"Meu filho já não pode mais ser meu dependente, mas não teve rendimentos em 2018. Ele trocou um carro que estava no nome dele e um carro que estava em meu nome por outro automóvel, que ficou no nome dele. Além disso, teve que pagar uma quantia em dinheiro a mais, doada por mim. Ele nunca apresentou declaração, e o carro antigo que estava em nome dele vinha sendo informado na minha declaração há dois anos, pois eu o havia lhe dado de presente. Como declarar essa nova situação no imposto de renda 2019?"
Quando o filho declarar pela primeira vez, ele deverá informar todos os bens dele que estavam na declaração do pai quando ele era dependente para a sua própria declaração. Veja como declarar bens no imposto de renda 2019.
Como custo de aquisição do carro, o filho deverá informar o último valor que constava na última declaração do pai onde ele constou como dependente.
Ele deverá, ainda, abrir um item na sua ficha Bens e Direitos, código 99, explicitando que declarava seus bens anteriormente como dependente do pai e agora passou a declarar em separado.
O pai deve dar baixa dos bens do antigo dependente na sua declaração. Veja como declarar dependentes no imposto de renda 2019.