A reforma da Previdência é rejeitada por 51% dos brasileiros. É o que indica a pesquisa Datafolha, divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quarta-feira (10).
A oposição à proposta do governo Bolsonaro é menor que a registrada contra a reforma do governo Michel Temer (MDB). Às vésperas do texto ser votado pela comissão especia da Câmara, em abril de 2017, 71% rejeitavam a reforma apresentada pelo MDBista.
Os números sobre a reforma do governo atual indicam que 41% da população é favorável, 2% se diz indiferente e 7% não sabe. A oposição à reforma é maior entre mulheres (56%). Já entre homens, 48% se dizem a favor.
A polarização que marcou a eleição presidencial também fica clara na discussão sobre a reforma. Entre quem votou no presidente Jair Bolsonaro (PSL), 55% são a favor da reforma e 36% contrários. Já eleitores do Fernando Haddad (PT) tem grande desaprovação do principal projeto governista: 72%.
Diz ainda a pesquisa do Datafolha que, entre quem tem renda familiar acima de dez salários mínimos (R$ 9.998 em 2019), 50% apoia a reforma; 47% é contra. A maior rejeição é entre funcionários públicos (63%).
O Datafolha ouviu 2.086 brasileiros com 16 anos ou mais, em 130 municípios em todo o Brasil, em 2 e 3 de abril, informa o jornal Folha de S. Paulo.