crescimento", como avalia a instituição.

Com a provável piora no consumo e emprego, a Boa Vista prevê que a demanda do consumidor por crédito deve continuar a ser influenciada negativamente pela pandemia nos próximos meses.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Informalidade

País tem taxa de informalidade de 39,5% no trimestre até dezembro, mostra IBGE

Em apenas um trimestre, mais 2,391 milhões de pessoas passaram a atuar como trabalhadores informais

A combinação perfeita

Depois da cerveja e do hambúrguer, Lemann faz grande aposta em educação

Agora, um dos donos da cervejaria ABInBev está no caminho de ter em sua carteira de investimentos, na qual já figuram empresas como Lojas Americanas, Burger King e Kraft Heinz

Banco Central

Superávit nominal do setor público soma R$ 17,928 bi em janeiro, mostra BC

O resultado nominal representa a diferença entre receitas e despesas do setor público, já após o pagamento dos juros da dívida pública

PNAD contínua

Taxa de desemprego fecha 2020 sendo a maior da série histórica e renda familiar cai

Os dados da PNAD Contínua mostram uma queda nos postos de trabalho e taxas de desemprego históricas

novata na bolsa

Assaí vai estrear na B3 após ver lucro alcançar R$ 1 bilhão em 2020

Atacarejo foi separado das outras operações do Pão de Açúcar para destravar valor e permitir melhor acesso a financiamento

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies