🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Teria Lester medo do Coronavírus? Sinal para comprar Bolsa – e digo aqui qual papel

É difícil ficar bravo, quando há tanta razão para continuar otimista com os fundamentos da Bolsa brasileira

3 de março de 2020
9:11 - atualizado às 13:32
Kevin Spacey, como Lester Burnham, no filme "Beleza Americana", de Sam Mendes (1999) - Imagem: Reprodução

Você sobreviveu à semana passada? Se sim, ótimo. Sinal de que tem lido minhas poucas e humildes palavras. Caso não as tenha apenas lido, mas também seguido alguma coisa do que eu disse, ao menos na margem, deve ter comprado um pouquinho de proteção, como ouro ou moeda forte (dólar, por exemplo).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se foi isso, meus parabéns. Muito provavelmente o retorno consolidado de sua carteira deve ser superior ao de muito profissional no mercado atualmente. Gente de ponta.

Não me leve a mal. Não sou do tipo que prega apocalipse ad eternum para que, algum dia no futuro, esteja finalmente certo, de modo que minhas provocações acabam funcionando de um jeito de outros.

Não. Nunca.

Sou daqueles que tem completa noção de que até um relógio quebrado mostra a hora certa duas vezes ao dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, por mais controverso que possa soar, o cara (eu no caso) que agora diz ter falado da importância de ouro para proteger as carteiras de investimento também é o mesmo otimista que está esperando a Bolsa tocar, em um futuro próximo, a marca dos 150 mil pontos.

Leia Também

Antes que me perguntem: sim, existe fundamento para acreditar nisso. E sim, é possível gostar de ouro e Bolsa ao mesmo tempo.

Na verdade, as posições são complementares e não antagônicas, como um olhar mais desatento poderia pressupor.

Todos já estão cansados de ouvir como a Bolsa sofreu na semana passada, tendo atravessado a pior semana desde 2011. Loucura total. Caos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas enquanto uns choram, outros vendem lenço. Poderíamos, inclusive, traçar um paralelo com uma das últimas brilhantes observações de Lester Burnham em "American Beauty" (1999):

"Acho que eu deveria estar muito puto pelo que aconteceu comigo. Mas é difícil ficar bravo, quando há tanta beleza no mundo.”

Deveríamos estar putos devido a Bolsa ter despencado? Se o leitor está tão otimista como eu, deve ter algo como 40% de exposição à Bolsa.

Em minha opinião, não, não deveríamos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lester não teria medo do Coronavírus. É difícil ficar bravo, quando há tanta razão para continuar otimista com os fundamentos da Bolsa brasileira

Não sou ingênuo também. Tenho convicção de que as medidas tomadas, em especial na China, para o combate do novo vírus afetarão no curto prazo a cadeia de suprimento global e, consequentemente, os indicadores mais importantes da economia mundial.

Contudo, vale lembrar que, em geral, o mercado costuma extrapolar os efeitos de longo prazo de ruídos de cauda conjunturais.

O que eu quero dizer? Que o mercado (aqui leia-se os agentes de mercado) adora exagerar quando toma um susto. Acredito ter sido esse o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Note abaixo um gráfico interessantíssimo. Ele descreve o movimento dos ciclos econômicos, empresariais e sentimentais. Veja como, grosso modo, o ciclo emocional é o de maior amplitude. Isso porque gostamos de viver a vida com emoção.

Fonte: Empiricus

Basicamente, após um exagero que nos leva ao fundo do poço (vale), vivenciamos uma alta ainda mais acentuada. Quando os ciclos econômicos e empresariais se unem em apoio então, nem se fale.

O que eu quero dizer é que acredito ter verificado uma única janela de oportunidade para esse grande Bull Market iniciado em 2016. É provavelmente uma das últimas chances de se pegar esse ciclo com maior intensidade antes que uma desaceleração mais forte chegue no exterior.

Na prática, a necessidade imperativa é de ir comprando algumas coisas que acabaram ficando bem baratas com o sell off da semana passada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Bolsa tem que subir, pois não faz sentido que ela permaneça nos patamares atuais. Vivemos em um país que passa por um momento de ciclo econômico favorável, em estágio de plena recuperação, somado ao início da potencial pujança empresarial que vem em seguida.

Além disso, o Brasil passa pelo maior, mais profundo e mais abrangente programa de reformas estruturantes de sua história. Não existe outro país emergente no momento que esteja se propondo a mudar tanto para melhor em tão pouco tempo.

A consequência óbvia, paralelamente à política fiscal restritiva, monetária expansionista e cambial depreciativa, é que ativos de risco se tornam cada vez mais atrativos aos agentes econômicos locais e, posteriormente, ao estrangeiros.

Meu entendimento aponta para ETFs (fundos de índice) como estando entre as principais oportunidades na classe dos investidores responsavelmente ousados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É o caso do SMAL11, fundo negociado em Bolsa que busca replicar o retorno do índice de small caps do mercado acionário brasileiro. Dessa forma, é possível se expor de maneira diversificada, sempre controlando os riscos.

Ideias como essa são normais nas séries da Empiricus. O SMAL11 tem sido acompanhado de perto pelo próprio Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, em sua publicação Carteira Empiricus, um dos best-sellers de Miranda ao lado de a Palavra do Estrategista.

Os convido a conferir essas e outras ideias lá na Empiricus!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O segredo do Copom, o reinado do Itaú e o que mais movimenta o seu bolso hoje

4 de novembro de 2025 - 7:50

O mercado acredita que o Banco Central irá manter a taxa Selic em 15% ao ano, mas estará atento à comunicação do banco sobre o início do ciclo de cortes; o Itaú irá divulgar seus resultados depois do fechamento e é uma das ações campeãs para o mês de novembro

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Política monetária não cede, e fiscal não ajuda: o que resta ao Copom é a comunicação

4 de novembro de 2025 - 7:10

Mesmo com a inflação em desaceleração, o mercado segue conservador em relação aos juros. Essa preferência traz um recado claro: o problema deriva da falta de credibilidade fiscal

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Inteligência artificial — Party like it’s 1998

3 de novembro de 2025 - 22:11

Estamos vivendo uma bolha tecnológica. Muitos investimentos serão mais direcionados, mas isso acontece em qualquer revolução tecnológica.

DÉCIMO ANDAR

Manter o carro na pista: a lição do rebalanceamento de carteira, mesmo para os fundos imobiliários

2 de novembro de 2025 - 8:00

Assim como um carro precisa de alinhamento, sua carteira também precisa de ajustes para seguir firme na estrada dos investimentos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Petrobras (PETR4) pode surpreender com até R$ 10 bilhões em dividendos, Vale divulgou resultados, e o que mais mexe com seu bolso hoje

31 de outubro de 2025 - 7:58

A petroleira divulgou bons números de produção do 3° trimestre, e há espaço para dividendos bilionários; a Vale também divulgou lucro acima do projetado, e mercado ainda digere encontro de Trump e Xi

SEXTOU COM O RUY

Dividendos na casa de R$ 10 bilhões? Mesmo depois de uma ótima prévia, a Petrobras (PETR4) pode surpreender o mercado

31 de outubro de 2025 - 6:07

A visão positiva não vem apenas da prévia do terceiro trimestre — na verdade, o mercado pode estar subestimando o potencial de produção da companhia nos próximos anos, e olha que eu nem estou considerando a Margem Equatorial

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale puxa ferro, Trump se reúne com Xi, e bolsa bateu recordes: veja o que esperar do mercado hoje

30 de outubro de 2025 - 7:34

A mineradora divulga seus resultados hoje depois do fechamento do mercado; analistas também digerem encontro entre os presidentes dos EUA e da China, fala do presidente do Fed sobre juros e recordes na bolsa brasileira

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O silêncio entre as notas

29 de outubro de 2025 - 20:00

Vácuos acumulados funcionaram de maneira exemplar para apaziguar o ambiente doméstico, reforçando o contexto para um ciclo confiável de queda de juros a partir de 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A corrida para investir em ouro, o resultado surpreendente do Santander, e o que mais mexe com os mercados hoje

29 de outubro de 2025 - 8:10

Especialistas avaliam os investimentos em ouro depois do apetite dos bancos centrais por aumentar suas reservas no metal, e resultado do Santander Brasil veio acima das expectativas; veja o que mais vai afetar a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que a motosserra de Milei significa para a América Latina, e o que mais mexe com seu bolso hoje

28 de outubro de 2025 - 7:50

A Argentina surpreendeu nesta semana ao dar vitória ao partido do presidente Milei nas eleições legislativas; resultado pode ser sinal de uma mudança política em rumo na América Latina, mais liberal e pró-mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A maré liberal avança: Milei consolida poder e reacende o espírito pró-mercado na América do Sul

28 de outubro de 2025 - 7:31

Mais do que um evento isolado, o avanço de Milei se insere em um movimento mais amplo de realinhamento político na região

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os balanços dos bancos vêm aí, e mercado quer saber se BB pode cair mais; veja o que mais mexe com a bolsa hoje

27 de outubro de 2025 - 8:09

Santander e Bradesco divulgam resultados nesta semana, e mercado aguarda números do BB para saber se há um alçapão no fundo do poço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Só um susto: as ações desta small cap foram do céu ao inferno e voltaram em 3 dias, mas este analista vê motivos para otimismo

24 de outubro de 2025 - 8:03

Entenda o que aconteceu com os papéis da Desktop (DESK3) e por que eles ainda podem subir mais; veja ainda o que mexe com os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Por que o tombo de Desktop (DESK3) foi exagerado — e ainda vejo boas chances de o negócio com a Claro sair do papel

24 de outubro de 2025 - 6:01

Nesta semana os acionistas tomaram um baita susto: as ações DESK3 desabaram 26% após a divulgação de um estudo da Anatel, sugerindo que a compra da Desktop pela Claro levaria a concentração de mercado para níveis “moderadamente elevados”. Eu discordo dessa interpretação, e mostro o motivo.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Títulos de Ambipar, Braskem e Raízen “foram de Americanas”? Como crises abalam mercado de crédito, e o que mais movimenta a bolsa hoje

23 de outubro de 2025 - 8:21

Com crises das companhias, investir em títulos de dívidas de empresas ficou mais complexo; veja o que pode acontecer com quem mantém o título até o vencimento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: As ações da Ambipar (AMBP3) e as ambivalências de uma participação cruzada

22 de outubro de 2025 - 20:00

A ambição não funciona bem quando o assunto é ação, e o caso da Ambipar ensina muito sobre o momento de comprar e o de vender um ativo na bolsa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Caça ao Tesouro amaldiçoado? Saiba se Tesouro IPCA+ com taxa de 8% vale a pena e o que mais mexe com seu bolso hoje

22 de outubro de 2025 - 7:58

Entenda os riscos de investir no título público cuja remuneração está nas máximas históricas e saiba quando rendem R$ 10 mil aplicados nesses papéis e levados ao vencimento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Crônica de uma tragédia anunciada: a recuperação judicial da Ambipar, a briga dos bancos pelo seu dinheiro e o que mexe com o mercado hoje

21 de outubro de 2025 - 8:00

Empresa de gestão ambiental finalmente entra com pedido de reestruturação. Na reportagem especial de hoje, a estratégia dos bancões para atrair os clientes de alta renda

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre o populismo e o colapso fiscal: Brasília segue improvisando com o dinheiro que não tem

21 de outubro de 2025 - 7:35

O governo avança na implementação de programas com apelo eleitoral, reforçando a percepção de que o foco da política econômica começa a se deslocar para o calendário de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico

20 de outubro de 2025 - 19:58

Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar