Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-10-14T14:25:21-03:00
Jasmine Olga
Jasmine Olga
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
Você lembra do Windows Phone?

Bill Gates admite erro que poderia ter mudado a história dos smartphones

Em 2008, em uma reunião de emergência, a Microsoft decidiu remodelar os planos do seu sistema operacional para se adequar. E embora Gates tenha deixado o cargo de CEO em 2000, é provável que o seu conselho tenha sido levando em consideração

24 de junho de 2019
14:10 - atualizado às 14:25
Bill Gates
Bill Gates: bilionário pegou muitos de surpresa ao assumir erroImagem: Shutterstock

Você se lembra do Windows Mobile e do Windows Phone? O ambicioso projeto da Microsoft de criar um sistema operacional para smartphones não foi tão bem sucedido quanto os dos concorrentes Google e Apple e parte da culpa pode ter sido de ninguém mais ninguém menos do que do próprio Bill Gates.

O 2º homem mais rico do mundo e co-fundador da Microsoft andou revisitando os seus tempos na companhia e admitiu ter cometido um dos maiores erros 'de todos os tempos'. Em entrevista ao Village Global,  o bilionário disse que se arrepende de ter perdido a oportunidade de transformar o Windows Phone (uma evolução do Windows Mobile, lançado no início dos anos 2000) da Microsoft no que hoje é o Android do Google.

Para Gates, que hoje utiliza um celular Android, se não fosse um erro de gestão seu hoje a Microsoft poderia ser a empresa líder absoluta do setor de tecnologia e o seu produto teria sido a concorrente natural do iOS. Será que a história dos smartphones poderia ter sido diferente?

Atualmente, o Android é o sistema operacional mais utilizado no mundo e está presente em smartphones e tablets, além de possuir uma interface para TV, carro e relógio de pulso, também sendo utilizado em consoles de videogame, computadores e outros dispositivos.

A gigante da tecnologia Google adquiriu o Android em 2005 por US$ 50 milhões. E segundo declarações feitas em 2012 pelo ex-CEO Eric Schmidt, a ideia já era ganhar a briga em um momento em que o sistema operacional da Microsoft ainda dava os primeiros passos.

Pegou de surpresa

A declaração de Gates pegou muitas pessoas de surpresa. Muitos colocavam a derrota do Windows Phone na conta de Steve Ballmer, já que essa não teria sido a primeira vez que o então CEO da Microsoft teria subestimado o potencial de um concorrente.

Em um episódio marcante, Ballmer chegou a declarar que o iPhone era o telefone mais caro do mundo, mas faltava um atrativo para o consumidor: o teclado. Essa foi mais uma oportunidade perdida para a empresa, já que a era touchscreen ajudou a popularizar os smartphones e o próprio Android.

Em 2008, em uma reunião de emergência, a Microsoft decidiu remodelar os planos do seu sistema operacional para se adequar. E embora Gates tenha deixado o cargo de CEO em 2000, é provável que o seu conselho tenha sido levado em consideração já que continuava atuando no desenvolvimento de softwares na empresa.

O bilionário pode até não ter se envolvido diretamente nas decisões que decidiram o rumo do Windows Phone, mas a sua saída do cargo se deu no momento em que a Microsoft ficou para trás e o sistema operacional do Google despontou como a alternativa ao sistema da Apple.

 

 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Exile on Wall Street

Felipe Miranda: Entre “O fim do Brasil —parte 2” e o começo da terceira via

Depois do desastre com o teto de gastos, o que podemos esperar de uma resolução que não envolva nem Lula nem Bolsonaro?

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: Suas definições de “responsabilidade fiscal” foram atualizadas

A temporada de resultados brasileira, que começou na última sexta-feira, segue hoje com EcoRodovias, EDP Brasil, Neoenergia e TIM, após o fechamento do mercado. Enquanto isso, ao longo do dia, o presidente Jair Bolsonaro deverá lançar o Programa de Crescimento Verde, indicativo positivo para a COP26 de novembro

CRIPTOMOEDAS HOJE

Bitcoin (BTC) retoma os US$ 63 mil após cair na sexta-feira e outras criptomoedas sobem até 10% hoje; confira

Destaque para a Solana (SOL), que vem apresentando resultados acima da média das dez principais moedas do mundo

UM OLHO NO GATO, OUTRO NO PEIXE

Como a encrencada Evergrande pretende se inspirar em Elon Musk para sair da draga

Depois de depositar dinheiro devido a credores externos, fundador fala em deixar em segundo plano os empreendimentos imobiliários para investir em setores considerados mais promissores

MERCADOS HOJE

Ibovespa tenta se recuperar do baque fiscal e abre a semana em alta de mais de 2%; dólar recua

Os investidores começam a semana ainda digerindo a confirmação do rompimento do teto de gastos, mas como a situação deixou de ser especulativa, abre espaço para uma recuperação do Ibovespa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies