As 4 regras de todos os investimentos
Criar sua mentalidade empreendedora vai te ajudar a mudar a forma com que você olha a vida e com que investe.

Uma noite, eu e Kim jantamos com um famoso defensor da gestão de recursos para pessoas físicas. Ele olhou para nós e perguntou: "Vocês sabem qual é a diferença entre vocês e o resto de nós ensinando finanças pessoais?"
Sem ter certeza do que ele estava falando, balançamos a cabeça negativamente.
Ele disse: “Vocês dois olham tudo através dos olhos de um empreendedor, inclusive seus investimentos. Vocês vêem tudo como um negócio.”
No caminho para casa, eu e Kim conversamos sobre o comentário de Dave. Ele estava certo. Vemos tudo o que fazemos através das lentes do empreendedorismo.
O isso significa exatamente?
No mundo dos investimentos, significa que todo investimento é um negócio. Ele deve ter sua própria demonstração de resultados e balanço, deve ter vendas e marketing, deve ser lucrativo para sobreviver, deve ter uma equipe por trás e deve ter um objetivo para existir. Esses são os fundamentos de um negócio bem-sucedido e também são os fundamentos de um investimento bem-sucedido.
Leia Também
Talvez neste momento alguns de vocês estejam dizendo: "Sim, mas estou comprando apenas algumas ações. Não preciso de todas essas coisas."
É um exemplo perfeito. O que cada ação representa? Uma ação é uma parte da empresa. E uma empresa não precisa de vendas e marketing, demonstrações financeiras precisas, uma forte equipe de gestores, um objetivo ou missão e um bom fluxo de receita para ter sucesso ao longo dos anos?
Claro que sim!
No entanto, quantas pessoas fazem sua lição de casa e pesquisam os fundamentos da empresa em que estão investindo antes de comprar ações dessa companhia? Muito poucas. Mas posso lhe dizer que o megainvestidor Warren Buffett, sim, faz isso.
Aqui está uma ótima citação de Buffett: "Sou um investidor melhor porque sou um empresário, e sou um empresário melhor porque sou um investidor melhor".
As 4 regras para todos os investimentos
Sou empresário desde os nove anos de idade, quando eu e meu amigo Mike começamos nosso primeiro negócio de aluguel gibis. Naquela idade, não era uma situação de "faça ou morra", mas houve muito aprendizado.
Por meio dos olhos de um empreendedor, eis as regras de investimento que sigo:
1. O investimento deve colocar dinheiro no meu bolso
Primeiro, eu procuro fluxo de caixa. Segundo, procuro valorização. Lembre-se: um bom investidor está no negócio de construir sua coluna de ativos. Qualquer investimento que não coloque dinheiro no seu bolso não é um ativo. É um passivo.
2. O investimento tem que ser capaz de se manter por si só
Um investimento não pode sobreviver graças ao fluxo de caixa ou financiamento de outro investimento. No mundo dos negócios, você não pode usar o patrimônio de uma empresa para manter uma subsidiária. Cada uma delas deve ser lucrativa por si só. O mesmo vale para os investimentos.
É exatamente isso que o meu analista ai no Brasil vai ensinar gratuitamente para você na Semana do Pai Rico, Pai Pobre.
3. Eu quero controlar o investimento sempre que possível
No setor imobiliário e nos meus negócios, eu controlo as receitas, despesas e dívidas. O que quero dizer com controle? Vou usar como exemplo dirigir um carro. Para ser um motorista que dirige de forma segura, há seis controles básicos com os quais todos nós devemos contar:
- Volante
- Acelerador
- Freio
- Câmbio
- Carteira de motorista
- Seguro
Você não dirigiria um carro se não tivesse todos os controles acima. Ainda assim, no que se refere a investimentos, a maioria das pessoas investe sem ter nenhuma influência sobre os seis controles básicos de investimento ou negócios:
- Receitas
- Despesas
- Valor do ativo
- Passivos
- Educação/gestão financeira
- Seguro
O motivo pelo qual Warren Buffett diz que é um investidor melhor é porque ele é um empresário que tem controle sobre esses seis níveis em um negócio.
Em outras palavras, ele pode dizer o quão bom um investimento é analisando o quão bem os gestores manipulam esses controles básicos. Na maioria dos seus investimentos, Buffett não apenas compra uma posição acionária, mas faz o que pode para assumir o controle acionário.
Com investimentos em empresas de capital fechado e commodities, nos quais não posso controlar essas coisas, faço o possível para acompanhar e monitorar ativamente o que está acontecendo. Nunca pare de procurar formas de aprimorar o investimento e ampliar o seu valor ou o valor que ele gera de retorno para você.
4. Todo investimento tem que ter uma saída estratégica ou opções de saída
A regra é: saiba quando você vai vender antes mesmo de comprar.
Isso deve ser baseado em preço, data, certos eventos de mercado ou eventos pessoais.
Eu e Kim, por exemplo, tendemos a manter nossos investimentos no mercado imobiliário, não vendê-los. Ainda assim, sabemos o que seria necessário para vendê-los. Em 2006, quando o mercado imobiliário nos Estados Unidos estava no seu pico, recebemos uma proposta extremamente alta para um dos nossos edifícios que gerava uma ótima renda passiva.
Nós vendemos o imóvel e usamos o lucro num outro empreendimento residencial maior que nos oferece retorno sobre o investimentos ainda mais alto. Em 2018, estávamos no mesmo "modo de venda".
Indo além da média
No fim das contas, eu e Kim nos tornamos muito bem-sucedidos como investidores justamente porque vemos cada investimento como um negócio. A maioria dos investidores comuns não faz isso e, como consequência, têm resultados medianos.
Ao contrário de quem é empregado, os empreendedores não confiam na "rede de segurança" de um salário pago por um terceiro. Eles aprendem com seus erros, são orientados a resolver problemas, enfrentam desafios com novas respostas e obtêm resultados independentemente do tempo em casa ou do esforço necessário.
Criar sua mentalidade empreendedora vai te ajudar a mudar a forma com que você olha a vida e com que investe. É necessário certo nível de inteligência e educação financeira para olhar para os investimentos dessa forma, mas, no longo prazo, é extremamente importante ter e construir essa mentalidade.
Eu te incentivo a começar a ampliar seus conhecimentos financeiros hoje e a começar a aprender os meandros de ver tudo como um negócio.
Não importa em que ponto da sua vida você está. O que importa é a mentalidade que você adota nos seus investimentos. Pense como um empreendedor. Seus investimentos são um negócio e você precisa tratá-los como tal para que atinja seus objetivos financeiros.
Abraço!
SEXTOU COM O RUY
O cenário para a bolsa brasileira mudou; saiba como se preparar
30 de outubro de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Amigo da onça na bolsa: balanço da Vale (VALE3), Fed, tecla SAP e agenda cheia mexem com mercados após fuga de Flávio Bolsonaro
29 de outubro de 2026 - 8:07EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil
28 de outubro de 2026 - 19:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Rota de fuga: investidores repercutem decisão do Fed, balanços, imposto sobre dividendos, formação do governo e paradeiro de Flávio Bolsonaro
28 de outubro de 2026 - 8:54O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Não precisa ser assim: Ibovespa junta os cacos da ressaca eleitoral
27 de outubro de 2026 - 8:59INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
O choque passou pela bolsa, mas o veredito virá do fiscal
27 de outubro de 2026 - 7:10O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Nunca antes: bolsa, dólar e juros reagem à reeleição de Lula com circuit-breaker no radar dos investidores
26 de outubro de 2026 - 8:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O jogo só termina quando acaba: WEG em queda, IPCA-15 e cautela na bolsa no último pregão antes do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro
23 de outubro de 2026 - 7:51SEXTOU COM O RUY
A bolsa tem bons motivos para continuar subindo, mas a WEG (WEGE3) serve como alerta
23 de outubro de 2026 - 6:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Uma nova aposentadoria complementar: novas pesquisas eleitorais e início da temporada de balanços movimentam os mercados
22 de outubro de 2026 - 8:27EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual
21 de outubro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um passo de cada vez: início da temporada de balanços e pesquisa Quaest mexem com os mercados hoje
21 de outubro de 2026 - 8:44O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
20 de outubro de 2026 - 8:23INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
20 de outubro de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Temporada de balanços do 3T26, visão de dono para empreender e eleições: o que movimenta os mercados hoje
19 de outubro de 2026 - 8:28VISÃO DE DONO
Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono
19 de outubro de 2026 - 6:45PLANO A
Caça às bruxas: os fundos de previdência caros e pouco rentáveis que nós não recomendamos
18 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY
A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?
16 de outubro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO