De volta ao jogo
Às vezes na vida precisamos fazer uma parada técnica. Dar um passo para trás para dar dois à frente. Fazer uma pausa para recarregar as energias. Rever hábitos e estratégias. E não são só as pessoas que fazem isso. Mesmo as empresas também passam por reestruturações de vez em quando. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA […]

Às vezes na vida precisamos fazer uma parada técnica. Dar um passo para trás para dar dois à frente. Fazer uma pausa para recarregar as energias. Rever hábitos e estratégias. E não são só as pessoas que fazem isso. Mesmo as empresas também passam por reestruturações de vez em quando.
Muitas vezes, esses momentos de parada são forçados, resultados de alguma grande “revolução”: a perda de um emprego, o fim de um relacionamento, um problema de saúde, uma forte insatisfação com algum aspecto da vida ou, no caso dos negócios, a necessidade de mudar para acompanhar os novos tempos, ou então a temida recuperação judicial.
No universo dos investimentos não é diferente. Há vezes que vemos nossos ativos valorizarem, mas também há momentos de crise. E há aqueles períodos em que o mercado anda de lado.
Seja na vida profissional ou pessoal, nos negócios ou nos investimentos, a gente acaba saindo dessas crises e momentos de parada mais ou menos na mesma situação em que estávamos, ou então com alguma desvantagem. Renovados, descansados e atualizados, podemos, então, voltar ao jogo e seguir em frente.
A bolsa brasileira passou, neste ano, por uma dessas crises fortes. No seu pior momento, despencou cerca de 50% em relação à máxima do ano, atingida em janeiro. Ações trocaram de mãos e investidores mudaram seus setores preferidos, para conseguirem enfrentar o período de vacas magras. Mesmo em recuperação, o Ibovespa por muito tempo permaneceu negativo no acumulado do ano.
Nesta semana, a antepenúltima do ano e última antes do recesso (para quem tem recesso), o Ibovespa finalmente tornou a respirar e voltou ao jogo, ficando positivo no ano. O índice agora acumula alta de 2,06%, pouco para o que era esperado no fim de 2019, mas o suficiente para ganhar do CDI no ano, depois de meses de sufoco.
Leia Também
Hoje o índice terminou o dia em queda, mas o balanço da semana foi positivo. Nesta matéria, o Felipe Saturnino conta tudo sobre o pregão de hoje e o desempenho da bolsa e do dólar na semana.
EMPRESAS
• Um talude - plano de terreno inclinado - caiu sobre uma retroescavadeira na área da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, na tarde de hoje. A informação foi divulgada pelo portal G1 e confirmada pela Vale ao Seu Dinheiro.
• Com o aumento da demanda, a Usiminas anunciou a retomada da operação do Alto-Forno 2, na Usina de Ipatinga, em Minas Gerais. Para garantir a retomada dos trabalhos, a companhia pretende realizar um aporte de R$ 67 milhões.
• O Banco Inter continua no mercado em busca de ativos para expandir suas operações. O banco adquiriu a participação na Meu Acerto, plataforma de cobrança, reativação e retenção de clientes.
• A Ser Educacional concluiu a aquisição do portal Beduka, startup no mercado de apoio on-line para alunos que buscam ingressar no ensino superior. A empresa comprada terá papel relevante em atrair alunos, segundo a companhia.
• A AES Tietê tem um plano de reorganização societária e pretende migrar para o Novo Mercado, segmento de listagem mais elevado da B3. Entenda os motivos da operação e como fica a relação de troca entre as atuais units TIET11 e as ações ordinárias.
ECONOMIA
• O ministro da Economia, Paulo Guedes, se posicionou, nesta sexta, a favor da vacinação em massa. De acordo com ele, a imunização é necessária para que o Brasil “volte a voar”.
SEXTOU COM O RUY
Vale (VALE3) escapa do jogo de “vida ou morte” — mas você sabe o que fazer com as ações agora?
18 de setembro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia da XP Asset, o risco de o Brasil quebrar, o corte na Selic: o que afeta os mercados hoje
17 de setembro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A tempestade sobre o Banco Central e o Fed, a crise no STF e o que mais move os mercados hoje
16 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As PMEs na disputa com gigantes no marketplace, o sobe e desce dos juros no Brasil e nos EUA e o que mais move os mercados
15 de setembro de 2026 - 8:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como os grandes investidores buscam ganhar com o trade eleitoral, o império de bolos de R$ 800 milhões, e a última pesquisa eleitoral: o que ler hoje
14 de setembro de 2026 - 8:06TRILHAS DE CARREIRA
O fim da carreira em 3 fases: por que a transição profissional está se tornando a norma no mercado
13 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como resolver briga por aluguel em uma fração do tempo e do custo, as oportunidades na bolsa de valores e o que mais agita o mercado hoje
11 de setembro de 2026 - 8:15SEXTOU COM O RUY
Ainda vale comprar ações? Histórico indica que a bolsa brasileira pode não estar tão cara quanto parece
11 de setembro de 2026 - 7:31O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Como calcular o valor justo do IPTU ou ITBI, o futuro da Selic e a crise no STF: o que move os mercados hoje
10 de setembro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção
9 de setembro de 2026 - 19:55O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O retorno da Petz Cobasi (AUAU3), a crise no STF e o que mais movimenta os mercados hoje
9 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Imposto sobre herança e doações pode ficar mais caro, payroll afeta juros nos EUA e qual o risco do IPCA +8%: os mercados hoje
8 de setembro de 2026 - 8:14INSIGHTS ASSIMÉTRICOS
O CPI virou o voto de Minerva do Fed: o que o dado pode revelar sobre os próximos passos dos juros nos EUA?
8 de setembro de 2026 - 8:13O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O Brasil pode dar calote na dívida, a agenda de inflação e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de setembro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O FII do mês com desconto e qualidade, as oportunidades de investimento em bancos, o caso Master no STF: o que ler hoje
4 de setembro de 2026 - 8:19SEXTOU COM O RUY
O cenário está cada vez mais difícil para os bancos, mas ainda existem boas oportunidades para investir
4 de setembro de 2026 - 7:02O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O back to basics na bolsa, o quebra-quebra corporativo e o que mais mexe com o mercado hoje
3 de setembro de 2026 - 8:18EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Quem está por cima, e quem está por baixo?
2 de setembro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO