Menu
2020-08-10T16:46:02-03:00
Ricardo Gozzi
Mercados hoje

Volátil, Ibovespa firma alta com impacto da alta do petróleo sobre ações da Petrobras

Decretos de Trump sobre ajuda emergencial a desempregados norte-americanos sustentam ‘otimismo cauteloso’ no exterior

10 de agosto de 2020
10:43 - atualizado às 16:46
Selo Mercados AGORA Ibovespa dólar
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O Ibovespa passa por uma sessão volátil nesta segunda-feira. O mercado brasileiro de ações abriu em alta, passou a cair em meio a um movimento de realização de lucros entre os detentores de ações de empresas do setor varejista e depois voltou a subir sob o impacto da alta do petróleo nos mercados internacionais sobre as ações da Petrobras.

Ainda pesam as preocupações dos investidores com a questão fiscal em meio às tentativas do governo Jair Bolsonaro de burlar o teto de gastos, mas os decretos do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referentes à prorrogação da ajuda emergencial a desempregados norte-americanos - ainda que por um valor mais baixo que antes - e indicadores econômicos reforçando sinais de recuperação da economia chinesa sustentaram o otimismo no exterior.

Por volta das 16h40, o Ibovespa operava em alta de 0,55%, aos 103.345 pontos, em linha com a alta no índice Dow Jones e o fechamento no azul das principais bolsas europeias.

A canetada de Trump atravessou a tentativa de acordo entre democratas e republicanos sobre o tema e tende a provocar volatilidade nos mercados financeiros - tanto por se tratar de um ato com prazo de validade curto quanto por sua frágil sustentação legal.

Entre os fatores locais, a forte alta registrada pelo setor varejista na semana passada induziu os investidores a realizarem lucros no início da sessão de hoje. Os papéis ON da Hering (HGTX3), que na sexta-feira foram o destaque positivo do Ibovespa, caíam mais de 5%.

As ações do setor de e-commerce, por sua vez, acompanharam a pressão da realização de lucro com as ações do Mercado Livre sobre o índice Nasdaq em Nova York.

No lado positivo, CSN ON (CSNA3) subia mais de 7% depois de o JP Morgan ter elevado a recomendação das ações da siderúrgica a "neutra", de underperform (desempenho abaixo da média). Além disso, todo o setor de metalurgia e siderurgia beneficiou-se do desempenho do minério de ferro nos mercados internacionais.

Outro papel em alta forte é o Braskem PN (BRKM5). As ações da petroquímica avançam mais de 9% com a notícia de que a Odebrecht iniciou as ações para estruturar sua saída da companhia.

Já os papéis ON e PN da estatal brasileira de petróleo (PETR3 e PETR4) subiam cerca de 2% na esteira da alta do preço da commodity nos mercados internacionais.

Dólar e juro

Já o dólar abriu em queda seguindo a tendência internacional nos mercados de câmbio. Com o andar da sessão, entretanto, a moeda norte-americana passou a ganhar terreno ante divisas de países emergentes e exportadores de commodities.

Por volta das 16h40, o dólar era cotado em alta de 0,8%, a R$ 5,46.

Enquanto isso, os contratos de juros futuros fecharam em alta, próximos das máximas da sessão.

Os investidores estão atentos à divulgação, prevista para amanhã, da ata da reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil realizada na semana passadafecharam em queda acentuada tanto nos vencimentos mais curtos quanto nos mais longos por causa do corte na taxa Selic.

Confira os vencimentos com mais liquidez:

  • Janeiro/2021: de 1,870% para 1,875%;
  • Janeiro/2022: de 2,650% para 2,690%;
  • Janeiro/2023: de 3,760% para 3,790%;
  • Janeiro/2025: de 5,400% para 5,480%.
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

É dia de feira?

Maia diz que meta flexível em 2021 é ‘jabuticaba brasileira”

O governo resolveu abandonar uma meta fixa de resultado primário no ano que vem.

A queridinha de Wall Street

Ações da Tesla, de Elon Musk, sobem forte após recomendação do Goldman Sachs

A forte alta anual dos papéis ganhou ainda mais força depois da inclusão da Tesla no S&P 500, a partir de 21 de dezembro.

em busca de recursos

Empresas do agronegócio se preparam para ir à Bolsa; veja candidatas

Seis empresas do segmento já entraram com o pedido na CVM; setor, que há tempos sustenta o PIB brasileiro, vinha distante das ofertas de ações

OTIMISMO

Guedes admite PIB um pouco abaixo do esperado, mas vê economia voltando

Resultado leva Ministério da Economia a defender fim dos auxílios emergenciais adotados durante a pandemia

efeito pandemia

Crise longe do fim? 6 pontos para entender o PIB do terceiro trimestre

Economia cresceu 7,7% no período, segundo o IBGE, abaixo do esperado pelo mercado financeiro – que ignora o resultado no pregão desta quinta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies