Menu
Marina Gazzoni
O melhor do Seu Dinheiro
Marina Gazzoni
É CEO do Seu Dinheiro
2019-04-09T10:34:42-03:00
Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

Está na hora de você comprar ações, Mana…

9 de abril de 2019
10:34
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A minha irmã me ligou neste fim de semana para pedir conselhos: “quero diversificar meus investimentos. Em que você acha que eu devo investir?”. Ela tem seus 30 e poucos, é casada, sem filhos, tem casa própria, está empregada e o marido também, tem reserva de emergência e plano de previdência. “Está na hora de você comprar ações, Mana”, respondi.

A minha irmã já saiu da poupança faz tempo e ela escolhe bons produtos na renda fixa. Mas ainda resiste em entrar na bolsa de valores. “Será que é hora de comprar?”, ela me perguntou no fim de semana. Ela está em dúvida diante da alta recente da bolsa. Afinal, o Ibovespa se valorizou quase 11% neste ano, mesmo com o tombo recente.

Eu disse para ela olhar além do timing e não pensar na bolsa como uma modinha. As ações deveriam ser ativos para manter na carteira dentro de um mix de investimentos. O melhor a fazer é buscar empresas com boa governança e bons fundamentos. Na hora da crise, elas vão sobreviver. E, se a economia ajudar, elas podem entregar excelentes resultados e fazer a alegria dos seus acionistas.

Para ajudar quem está na dúvida do que comprar, pedi para o Alexandre Mastrocinque, autor da coluna "Que Bolsa é essa?" passar um pente-fino nos últimos balanços financeiros divulgados pelas cerca de 350 empresas abertas brasileiras. Ele encontrou uma ação com potencial de tração no médio prazo e fez uma análise exclusiva para os leitores do Seu Dinheiro.

Eu já mandei o link para a minha irmã pelo Whatsapp e recomendo muito a leitura para você!

‘Não sou animal de combate’

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender o regime de capitalização para a Previdência - o mesmo que dias atrás o próprio Bolsonaro admitiu que não deve passar no Congresso. Ele também afirmou que não deve assumir a coordenação política do governo e fez uma “autopiada” sobre seu desempenho na CCJ na semana passada (aquele dia da confusão da 'tchutchuca'). O Eduardo Campos conta os detalhes da conversa nesta reportagem.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

O presidente Jair Bolsonaro volta a se reunir hoje com representantes partidários de seis legendas. Parece que caiu a ficha de que ele precisará trabalhar nas negociações com o Congresso para conseguir aprovar a reforma da Previdência. Bolsonaro ainda dá sinais ambíguos sobre como será a articulação política no seu governo.

Se ele se engajar mais pela reforma, teme ser acusado de interferir no poder Legislativo. O próprio Bolsonaro disse que “não é fácil” depender da agenda de outro poder...

Sob nova direção

A Embraer pegou o mercado de supetão hoje com um anúncio de mudança de comando. Seu novo presidente será Francisco Gomes Neto, que era CEO do grupo Marcopolo. Paulo Cesar de Souza e Silva permanece como conselheiro sênior até o fechamento da negociação com a Boeing. Preste atenção nas ações hoje...

Acesso negado

Enquanto a venda da Avianca não se concretiza, a operação sangra. A companhia aérea poderá deixar de operar em dois aeroportos brasileiros a partir desta quinta-feira. O motivo: dívidas não pagas com a administradora dos terminais. Confira os valores e quais aeroportos podem ser afetados.

Como a Receita calcula o imposto de renda e o valor das restituições

Imposto de Renda 2019 - IR 2019 - Leão

Você sabe como é feito o cálculo do imposto de renda devido e da restituição? Para cada modelo de declaração - completo ou simplificado - há uma regra de cálculo. Saiba como a conta é feita na reportagem de Natalia Gómez.

A Bula do Mercado: começa a reforma no Congresso

Foi dada a largada e o mercado financeiro se prepara para a leitura do parecer sobre a admissibilidade da proposta de reforma da Previdência na CCJ da Câmara, primeira etapa para a continuidade do processo no Congresso.

A expectativa é que as mudanças no texto, principalmente na aposentadoria rural e no benefício a idosos e deficientes de baixa renda, só ocorram na próxima fase, já na comissão especial. Enquanto isso, o mercado torce para que não ocorram atrasos no cronograma e que a proposta não sofra com uma forte desidratação.

Os investidores também estão de olho na movimentação lá fora. A novela da guerra comercial pode contar com a participação especial da União Europeia. Os Estados Unidos ameaçam impor novas tarifas contra a Europa, como forma de contestar subsídios concedidos à Airbus. A nova disputa mexe com as bolsas no hemisfério norte e acende um sinal de alerta com relação às negociações com a China.

Ontem, o Ibovespa fechou o dia com alta de 0,27%, aos 97.369,29 pontos. O dólar encerrou o dia com queda de 0,57%, a R$ 3,8496. Consulte a Bula do Mercado para saber como devem se comportar bolsa e dólar hoje.

Um grande abraço e ótima terça-feira!

Agenda

Índices
- IBGE divulga resultado das vendas do varejo em fevereiro
- FMI divulga relatório de perspectivas sobre a economia mundial

Política
- Relator da reforma da Previdência na CCJ da Câmara apresenta seu parecer
- União Europeia realiza seu 21º encontro com a China, com a presença de autoridades chinesas e europeias

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Relembre a história

Crime e castigo: Bernie Madoff, responsável pela maior pirâmide financeira da história, morre na cadeia

Condenado a 150 anos de prisão, financista que fraudou US$ 20 bilhões e enganou milhares de investidores morreu em desgraça aos 82 anos. Conheça sua história e relembre seus crimes.

Atividade em queda

Indicador da FGV mostra contração da economia em março com agravamento da pandemia

A queda nas expectativas dos consumidores foi um dos destaques negativos entre os componentes do indicador

Benefício com garantia

Paulo Guedes reeditará BEm somente após a aprovação do Orçamento ou da PEC “fura-teto”

“O ministro disse ‘ou um, ou outro, o que sair primeiro a gente faz o BEm'”, afirmou Paulo Solmucci, presidente da Abrasel

PPI

Decreto de Bolsonaro inclui Correios no Programa Nacional de Desestatização

A privatização dos Correios ainda depende da aprovação de um projeto de lei de autoria do Executivo que permite à iniciativa privada prestar serviços

Exile on Wall Street

Bitcoins, IPOs, reestruturações e M&As: coisas para comprar ainda nesta semana

De onde você menos espera é que não vem nada mesmo. É notável a regularidade da incompetência. Ela não surpreende. Está sempre por aí.  Lembro com frequência da famosa frase, já meio clichê, você tem razão, do Kennedy: não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies