O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
As idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Muito do que vivem como adultos vem das fórmulas vencedores que aprendem quando crianças.
Com frequência me perguntam: "Com qual idade devo começar a ensinar meu filho sobre dinheiro?" Minha resposta é: "Quando seu filho se interessar por dinheiro".
Então eu digo: "Eu tenho um amigo com um filho de cinco anos. Se eu segurasse uma nota de cinco dólares e uma nota de vinte dólares e perguntasse à criança: ‘Qual deles você quer?' Qual deles a criança vai pegar?"
A pessoa que me faz a pergunta costuma dizer sem hesitar: "A nota de vinte dólares".
Eu respondo: "Exatamente. Até uma criança de cinco anos já entende a diferença entre uma nota de cinco e vinte dólares."
Diferentes psicólogos da área de educação me disseram que as idades entre nove e quinze anos são cruciais no desenvolvimento de uma criança. Esta não é uma ciência exata, e diferentes especialistas dirão coisas diferentes.
Não sou especialista em desenvolvimento infantil, portanto, tome o que digo como uma orientação geral, não como palavras de experiência profissional. Um especialista com quem conversei disse que, com aproximadamente nove anos de idade, as crianças começam a se afastar da identidade de seus pais e a procurar a sua. Eu sei que isso era verdade para mim porque, aos nove anos de idade, comecei a trabalhar com meu pai rico. Eu queria me afastar da realidade do mundo de meus pais, então precisava de uma nova identidade.
Leia Também
Outro especialista disse que, entre essas idades, as crianças desenvolvem o que é chamado de "fórmula vencedora". Esse especialista descreveu a fórmula vencedora como a ideia da criança sobre qual é a melhor forma para ela sobreviver e vencer. Aos nove anos, eu sabia que a escola não fazia parte da minha fórmula vencedora, especialmente depois que meu amigo Andy foi considerado um gênio e eu não.
Eu pensei que tinha uma chance melhor de ser uma estrela do esporte ou ser rico do que um acadêmico como Andy e meu pai. Em outras palavras, se uma criança pensa que é boa na escola, sua fórmula vencedora pode ser permanecer na escola e se formar com honras. Se a criança não estiver indo bem na escola ou não gostar da escola, ela pode buscar uma fórmula diferente.
Esse especialista também apresentou alguns outros pontos notáveis de fórmulas vencedoras. Ele disse que os conflitos entre pais e filhos começam quando a fórmula vencedora da criança para o sucesso não é a mesma que a fórmula dos pais. O especialista também disse que os problemas familiares começam quando os pais começam a impor sua fórmula vencedora à criança sem antes respeitar a fórmula da dela. Os pais precisam ouvir atentamente a fórmula vencedora da criança.
Antes de continuarmos com a ideia de dar ao seu filho poder sobre o dinheiro, há algo que vale a pena mencionar para os adultos. Esse especialista disse ainda que muitos adultos se metem em problemas mais tarde na vida quando percebem que as fórmulas vencedoras que surgiram quando crianças hoje não são mais vencedoras para eles. Muitos adultos procuram mudanças de emprego ou carreira.
Alguns continuam tentando fazer a fórmula funcionar mesmo depois de perceberem que ela não está funcionando mais. Ainda assim, outros entram em depressão, pensando que fracassaram na vida, em vez de perceberem que era uma fórmula vencedora que parou de vencer. Em outras palavras, as pessoas geralmente ficam felizes se estão felizes com sua fórmula vencedora. As pessoas ficam descontentes com a vida se estão cansadas da sua fórmula ou se a fórmula não está mais tendo sucesso ou se percebem que sua fórmula não está levando-as para onde elas querem ir.
Quando se trata de dinheiro, muitas pessoas desenvolvem uma fórmula vencedora sem nenhum poder. Em outras palavras, as pessoas geralmente criam uma fórmula perdedora para o dinheiro porque não têm poder. Por mais estranho que possa parecer, criam uma fórmula que faz com que percam dinheiro, porque essa é a única fórmula que conhecem.
Por exemplo, eu conheci recentemente uma pessoa que está presa em uma carreira que odeia. Ele administra uma concessionária de veículos para o pai. Ganha uma boa renda, mas está infeliz. Odeia ser empregado do seu pai e odeia ser conhecido como o filho do chefe. No entanto, ele continua lá.
Quando perguntei a ele por que ele permanece lá, sua única resposta foi: "Bem, eu não achava que poderia criar essa concessionária Ford sozinho. Então achei melhor ficar até o velho se aposentar. Além disso, estou ganhando muito dinheiro."
Sua fórmula é ganhar com dinheiro, mas ele perde a capacidade de descobrir o quão poderoso poderia ser caso se libertasse da segurança desse trabalho.
Outro exemplo de uma fórmula vencedora desperdiçada é a esposa de um amigo que permanece em um emprego que ama, mas que não está progredindo financeiramente. Em vez de mudar sua fórmula aprendendo novas habilidades, ela assume trabalhos estranhos nos fins de semana e depois reclama que não tem tempo suficiente com seus filhos. Obviamente, sua fórmula é: "Trabalhe duro com o que você ama e aguente firme."
Meu pai pobre com frequência dizia: "Eu nunca serei rico. Não tenho interesse em dinheiro" ou "Não posso bancar isso". Talvez ele dissesse essas coisas porque tivesse muitas despesas médicas para pagar ou porque ao longo da sua vida adulta tivesse enfrentado muitas dificuldades financeiras. Mas não acho que era isso.
Eu acho que foi essa sua percepção pequena, de grama, não de tonelada, que contribuiu para que ele tivesse tantos problemas financeiros.
São os pais que mais podem influenciar as percepções da vida de uma criança. Como mencionado anteriormente, Kim e eu não temos filhos, por isso não digo aos pais como podem ser pais melhores.
Escrevo sobre como ajudar a moldar as percepções de dinheiro de uma criança. A coisa mais importante que os pais podem fazer quando se trata de dinheiro é influenciar a percepção de dinheiro da criança.
Quero que os pais dêem aos filhos a percepção de que a criança tem poder sobre o dinheiro, não a percepção de que a criança é escrava do dinheiro. Como meu pai rico disse: "Quanto mais você precisar de dinheiro, menos poder terá sobre o dinheiro".
Possivelmente, os melhores presentes que recebi vieram dos meus dois pais nos momentos em que eu estava com mais problemas. Quando eu estava saindo do ensino médio, meu pai professor sempre me lembrava o quão inteligente eu era.
Quando eu estava perdendo financeiramente, meu pai rico ficava me lembrando que homens verdadeiramente ricos perderam mais de um negócio. Ele também diria que foram as pessoas pobres que perderam menos dinheiro e viviam com mais medo de perder o pouco que tinham.
Então, um pai me incentivou a aceitar minhas falhas acadêmicas e transformá-las em pontos fortes. E meu pai rico me incentivou a aceitar minhas perdas financeiras e transformá-las em ganhos financeiros. Eles podem ter ensinado assuntos diferentes, mas, de várias maneiras, os dois pais estavam dizendo a mesma coisa.
É quando as crianças vêem o pior em si mesmas que é o trabalho dos pais ver apenas o melhor. Você pode notar que isso funciona não apenas em crianças pequenas, mas também em crianças já não tão crianças assim.
Quando as coisas estão piores na vida de seu filho, você, como pai, recebe uma grande oportunidade — a oportunidade de ser o melhor professor e amigo que seu filho jamais terá.
Antes de me despedir, deixo aqui o convite para você assistir à série de quatro vídeos sobre como gerar renda sem sair de casa.
Abraço
No atual cenário, 2 milhões de barris extras por dia na oferta global exerceriam uma pressão para baixo nos preços de petróleo, mas algumas considerações precisam ser feitas — e podem ajudar a Petrobras
Descubra oito empresas que podem ganhar com a reconstrução da Venezuela; veja o que mais move o tabuleiro político e os mercados
O jogo político de 2026 vai além de Lula e Bolsonaro; entenda como o trade eleitoral redefine papéis e cenários
Veja por que companhias brasileiras estão interessadas em abrir capital nos Estados Unidos e o que mais move os mercados hoje
As expectativas do norte-americano Rubio para a presidente venezuelana interina são claras, da reformulação da indústria petrolífera ao realinhamento geopolítico
Assim como na última temporada de Stranger Things, encontrar a abertura certa pode fazer toda a diferença; veja o FII que ainda é uma oportunidade e é o mais recomendado por especialistas
Crise na Venezuela e captura de Maduro expõem a fragilidade da ordem mundial pós-1945, com EUA e China disputando influência na América Latina
A construtora Direcional (DIRR3) recebeu três recomendações e é a ação mais indicada para investir em janeiro; acompanhe também os efeitos do ataque no preço da commodity
O ano novo bate mais uma vez à porta. E qual foi o saldo das metas? E a lista de desejos para o ano vindouro?
China irá taxar importação de carne, o que pode afetar as exportações brasileiras, mercado aguarda divulgação de dados dos EUA, e o que mais você precisa saber para começar o ano bem-informado
Da Cogna (COGN3) , que disparou quase 240%, à Raízen (RAIZ4), que perdeu 64% do seu valor, veja as maiores altas e piores quedas do Ibovespa no ano de 2025
Conheça a história da Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME) e do Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), e quais são seus planos para ajudar ainda mais mulheres
A definição de “surpresa”, neste escopo, se refere a um evento para o qual o consenso de mercado atribui uma probabilidade igual ou inferior a 33%, enquanto, na nossa opinião, ele goza de uma chance superior a 50% de ocorrência
Itaú Unibanco (ITUB4) manteve-se na liderança, e o Banco do Brasil (BBAS3). Veja como se saíram também Bradesco (BBDC4) e Santander Brasil (SANB11)
Mesmo em um cenário adverso, não surpreende que o segmento em destaque tenha encerrado 2025 como o segundo que mais se valorizou dentro do universo de FIIs
Em um ano em que os “grandes times”, como o bitcoin e o ethereum, decepcionaram, foram os “Mirassóis” que fizeram a alegria dos investidores
Como fazer previsões é tão inevitável quanto o próprio futuro, vale a pena saber o que os principais nomes do mercado esperam para 2026
De Trump ao dólar em queda, passando pela bolha da IA: veja como o ano de 2025 mexeu com os mercados e o que esperar de 2026
A movimentação das bolsas na semana do Natal, uma reportagem especial sobre como pagar menos imposto com a previdência privada e mais
O mercado não está olhando para a exaustão das minas de minério de ferro — esse dado pode impulsionar o preço da commodity e os ganhos da mineradora