🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Sobre o montinho crescendo embaixo do tapete universal

Como o mundo que habitamos se tornou aquilo que é hoje? CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Empresas com boas ideias (ok, algumas com péssimas ideias) conseguem abrir capital e financiar seus planos a um custo módico, por meio da Bolsa. Em troca, acionistas que acreditam na estratégia dessas empresas ganham junto caso […]

monte
Imagem: Shutterstock

Como o mundo que habitamos se tornou aquilo que é hoje?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Empresas com boas ideias (ok, algumas com péssimas ideias) conseguem abrir capital e financiar seus planos a um custo módico, por meio da Bolsa.

Em troca, acionistas que acreditam na estratégia dessas empresas ganham junto caso elas tenham sucesso, e perdem junto caso elas fracassem.

Justo, não?

Há uma ordem nas coisas. E transparece certa beleza estética através dessa ordem.

Leia Também

PLANO A

Se você quer investir para o longo prazo, esta é a pergunta que deve se fazer antes das suas escolhas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O pote de ouro da Vivara (VIVA3), o que fazer com a ação da Vale (VALE3), e o que move os mercados hoje

Sinceramente, não estou preocupado com as causas que nos levaram a ser o que somos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até porque, para uma série de eventos químicos e biológicos caprichosamente encadeados, não houve causa alguma, apenas chance, co-incidência molecular ou genética.

Mas, mesmo nos entrelaçamentos puramente randômicos, uma enorme energia foi despendida pela natureza para chegar até onde chegamos. Sobre isso não há dúvidas.

O home broker no qual você faz login, clica em compra/venda e baixa notas de corretagem para calcular DARFs foi assim configurado devido a uma corajosa conversão energética, contra tudo e contra todos.

O empenho de tamanha energia reduziu o nível de entropia em uma determinada esquina do universo (no caso, a sua esquina) e aumentou mais do que proporcionalmente o total de entropia no restante do universo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É o que diz a segunda lei da termodinâmica.

Quanto mais ordenado e determinístico se tornar o ecossistema com o qual interagimos, mais ricos nos tornamos.

Como consequência natural, maior o grau de desordem imposto ao universo como um todo.

Para progredir, vamos jogando desordem para baixo do tapete universal.

Diante desse princípio inequívoco, os utilitaristas podem vir a argumentar que o tapete é grande demais (93 bilhões de anos-luz de diâmetro) para que isso represente um obstáculo prático à nossa capacidade de enriquecer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, o Sol pararia de brilhar muito antes de atingirmos um limite de entropia ao progresso humano.

Pode ser, mas não é esse o ponto mais interessante da história.

O ponto mais interessante é que parece existir um trade-off natural aí, entre riqueza e previsibilidade. Para ficar rico, você tem que abrir mão de algum grau de previsibilidade.

Ironicamente, queremos enriquecer em busca de segurança adicional para nós mesmos e nossas famílias, mas temos que abrir mão de segurança para poder enriquecer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E isso vale também coletivamente.

Uma bandeira nacional pode até sonhar com ordem & progresso, mas a bandeira universal não consegue alimentar esse sonho. Para o universo, a lei entrópica é de desordem & progresso.

Inserida no teatro universal, desconfio que a realidade histórica brasileira também seja essa, de desordem & progresso, mas não ficaria tão bonito na bandeira.

De qualquer forma, entre desordem & progresso e ordem & regresso, eu fico com a primeira combinação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
15 de setembro de 2026 - 8:22
acoes-ibovespa-bolsa-brasil-eua 15 de setembro de 2026 - 7:04

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

Na Super Quarta, um banco sobe e outro corta

15 de setembro de 2026 - 7:04
Motorista dirige em meio à neblina, com pouca visibilidade à frente 13 de setembro de 2026 - 8:00
Touro e urso nos mercados financeiros ações bolsa 11 de setembro de 2026 - 7:31
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um casal olhando para uma conta de IPTU em uma casa espaçosa 10 de setembro de 2026 - 8:31
Um fundo com gráfico de ações e uma urna eletrônica ao centro 9 de setembro de 2026 - 19:55

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: De agora em diante, o trade eleitoral é com emoção

9 de setembro de 2026 - 19:55
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um cachorro e um gato diante de um pote de ração, cheio de dividendos e retornos de ações 9 de setembro de 2026 - 8:13
8 de setembro de 2026 - 8:13
Imagem gerada por inteligência artificial mostra mãos de homem abrindo uma carteira nas cores da bandeira brasileira vazia, sem dinheiro 7 de setembro de 2026 - 8:19
Imagem gerada por inteligência artificial mostra uma montanha russa entre diversos prédios na cidade, com fundos de centros logísticos, shoppings, lajes corporaivas e imóveis residenciais 4 de setembro de 2026 - 8:19
Logo bancos nadadores competição 4 de setembro de 2026 - 7:02
3 de setembro de 2026 - 8:18
bolsa ações small caps microcaps 2 de setembro de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quem está por cima, e quem está por baixo? 

2 de setembro de 2026 - 20:00
1 de setembro de 2026 - 8:37
Imagem traz um corte de um título de eleitor 1 de setembro de 2026 - 6:45

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

O pêndulo eleitoral começa a se mover

1 de setembro de 2026 - 6:45
Homem chama elevador para descer 30 de agosto de 2026 - 8:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar