O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Criar sua mentalidade empreendedora vai te ajudar a mudar a forma com que você olha a vida e com que investe.
Uma noite, eu e Kim jantamos com um famoso defensor da gestão de recursos para pessoas físicas. Ele olhou para nós e perguntou: "Vocês sabem qual é a diferença entre vocês e o resto de nós ensinando finanças pessoais?"
Sem ter certeza do que ele estava falando, balançamos a cabeça negativamente.
Ele disse: “Vocês dois olham tudo através dos olhos de um empreendedor, inclusive seus investimentos. Vocês vêem tudo como um negócio.”
No caminho para casa, eu e Kim conversamos sobre o comentário de Dave. Ele estava certo. Vemos tudo o que fazemos através das lentes do empreendedorismo.
O isso significa exatamente?
No mundo dos investimentos, significa que todo investimento é um negócio. Ele deve ter sua própria demonstração de resultados e balanço, deve ter vendas e marketing, deve ser lucrativo para sobreviver, deve ter uma equipe por trás e deve ter um objetivo para existir. Esses são os fundamentos de um negócio bem-sucedido e também são os fundamentos de um investimento bem-sucedido.
Leia Também
Talvez neste momento alguns de vocês estejam dizendo: "Sim, mas estou comprando apenas algumas ações. Não preciso de todas essas coisas."
É um exemplo perfeito. O que cada ação representa? Uma ação é uma parte da empresa. E uma empresa não precisa de vendas e marketing, demonstrações financeiras precisas, uma forte equipe de gestores, um objetivo ou missão e um bom fluxo de receita para ter sucesso ao longo dos anos?
Claro que sim!
No entanto, quantas pessoas fazem sua lição de casa e pesquisam os fundamentos da empresa em que estão investindo antes de comprar ações dessa companhia? Muito poucas. Mas posso lhe dizer que o megainvestidor Warren Buffett, sim, faz isso.
Aqui está uma ótima citação de Buffett: "Sou um investidor melhor porque sou um empresário, e sou um empresário melhor porque sou um investidor melhor".
Sou empresário desde os nove anos de idade, quando eu e meu amigo Mike começamos nosso primeiro negócio de aluguel gibis. Naquela idade, não era uma situação de "faça ou morra", mas houve muito aprendizado.
Por meio dos olhos de um empreendedor, eis as regras de investimento que sigo:
Primeiro, eu procuro fluxo de caixa. Segundo, procuro valorização. Lembre-se: um bom investidor está no negócio de construir sua coluna de ativos. Qualquer investimento que não coloque dinheiro no seu bolso não é um ativo. É um passivo.
Um investimento não pode sobreviver graças ao fluxo de caixa ou financiamento de outro investimento. No mundo dos negócios, você não pode usar o patrimônio de uma empresa para manter uma subsidiária. Cada uma delas deve ser lucrativa por si só. O mesmo vale para os investimentos.
É exatamente isso que o meu analista ai no Brasil vai ensinar gratuitamente para você na Semana do Pai Rico, Pai Pobre.
No setor imobiliário e nos meus negócios, eu controlo as receitas, despesas e dívidas. O que quero dizer com controle? Vou usar como exemplo dirigir um carro. Para ser um motorista que dirige de forma segura, há seis controles básicos com os quais todos nós devemos contar:
Você não dirigiria um carro se não tivesse todos os controles acima. Ainda assim, no que se refere a investimentos, a maioria das pessoas investe sem ter nenhuma influência sobre os seis controles básicos de investimento ou negócios:
O motivo pelo qual Warren Buffett diz que é um investidor melhor é porque ele é um empresário que tem controle sobre esses seis níveis em um negócio.
Em outras palavras, ele pode dizer o quão bom um investimento é analisando o quão bem os gestores manipulam esses controles básicos. Na maioria dos seus investimentos, Buffett não apenas compra uma posição acionária, mas faz o que pode para assumir o controle acionário.
Com investimentos em empresas de capital fechado e commodities, nos quais não posso controlar essas coisas, faço o possível para acompanhar e monitorar ativamente o que está acontecendo. Nunca pare de procurar formas de aprimorar o investimento e ampliar o seu valor ou o valor que ele gera de retorno para você.
A regra é: saiba quando você vai vender antes mesmo de comprar.
Isso deve ser baseado em preço, data, certos eventos de mercado ou eventos pessoais.
Eu e Kim, por exemplo, tendemos a manter nossos investimentos no mercado imobiliário, não vendê-los. Ainda assim, sabemos o que seria necessário para vendê-los. Em 2006, quando o mercado imobiliário nos Estados Unidos estava no seu pico, recebemos uma proposta extremamente alta para um dos nossos edifícios que gerava uma ótima renda passiva.
Nós vendemos o imóvel e usamos o lucro num outro empreendimento residencial maior que nos oferece retorno sobre o investimentos ainda mais alto. Em 2018, estávamos no mesmo "modo de venda".
No fim das contas, eu e Kim nos tornamos muito bem-sucedidos como investidores justamente porque vemos cada investimento como um negócio. A maioria dos investidores comuns não faz isso e, como consequência, têm resultados medianos.
Ao contrário de quem é empregado, os empreendedores não confiam na "rede de segurança" de um salário pago por um terceiro. Eles aprendem com seus erros, são orientados a resolver problemas, enfrentam desafios com novas respostas e obtêm resultados independentemente do tempo em casa ou do esforço necessário.
Criar sua mentalidade empreendedora vai te ajudar a mudar a forma com que você olha a vida e com que investe. É necessário certo nível de inteligência e educação financeira para olhar para os investimentos dessa forma, mas, no longo prazo, é extremamente importante ter e construir essa mentalidade.
Eu te incentivo a começar a ampliar seus conhecimentos financeiros hoje e a começar a aprender os meandros de ver tudo como um negócio.
Não importa em que ponto da sua vida você está. O que importa é a mentalidade que você adota nos seus investimentos. Pense como um empreendedor. Seus investimentos são um negócio e você precisa tratá-los como tal para que atinja seus objetivos financeiros.
Abraço!
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA
Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso
Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro
A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje
A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.
Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores
Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana
Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo
Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado
A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo