Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Coisa de ficção científica

Asgardia, a nação disposta a ser enviada para o espaço por Elon Musk e Jeff Bezos

Comunidade alega ter mais de um milhão de membros ao redor do mundo e deseja fundar uma sociedade fora da Terra até 2043

Os bilionários Elon Musk e Jeff Bezos
Os bilionários Elon Musk e Jeff Bezos. -

Se Elon Musk e Jeff Bezos quiserem, já existe uma nação inteira disposta a ser enviada para o espaço por suas companhias de viagens espaciais comerciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Reino Espacial de Asgardia mais parece coisa saída de uma história de ficção científica, mas é 100% real, assegura o site "Business Insider".

A autodeclarada "nação espacial" deseja se instalar como uma sociedade totalmente funcional no espaço, na forma de uma colônia fora do planeta Terra.

A ideia é enviar centenas de milhares de pessoas para viver em uma estação espacial até 2043 Elas deverão pagar taxas de "residência" e "construir uma nova sociedade democrática", capitalista, parlamentarista, capaz de manter relações comerciais com os terráqueos e detentora da sua própria moeda digital, a "Solar".

Para realizar este sonho ambicioso, a nação espacial espera poder contar com os serviços da SpaceX e da Blue Origin, companhias de viagens interestelares dos CEOs da Tesla e da Amazon, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Asgardia foi fundada em 2016 (ou "ano zero", segundo o calendário do reino) pelo cientista, político e bilionário russo Igor Ashurbeyli, e é atualmente liderada pelo britânico Lembit Opik - que, ironicamente, não pretende viver no espaço com seus companheiros "asgardianos".

Leia Também

DESCOBERTA

Um imperador autoproclamado ficou pouco tempo no poder, mas o bastante para mandar cunhar moedas com seu rosto há 1.700 anos — e uma delas acaba de ser encontrada

VAI VIRAR SUPER

El Niño segue ganhando força e meteorologistas alertam para um dos eventos mais intensos da história

"Os candidatos óbvios são a SpaceX e a Blue Origin", disse Opik em entrevista ao "Business Insider". "Elas são as melhores em termos de lançamentos espaciais. Seus foguetes serão os táxis que vão nos levar onde queremos ir".

Mais de um milhão de adeptos

Asgardia está registrada em Viena, Áustria, como uma organização sem fins lucrativos. Mas Opik vê oportunidades comerciais. Já existe uma loja on-line que vende canecas, insígnias e camisetas, mas Opik diz que ainda há muito mais por vir dessa "economia capitalista completamente funcional".

A nação espacial conta com um corpo de 150 representantes ao redor do mundo, eleitos pela comunidade no ano passado. A primeira-ministra chama-se Ana Diaz, uma advogada venezuelana, e o chefe de justiça é Zhao Yun, um advogado de Hong Kong. Opik foi eleito chefe do parlamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fundador Igor Ashurbeyli já investiu cerca de US$ 12 milhões no projeto até hoje, enquanto outros R$ 2 milhões foram pagos pelos próprios membros.

Segundo Opik, mais de um milhão de pessoas já aderiu à nova nação gratuitamente, enquanto outras 300 mil são membros pagantes, responsáveis por uma taxa de residência anual de 100 euros cada.

O líder do parlamento asgardiano diz que não planeja se tornar um residente permanente, mas sim visitar Asgardia periodicamente.

É proibido fundar nações no espaço

Em 2017, o Reino de Asgardia enviou seu primeiro satélite para a órbita terrestre, tornando-se, em suas próprias palavras, "a primeira nação a ter todo o seu território no espaço".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pequeno satélite, Asgardia-1, no entanto, tem apenas o tamanho de um pedaço de pão. Ele carrega um drive de 512GB com "a constituição da nação, seus símbolos nacionais e os dados selecionados da cidadania asgardiana".

Segundo o "Business Insider", no entanto, embora possa ser reconhecida como um Estado pelas Nações Unidas, Asgardia não seria considerada uma nação soberana tão cedo.

Segundo os tratados da ONU que dizem respeito às atividades humanas no espaço, a "apropriação nacional" de qualquer coisa no espaço sideral é proibida.

Procurada, a Blue Origin, de Jeff Bezos, se recusou a comentar. Elon Musk não respondeu ao pedido de comentário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações do "Business Insider"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Loterias batem na trave. 18 de agosto de 2026 - 6:55
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 18 de agosto de 2026 - 5:06
apple iphone ataque alerta notificação (1) 17 de agosto de 2026 - 17:38
Gabriel Galípolo está sendo em uma mesa, falando em um microfone. Ele está com as mãos levantadas. Usa terno azul marinho e camisa branca. 17 de agosto de 2026 - 15:48
new fit suplemento alimentar anvisa 17 de agosto de 2026 - 13:00
Logo da Casas Bahia (BHIA3) e gráfico de ações em queda 17 de agosto de 2026 - 7:28
energia aneel open energy 17 de agosto de 2026 - 6:31
nassim taleb (1) 16 de agosto de 2026 - 7:30
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 15 de agosto de 2026 - 12:29
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar