🔴 A TEMPORADA DE BALANÇOS DO 1T25 JÁ COMEÇOU – CONFIRA AS NOTÍCIAS, ANÁLISES E RECOMENDAÇÕES

Se meu Fusca falasse

O texto de hoje tem quatro partes diferentes. Virou uma colcha de retalhos, um mosaico de coisas desconexas, um Frankenstein, digno das lembranças dos movimentos societários de PDG, BR Brokers, Hypermarcas e Kroton anos atrás, quando essa turma saiu comprando todo mundo e tentou empacotar numa única empresa.

3 de abril de 2019
11:11 - atualizado às 11:13
Imagem: shutterstock

Adoraria ser coerente, coeso, circunspecto. Poderia ter outros atributos que não começassem com “c" também, sem problema. Lacônico e linear seriam uma boa. As ideias, porém, vão e vêm na hora, na forma e na velocidade que elas mesmas querem. O escritor tem por opção guardá-las para si ou expressá-las para fora.

Não consigo retê-las ou preservá-las para publicação em doses homeopáticas. Tenho medo de esquecer e, se anoto guardando para amanhã, sinto que não são apresentadas com o mesmo vigor e a mesma vitalidade.

A agenda dos trens do pensamento é errática, tem seus próprios intervalos e, em muitas vezes, independentemente de você esperar ou não na plataforma, marca um compromisso em cima do outro, lembrando o trânsito dos patinetes aqui na Faria Lima — ambos igualmente ridículos. Somos vividos por poderes que fingimos entender, nas palavras do poeta Wystan Auden. Ou na versão de Millôr Fernandes: não devemos resistir às tentações; elas podem não voltar.

O texto de hoje tem quatro partes diferentes. Virou uma colcha de retalhos, um mosaico de coisas desconexas, um Frankenstein, digno das lembranças dos movimentos societários de PDG, BR Brokers, Hypermarcas e Kroton anos atrás, quando essa turma saiu comprando todo mundo e tentou empacotar numa única empresa. Deu no que deu.

Bom, espero que ao menos alguma coisa se aproveite. Sempre tem a primeira vez.

Parte 1: Gamarra, que saudades desse homem!

Ontem, convidei os quatro leitores para participarem de uma Live entre mim e o grande gestor James Gulbrandsen sobre investimentos em small caps. Feliz ou infelizmente, sei lá, a participação foi muito maior do que supúnhamos e, mesmo tendo dedicado uma hora para o evento, não conseguimos responder nem a metade das dúvidas que chegaram. Peço desculpas por isso.

Leia Também

Para tentar amenizar a questão, farei outra Live hoje, desta vez sozinho. Responderei — ou melhor, vou tentar responder — a todas as perguntas sobre investimentos, não me restringindo ao tema small caps. Estarei lá pronto para falar as besteiras de sempre, sobre qualquer coisa relacionada ao tema. Você está convidado.

Entre as várias coisas legais que o James falou ontem, destacaria a importância do controle do downside (potencial de desvalorização). Ganhei até camiseta e tudo mais. Nela está escrito: “Defense wins championships” (Defesa ganha campeonato). Esse é um tema caro para mim.

Poderia aqui resgatar Warren Buffett: “To succeed, you must first survive” (Para ser bem-sucedido, primeiro você precisa sobreviver). Taleb tem uma proposta semelhante: “Start looking from the tail” (Comece olhando pela cauda, ou seja, pelo evento extremo, sobretudo o negativo). Qual seu pior cenário possível? Você conseguiria sobreviver a ele? Um pouco de paranoia é saudável.

O que eu, Felipe, tento fazer aqui é formar um bonito casal entre Buffett e Taleb: todo o instrumental analítico clássico da Escola de Valor serviria para comprarmos coisas baratas; aqui, não no sentido de convergência do preço atual para o valor intrínseco (essa ideia de valor intrínseco é um platonismo absurdo), mas, sim, como uma tentativa de comprar a níveis de preço que minimizem o downside, pois já incorporam em grande medida um cenário negativo. Assim, as surpresas ficariam para o lado positivo. Compramos barato e esperamos um Cisne Negro (oi, Taleb!) positivo. É só e tudo isso que dá para fazer na minha opinião.

Parte 2: E se…

“Se és capaz de pensar — sem que a isso só te atires,
De sonhar — sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se encontrando a desgraça e o triunfo conseguires
Tratar da mesma forma a esses dois impostores;
Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas
Em armadilhas as verdades que disseste,
E as coisas, por que deste a vida, estraçalhadas,
E refazê-las com o bem pouco que te reste;
(…)
Tua é a terra com tudo o que existe no mundo
E o que mais — tu serás um homem, ó meu filho!”
Se — Rudyard Kipling

Se eu fosse CEO de corretora, tivesse LinkedIn (ou Instagram) e fosse fazer uma postagem brincando com o Dia da Mentira, adoraria ter tido a ideia de criticar a poupança como reserva de valor. Seria espirituoso cobrar dos bancos um alerta para seus correntistas sobre as mazelas da famigerada caderneta. Ótima ideia! Com efeito, tem muita gente perdendo bastante dinheiro na poupança e esse pessoal merece ser avisado.

Agora, se eu fosse essa mesma pessoa nessas mesmas circunstâncias, não sugeriria para essas pessoas migrarem sua reserva de emergência da poupança para o Tesouro Direto, não.

Para haver o devido paralelismo com a poupança, a única alternativa possível seria o Tesouro Selic — se fosse comprar os demais títulos disponíveis no Tesouro Direto, ou seja, indexados ou prefixados, o investidor incorreria em risco de mercado (esses papéis são sensíveis à marcação diária de preços e, portanto, podem ensejar perda nominal ao investidor), de tal modo que essa opção deveria ser descartada quando falássemos de reserva de emergência. Em outras palavras, para igual nível de risco da poupança, só o Tesouro Selic mesmo.

O pequeno problema: o Tesouro Selic não é o melhor destino para o dinheiro dos brasileiros hoje aplicado na poupança. Aliás, muito pelo contrário. Na maior parte das vezes, o Tesouro Selic tem rendido menos do que a poupança.

A boa ideia mesmo para sua reserva de emergência seria o fundo DI do BTG Pactual Digital ou aquele da Órama — ambos com taxa de administração zero; a Órama deve também zerar sua taxa de custódia, já eliminada para o caso do BTG.

Se eu fosse CEO de corretora e apontasse nas minhas redes sociais a real melhor alternativa numa outra plataforma de investimento, aí, sim, eu poderia dizer que minhas indicações têm como única preocupação o investidor. Caso contrário, estaria só pagando de bom moço, jogando para a torcida. Talvez ainda pior, ao sugerir o Tesouro Direto como alternativa à poupança, poderia apenas estar entregando um mapa errado àqueles sob minha influência digital.

Por que insisto no assunto?

É um tema importante, que muita gente fala e poucos abordam com propriedade.

Qualquer construção patrimonial sólida passa necessariamente pela preservação de uma reserva de emergência, um colchão de liquidez para ser usado diante de uma situação ruim inesperada (sim, elas acontecem!) ou para aproveitar momentos em que o mercado, com sua natureza ciclotímica, assume momentos de total depressão (vez ou outra, aparece a oportunidade de comprar coisas a preços hediondos e é nessa hora que você pode ficar verdadeiramente rico).

Neste momento, estamos na iminência de ter uma dessas chances formidáveis. Luciana Seabra está preparando algo realmente especial e minha sugestão seria já para o leitor reservar uma liquidez para uma oportunidade única que virá nos próximos dias. Falta pouco. Podem me cobrar. E cobrar a Luciana também.

Parte 3: O bitcoin voltou? Os profetas do apocalipse não vão falar nada hoje?

Eu não sei o que vai acontecer com o bitcoin. Nunca soube e acho que nunca vou saber. Sou péssimo com tecnologia. Agora, há uma diferença gigante entre não saber e não agir, que inclusive antecede e sobrepuja o entendimento em larga escala. Eu andava de bicicleta muito antes de conhecer o Newton e entender as Leis da Mecânica. Também comecei a enxergar bem antes de entrar em contato com o livro de Ótica no segundo colegial. Vale a leitura do “Understanding is a poor substitute for convexity”.

Mesmo sem saber qualquer coisa sobre o bitcoin, eu comprei um bocado disso — inclusive relatei aqui quando o fiz, lá por agosto ou setembro de 2017 (sinceramente, não lembro o dia exato).

Por que você comprou algo sem entender? Ora, porque era convexo. O bitcoin pode ir a zero (e pode mesmo; aliás, o mais provável é que vá mesmo para zero e você precisa estar ciente disso), mas também pode se multiplicar por sei lá quantas vezes.

Mas não é muito arriscado? Ora, olhado isoladamente, pode até ser. Mas e se você colocar 0,2 por cento da sua carteira nisso, ainda é arriscado?

Eu comprei a cerca de 17 mil reais. Avisei aqui o dia em que comprei. Vendi metade por volta dos 35 mil — também falei aqui e sugeri que o assinante fizesse o mesmo. Então, não tinha mais como perder dinheiro. Dobrou, vendeu metade. A posição restante era lucro puro.

Nesse intervalo de tempo, houve críticas de toda a sorte. Profetas do apocalipse das criptomoedas se vangloriando pelo “fim do bitcoin”. Entre porradas de tudo que é lado, hoje ele ronda os 19,3 mil reais. Definitivamente, não posso reclamar. Bolha, especulação, pirâmide. Chorem o quanto quiserem. “Money talks, bullshit walks.”

Parte 4: Antecipe as férias de verão do Hemisfério Norte

Há bastante expectativa em torno do depoimento de Paulo Guedes na CCJ hoje. Supostamente, seria um balizador para os rumos da reforma da Previdência. Eu preferiria me apegar ao estrutural, sem ouvir tanto as notícias diárias e seus ruídos momentâneos. Vai haver troca de chumbo, choro e ranger de dentes. O que tem de herói em rede social hoje em dia é uma grandeza.

No fim, a reforma vai passar. Estou cada dia mais convencido disso. A melhor coisa a se fazer, a meu ver, é tirar férias agora, comprado em Bolsa e juro longo, e voltar só em agosto. Buy in April, and go away.

Mercados iniciam a quarta-feira em alta, refletindo bons dados da indústria chinesa, expectativa de avanços nas negociações comerciais entre EUA e China e algum otimismo, na margem, com a ida de Guedes à CCJ.

Agenda doméstica traz IPC-Fipe, dados da Fenabrave e fluxo cambial semanal. Nos EUA, saem ADP Employment e ISM Services.

Ibovespa Futuro abre em alta de 0,9 por cento; dólar e juros futuros caem.

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SD Select

Mesmo investimentos isentos de Imposto de Renda não escapam da Receita: veja por que eles precisam estar na sua declaração

29 de abril de 2025 - 8:00

Mesmo isentos de imposto, aplicações como poupança, LCI e dividendos precisam ser informadas à Receita; veja como declarar corretamente e evite cair na malha fina com a ajuda de um guia prático

conteúdo EQI

Quanto e onde investir para receber uma renda extra de R$ 2.500 por mês? Veja simulação

28 de abril de 2025 - 10:00

Simulador gratuito disponibilizado pela EQI calcula o valor necessário para investir e sugere a alocação ideal para o seu perfil investidor; veja como usar

IR 2025

Tem offshore? Veja como declarar recursos e investimentos no exterior como pessoa jurídica no IR 2025

28 de abril de 2025 - 7:40

Regras de tributação de empresas constituídas para investir no exterior mudaram no fim de 2023 e novidades entram totalmente em vigor no IR 2025

DUO ONIPRESENTE

A coruja do Duolingo na B3: aplicativo de idiomas terá BDRs na bolsa brasileira

25 de abril de 2025 - 18:48

O programa permitirá que investidores brasileiros possam investir em ações do grupo sem precisar de conta no exterior

IR 2025

Como declarar recursos e investimentos no exterior como pessoa física no imposto de renda 2025

25 de abril de 2025 - 6:45

Tem imóvel na Flórida? Investe por meio de uma corretora gringa? Bens e rendimentos no exterior também precisam ser informados na declaração de imposto de renda; veja como

MUNDO EM SUSPENSE

Dólar fraco, desaceleração global e até recessão: cautela leva gestores de fundos brasileiros a rever estratégias — e Brasil entra nas carteiras

22 de abril de 2025 - 12:57

Para Absolute, Genoa e Kapitalo, expectativa é de que a tensão comercial entre China e EUA implique em menos comércio internacional, reforçando a ideia de um novo equilíbrio global ainda incerto

DRAGÃO À ESPREITA

É hora de aproveitar a sangria dos mercados para investir na China? Guerra tarifária contra os EUA é um risco, mas torneira de estímulos de Xi pode ir longe 

17 de abril de 2025 - 6:12

Parceria entre a B3 e bolsas da China pode estreitar o laço entre os investidores do dois países e permitir uma exposição direta às empresas chinesas que nem os EUA conseguem oferecer; veja quais são as opções para os investidores brasileiros investirem hoje no Gigante Asiático

TOUROS E URSOS #219

Tarifaço de Trump pode não resultar em mais inflação, diz CIO da Empiricus Gestão; queda de preços e desaceleração global são mais prováveis

15 de abril de 2025 - 18:24

No episódio do podcast Touros e Ursos desta semana, João Piccioni, CIO da Empiricus Gestão, fala sobre política do caos de Trump e de como os mercados globais devem reagir à sua guerra tarifária

JUROS X DIVIDENDOS

Dividendos da Petrobras (PETR4) podem cair junto com o preço do petróleo; é hora de trocar as ações pelos títulos de dívida da estatal?

15 de abril de 2025 - 12:52

Dívida da empresa emitida no exterior oferece juros na faixa dos 6%, em dólar, com opções que podem ser adquiridas em contas internacionais locais

IR 2025

Como declarar renda fixa — como CDB, Tesouro Direto, LCI, LCA e mais — e COE no imposto de renda 2025

11 de abril de 2025 - 7:10

Títulos de renda fixa — mesmo os isentos! — e Certificados de Operações Estruturadas (COE) são declarados de forma semelhante. Veja como informar o saldo e os rendimentos dessas aplicações financeiras na sua declaração

VALE A PENA?

Não foi só o Banco Master: entre os CDBs mais rentáveis de março, prefixado do Santander paga 15,72%, e banco chinês oferece 9,4% + IPCA

9 de abril de 2025 - 18:35

Levantamento da Quantum Finance traz as emissões com taxas acima da média do mercado; no mês passado, estoque de CDBs no país chegou a R$ 2,57 trilhões, alta de 14,3% na base anual

ONDE INVESTIR

Renda fixa para abril chega a pagar acima de 9% + IPCA, sem IR; recomendações já incluem prefixados, de olho em juros mais comportados

9 de abril de 2025 - 8:12

O Seu Dinheiro compilou as carteiras do BB, Itaú BBA, BTG e XP, que recomendaram os melhores papéis para investir no mês

ABAIXO DO PREÇO

O ativo que Luis Stuhlberger gosta em meio às tensões globais e à perda de popularidade de Lula — e que está mais barato que a bolsa

3 de abril de 2025 - 14:53

Para o gestor do fundo Verde, Brasil não aguenta mais quatro anos de PT sem haver uma “argentinização”

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale tudo na bolsa? Ibovespa chega ao último pregão de março com forte valorização no mês, mas de olho na guerra comercial de Trump

31 de março de 2025 - 8:18

O presidente dos Estados Unidos pretende anunciar na quarta-feira a imposição do que chama de tarifas “recíprocas”

RENDA FIXA NA VEIA

Conservador, sim; com retorno, também: como bater o CDI com uma carteira 100% conservadora, focada em LCIs, LCAs, CDBs e Tesouro Direto

31 de março de 2025 - 6:01

A carteira conservadora tem como foco a proteção patrimonial acima de tudo, porém, com os juros altos, é possível aliar um bom retorno à estratégia. Entenda como

ROXINHO EXPRESS

110% do CDI e liquidez imediata — Nubank lança nova Caixinha Turbo para todos os clientes, mas com algumas condições; veja quais

27 de março de 2025 - 15:22

Nubank lança novo investimento acessível a todos os usuários e notificará clientes gradualmente sobre a novidade

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Dedo no gatilho

24 de março de 2025 - 20:00

Não dá pra saber exatamente quando vai se dar o movimento. O que temos de informação neste momento é que há uma enorme demanda reprimida por Brasil. E essa talvez seja uma informação suficiente.

E DEVE CONTINUAR

Renda fixa mais rentável: com Selic a 14,25%, veja quanto rendem R$ 100 mil na poupança, em Tesouro Selic, CDB e LCI

19 de março de 2025 - 19:51

Conforme já sinalizado, Copom aumentou a taxa básica em mais 1,00 ponto percentual nesta quarta (19), elevando ainda mais o retorno das aplicações pós-fixadas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Vale a pena investir em ações no Brasil?

17 de março de 2025 - 20:00

Dado que a renda variável carrega, ao menos a princípio, mais risco do que a renda fixa, para se justificar o investimento em ações, elas precisariam pagar mais nessa comparação

COM A PALAVRA, A XP

XP rebate acusações de esquema de pirâmide, venda massiva de COEs e rentabilidade dos fundos

17 de março de 2025 - 17:03

Após a repercussão no mercado, a própria XP decidiu tirar a limpo a história e esclarecer todas as dúvidas e temores dos investidores; veja o que disse a corretora

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar