O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-09-03T20:19:14-03:00
seu dinheiro na sua noite

Liquidez demais pode encharcar o terreno da bolsa?

3 de setembro de 2020
20:19
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Diante da ameaça de uma grande seca na economia global com a pandemia do coronavírus, governos do mundo inteiro promoveram uma onda trilionária de estímulos monetários.

Esse dinheiro irrigou a economia — ou pelo menos uma parte dela — e também contribuiu para a rápida recuperação das bolsas depois do pânico de março.

Quem mais se beneficiou da injeção de liquidez foram as empresas que não dependem do deslocamento das pessoas para venderem seus produtos e serviços, como Amazon, Apple, Facebook e Netflix.

Sustentados pelas ações das gigantes de tecnologia, o índice Nasdaq e o S&P500, da bolsa de Nova York, bateram recorde atrás de recorde nos pregões recentes.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

Com tanto dinheiro em circulação nos mercados, até mesmo o nosso Ibovespa se afastou do fundo do poço — ainda que tenha ficado para trás do rali das bolsas nas últimas semanas.

Os estímulos monetários e as taxas de juros nas mínimas históricas sem dúvida favorecem os ativos de risco. Mas será que esse terreno não corre o risco de ficar encharcado?

Hoje as bolsas lá fora sofreram um revés pesado, liderado justamente pelas ações de tecnologia, em um sinal de que liquidez demais pode fazer apenas a represa se romper.

O Ibovespa também sentiu o baque, ainda que tenha se comportado melhor graças à melhora no clima em Brasília com o envio da proposta de reforma administrativa. Saiba com o Ricardo Gozzi como as comportas abertas em Wall Street acabaram arrastando a bolsa brasileira.

MERCADOS

 Aqui na B3, as grandes varejistas foram as que mais sentiram a queda das bolsas em Nova York. A B2W teve perdas de 7,6%, o Magalu caiu 5,4%, e a Via Varejo tombou 8%. Veja por que as ações do setor apanharam tanto.

 As ações da incorporadora Eztec e da PetroRio foram confirmadas na terceira prévia da carteira Ibovespa que será válida de setembro a dezembro. Com a mudança, o principal índice da B3 terá 77 papéis de 74 empresas.

 Quais as ações mais quentes nas carteiras recomendadas das corretoras? O Seu Dinheiro Premium apresenta amanhã as convocadas da “seleção da bolsa” para o mês de setembro. Saiba como virar Premium.

ECONOMIA

 A proposta de reforma administrativa apresentada pelo governo prevê a criação de novos tipos de vínculos e maior tempo para efetivação no cargo. A ideia é reduzir gastos com pessoal. Conheça os detalhes do projeto.

 A economia brasileira respira. A produção industrial cresceu pelo terceiro mês consecutivo com alta de 8% em julho, na comparação com o mês anterior. O resultado foi melhor do que o esperado pelos analistas.

 O governo precisa flexibilizar o teto de gastos. Quem defende a medida não é nenhum economista mais heterodoxo, mas o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga. A mudança na regra, contudo, deveria vir acompanhada de outras iniciativas.

EMPRESAS

O preço do aço voltou a subir durante a pandemia. Gerdau e Usiminas ajustaram os valores em 10%, e a commodity ainda poderá custar mais caro dentro das próximas semanas, refletindo a alta do dólar.

 O avanço da moeda americana também deixa marcas no mundo cervejeiro. A da Heineken, por exemplo, vai passar a ter um gosto mais amargo: o preço deve subir neste mês.

COLUNISTAS

 O que uma piada grega (sem graça) tem a dizer sobre os seus investimentos? Os limites do que você conhece e, principalmente, do que não conhece, podem influenciar diretamente as suas decisões. O Rodolfo Amstalden diz como na coluna de hoje.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

PAPO CRIPTO #007

Tecnologia que criou o bitcoin (BTC) pode reduzir custo de captação de recursos em quase 70%, diz chefe de ativos digitais do BTG

“Empresas pequenas e médias têm menor possibilidade de acesso ao mercado de capitais, muito por causa dos custos envolvidos”, comenta

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Nova variante vira a mesa nos mercados, bitcoin entra em ‘bear market’ e outros destaques do dia

Se você já estava pronto para tirar o pó da sua fantasia de Carnaval, talvez seja melhor esperar mais um pouco. Além de algumas cidades brasileiras terem decidido adiar a festança por mais um ano, uma reviravolta no andamento da pandemia deixou mais uma vez o mundo em pânico. A variante B.1.1.529 (batizada de ômicron […]

FECHAMENTO DA SEMANA

Nova cepa do coronavírus pega mercado de surpresa; Ibovespa recua quase 4% no dia e apaga ganhos da semana

Ao longo da semana, o Ibovespa também foi pressionado pela indefinição em torno da PEC dos precatórios e a pausa para o feriado nos Estados Unidos

DINHEIRO NO FIM DO ANO

Yduqs (YDUQ3) pagará R$ 141 milhões em dividendos; confira o valor por ação

A empresa do setor de educação pagará cerca de R$ 0,40 por ação ordinária e o dinheiro cairá na conta dos acionistas em 7 de dezembro

OMICRON

5 fatos sobre a nova variante do covid que derrubou os mercados nesta sexta

O anúncio de que uma nova variante do coronavírus surgiu na África do Sul fez com que os mercados internacionais desabassem; veja o que sabemos até agora