Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-12-27T17:33:43-03:00
Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.
Bolsa e dólar hoje

Ibovespa vira para o campo negativo, com investidores embolsando lucros; dólar cai a R$ 4,05

Após a forte alta acumulada ao longo de dezembro, o Ibovespa cede a um movimento de realização de lucros nesta sexta-feira. O clima para os mercados, no entanto, segue bastante tranquilo — tanto é que o dólar à vista continuou encontrando espaço para alívio

27 de dezembro de 2019
10:12 - atualizado às 17:33
Selo Mercados AGORA Ibovespa dólar
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Teremos mais recordes do Ibovespa nesta sexta-feira (27)? Há duas maneiras de abordar essa pergunta. Em termos intradiários, a resposta é sim: o índice chegou a subir 0,51% mais cedo e tocou os 117.802,86 pontos, marcando uma nova máxima nessa base de comparação.

Mas e em termos de fechamento? Bem, ainda estamos longe do fim do pregão, mas a perspectiva não é muito animadora nesse front: por volta de 17h25, o Ibovespa recuava 0,60%, aos 116.500,95 pontos, influenciado por um movimento de realização dos lucros recentes.

Apesar da baixa, o ambiente segue tranquilo para os mercados financeiros, tanto aqui como lá fora — e o tom de calmaria visto no câmbio mostra que não há uma onda de pessimismo tomando conta dos agentes financeiros. O dólar à vista fechou em queda de 0,28%, a R$ 4,0503, acumulando baixa de 1,08% na semana.

Lá fora, os índices acionários americanos têm um dia de pouca movimentação: o Dow Jones (+0,15%) e o S&P 500 (+0,04%) operam em alta e flertam com mais recordes, enquanto o Nasdaq (-0,13%) cai.

Agenda econômica em foco

O principal destaque da agenda desta sexta-feira foi a divulgação da taxa de desemprego, que recuou de 11,6% para 11,2% no trimestre encerrado em novembro, de acordo com o IBGE.

A queda reforça a tendência de recuperação da economia observada em outros dados, o que favorece as ações das empresas ligadas ao setor de consumo, grande destaque do rali recente da bolsa.

A melhora na atividade também se reflete na inflação medida pelo IGP-M, que acelerou e bateu em 2,09% em dezembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O dado assusta à primeira vista, mas ficou levemente abaixo da mediana apurada pela pesquisa Projeções Broadcast, que previa alta de 2,12%.

Animação com a China

No exterior, atenção para o avanço de 5,4% no lucro das indústrias da China em novembro — o dado tinha recuado 9,9% em outubro. O indicador foi comemorado pelos mercados globais por sinalizar a recuperação da atividade do gigante asiático.

Considerando a perspectiva otimista em relação à China, as bolsas americanas tentam dar continuidade ao rali recente, buscando novas máximas. Esse noticiário também dá aval para um alívio generalizado no câmbio.

O dólar perde terreno em relação às divisas de países emergentes, como o peso mexicano, o rublo russo, o rand sul-africano e o peso chileno — o real, assim, pega carona no contexto internacional.

Juros estáveis

As curvas de juros não acompanharam o alívio no dólar e terminaram o dia com um viés de estabilidade. Por mais que o mercado de câmbio estivesse tranquilo hoje, a aceleração na inflação trouxe instabilidade ao mercado.

Veja como ficaram os principais DIs:

  • Janeiro/2021: de 4,59% para 4,58%;
  • Janeiro/2023: de 5,85% para 5,86%;
  • Janeiro/2025: estável em 6,51%;
  • Janeiro/2027: de 6,84% para 6,85%.

MRV em foco

No front corporativo, destaque para as ações ON da MRV (MRVE3), que operam em alta de 1,72% e lideram os ganhos do Ibovespa. Mais cedo, a construtora anunciou uma alteração na proposta de incorporação da companhia americana AHS Residential — um movimento que atendeu às demandas dos acionistas minoritários.

Veja quais são as ações de melhor desempenho do Ibovespa:

  • MRV ON (MRVE3): +1,72%
  • Braskem PNA (BRKM5): +1,39%
  • Weg ON (WEGE3): +1,09%
  • Cosan ON (CSAN3): +1,04%
  • Fleury ON (FLRY3): +1,03%

Confira também as cinco maiores quedas do índice:

  • B3 ON (B3SA3): -5,04%
  • CSN ON (CSNA3): -3,03%
  • Lojas Americanas PN (LAME4): -2,74%
  • GPA PN (PCAR4): -2,54%
  • Via Varejo ON (VVAR3): -2,12%
Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Desdobramentos da crise

Presidente da Latam, Roberto Alvo diz que recusou oferta ‘incompleta’ e ‘insuficiente’ da Azul

O conteúdo dela é confidencial”, afirmou, em entrevista coletiva. Procurada, a Azul não quis comentar

bitcoin (BTC) hoje

Exclusivo: Solana (SOL), 5ª maior criptomoeda do mundo, chega Mercado Bitcoin com alta de mais de 12.000% no ano

A quinta maior criptomoeda do mundo vem conquistando o mercado porque se coloca como uma blockchain alternativa ao ethereum (ETH)

Pandemia em curso

Variante ômicron da covid-19 já está em dez países, mas chefe da associação médica da África do Sul vê “sintomas médios” da doença em estudo preliminar

Até o fechamento desta matéria, não haviam informações sobre infecções por essa variante da covid-19 nas Américas

Resultados

João Doria vence prévias e será candidato à presidência pelo PSDB; Em discurso, manda recado à Lula e Bolsonaro e faz aceno para 3ª via

“Ninguém faz nada sozinho. Precisamos da ajuda de todos. Da união do Brasil. Da união do PSDB. Da união com outros líderes e partidos”, afirmou

Décimo Andar

O mercado imobiliário americano segue vencedor: confira uma nova opção na B3 para investir na área

Mesmo com a perspectiva de aumento dos juros no exterior, o mercado imobiliário americano segue forte na alta dos preços; veja um ativo para investir sem sair da B3

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies