O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Estimativa subiu de 2,17% para 2,32%. Para 2019, PIB deve crescer 0,9%. Governo avalia que retomada puxada pelo setor privado já está em curso
Melhora recente da atividade, saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), forte redução do juro e recuperação puxada pelo setor privado embasam a melhora nas projeções de crescimento da economia feitas pela Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia.
Para 2019, o crescimento deve ser de 0,90%, pouco acima do 0,85% estimado no começo de setembro. Para 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer 2,32%, contra prognóstico anterior de 2,17%, formulado em julho. Para os anos seguintes (2021 a 2023) a projeção foi mantida em 2,5%. Para dar um parâmetro, a mediana do mercado, captada pelo Focus, está em 0,92% para 2019 e 2% para 2020.
Em sua apresentação, o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, ressaltou que é o PIB do setor privado que vem liderando o crescimento, comprovando tese defendida pelo ministro Paulo Guedes desde sua chega ao governo.
“A grande mensagem é que o mix de crescimento foi alterado. É o setor privado que puxa o crescimento. Abandonamos o sistema no qual o governo escolhia campeões e puxava o crescimento. Agora o investimento vai para onde ele é mais produtivo, mais eficiente”, disse o secretário.
Sachsida também chamou atenção para o impacto da aprovação da reforma da Previdência na redução do risco-país e melhora no ambiente de negócios.
Otimismo?
Leia Também
Segundo o secretária, nesse ano, a projeção da SPE é menos otimista que o Focus. Para ele, quanto se olha a previsão para o futuro, é importante olhar a tendência, não só o número.
"Acho que o Focus já, já converge para o nosso número. Instituições privadas, de renome, já trabalham com 3%. Se você levar isso em conta, estamos até pessimistas. Não acho 2020 otimista, acho até uma estimativa bem conservadora, no perfil da SPE", disse.
O Boletim MacroFiscal apresentado nesta quinta-feira traz alguns estudos da SPE mostrando o aumento do investimento do setor privado e sustentando que passamos por uma consolidação fiscal expansionista, a redução dos gastos do governo contribui para a retomada do crescimento (contrariando a ala Keynesiana, que quer mais gastos para reativar a economia). Veja aqui a apresentação dos dados.
Na entrevista, o secretário foi bastante questionado sobre o resultado do leilão da cessão onerosa, que não teve investimentos de empresas estrangeiras. Segundo Sachsida, tinha uma riqueza enorme que não saia do fundo do mar “por problemas associados ao passado”.
“Tinha um problema difícil, anos parado, e esse nó foi desatado. Esse não é um mérito pequeno”, disse.
Novamente questionado se o resultado do leilão não seria sinal de falta de confiança do setor privado, Sachsida disse: “De maneira nenhuma”. Antes, o secretário já tinha argumentado que a Petrobras é investimento privado.
Para o secretário, temos de olhar outras questões, como o formato do leilão e o modelo de partilha. No entanto, ponderou que a SPE não é o órgão que fala de petróleo.
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação
O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.
Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600
Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país
Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar
“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC
Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung
Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.
Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos
Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo
O deputado acrescentou que, sob sua presidência, a Câmara não colocará em votação nenhuma proposta que altere o modelo atual de independência do BC
Na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o ministro avaliou sua gestão na Fazenda, rebateu o ceticismo de investidores, defendeu a autonomia do BC e comentou o caso Master, exaltando Gabriel Galípolo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.