Menu
2019-06-07T17:13:00-03:00
Bruna Furlani
Bruna Furlani
Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Fez curso de jornalismo econômico oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem passagem pelas editorias de economia, política e negócios de veículos como O Estado de S.Paulo, SBT e Correio Braziliense.
Complicou de vez!

Lista negra: nada de Facebook, Whatsapp e Instagram nos celulares da Huawei

Com isso, os novos celulares da companhia não virão mais com tais aplicativos pré-instalados. A medida só não irá afetar quem já possui celulares da marca

7 de junho de 2019
17:13
Loja da Huawei
Imagem: Shutterstock

E não são só as sanções que Trump de aumento da tarifação sobre produtos da China que vêm tirando o sono dos chineses. O Facebook (FS) anunciou hoje (7) que suspendeu a disponibilização do software da companhia para a gigante Huawei. As informações são da CNN.

Com isso, os novos celulares da companhia não virão mais com aplicativos, como Facebook, Whatsapp e Instagram pré-instalados.

A medida não valerá apenas para quem já possui os celulares da companhia. Esses, por sua vez, poderão usar normalmente redes sociais como Facebook, Instagram e Whatsapp.

Apesar de a bolsa chinesa estar fechada por conta de um feriado local, as ações da companhia terminaram o pregão da última quinta-feira em queda de 3,23%, cotadas em ¥ 3,30 iuanes.

EUA X China

A proibição ocorre em resposta à decisão tomada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, de incluir a Huawei em uma lista negra de empresas em maio passado. Na ocasião, Trump acusou a empresa de ajudar Pequim em práticas de espionagem e baniu o grupo chinês de importar programas e componentes americanos necessários para a fabricação de seus produtos.

A medida é bastante negativa para a companhia chinesa e pode atrapalhar e muito a expansão da segunda maior fabricante de smartphones e postegar o lançamento de novidades, como o equipamento com tecnologia 5G da companhia.

Até a Google entrou na jogada

Além do Facebook, no mês passado, outra gigante do Vale do Silício anunciou medida parecida. A Google foi forçada a não fornecer mais seus softwares ou serviços para a companhia.

Por conta disso, é provável que os chineses não tenham mais acesso a versão pública do sistema operacional do Android. Com isso, eles correm o risco de não conseguir mais usar aplicativos como o Gmail e o Google Mapas.

Como resposta, a Huawei disse que estava montando um sistema operacional próprio como backup para evitar que o problema tivesse consequências drásticas e que "gostaria de continuar operando com os sistemas da Microsoft e da Google, se possível".

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

No país do juro baixo

BTG, XP ou B3? Goldman Sachs aponta ação favorita para surfar crescimento do mercado de capitais

As três empresas estão entre as vencedoras do processo de desenvolvimento do mercado de investimentos no país. Mas a ação favorita dos analistas do banco norte-americano é a do BTG. Saiba por quê

balanço da crise

Abertura de novas empresas cai 23% no 2º trimestre, diz Boa Vista

Por setores, a pesquisa mostra que as empresas de serviços representaram 61,5% do total de novos negócios criados no segundo trimestre

Expansão recorde

PMI industrial sobe para 58,2% em julho ante 51,6 em junho, diz IHS Markit

O resultado ficou quase seis pontos acima do nível de junho, quando havia atingido 51,6, na série com ajuste sazonal

ajuste da estatal

Petrobras reduz preço de gás para distribuidoras em 48% em dólar e 35% em reais

Redução no preço reflete os novos contratos de venda com as distribuidoras em que o preço da molécula de gás está atrelado à variação do preço do petróleo no mercado internacional

novidades na bolsa

Eztec e PetroRio são novidades no Ibovespa, mostra prévia; Magazine Luiza aumenta participação

B3 ainda divulga mais duas prévias; renovação da carteira com as maiores ações do Ibovespa é válida entre setembro e dezembro, levando em conta os papéis mais negociados nos últimos 12 meses

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements