Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Banco Central americano

Mudanças importantes a caminho? Vice-presidente do FED diz que instituição está revendo maneira como conduz política monetária

Outra coisa que deve ser discutida é a definição da meta da inflação, de 2% ao ano, segundo Clarida. Para o especialista, o órgão continua a ter como objetivo os 2% ao ano, mesmo que tenha acontecido algo fora do comum no ano anterior. Na opinião do vice-presidente, o BC deve reagir se a inflação ficar abaixo da meta

Federal Reserve
Federal Reserve - Imagem: shutterstock

Depois de um período de muitas polêmicas envolvendo o FED e o possível aumento dos juros nos Estados Unidos, o vice-presidente do órgão, Richard Clarida, sinalizou hoje (22) algumas mudanças importantes na conduta do órgão em discurso em Nova Iorque, promovido pela Universidade de Chicago. Segundo ele, o Federal Reserve está fazendo uma revisão da maneira como conduz a política monetária, diante dos desafios enfrentados pelos bancos centrais mundo afora para que as taxas de juros permaneçam abaixo do que eram no passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em sua fala, o vice-presidente destacou que o FED vai organizar audiências para ouvir a sociedade, desde de empresários até acadêmicos. A primeira da série de eventos será feita já na próxima segunda-feira (25), em Dallas. Já a segunda deve ocorrer em abril.

Outra coisa que deve ser discutida é a definição da meta da inflação, de 2% ao ano, segundo Clarida. Para o especialista, o órgão continua a ter como objetivo os 2% ao ano, mesmo que tenha acontecido algo fora do comum no ano anterior. Na opinião do vice-presidente, o BC deve reagir se a inflação ficar abaixo da meta.

Outro ponto é a revisão de ferramentas que possam ser utilizadas quando houver ciclos de contração previstos para os próximos anos, e que a instituição não se veja em condições de cortar os juros tanto quanto deseja. Uma das opções, nesse caso, seria semelhante a utilizada pelo Banco do Japão, que estabeleceu um teto temporário para os juros de longo prazo, referenciado nos bônus de dez anos com promessas de recompra deles a um preço definido antes.

Segundo o vice-presidente do FED, essa foi uma das ferramentas pensadas depois da crise que abalou o mundo em 2018, mas ela acabou não indo para frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A comunicação também é outro ponto de atenção e que deve ser revisto em breve. De acordo com Clarida, o FED deve começar a ver isso na próxima semana e as conclusões sobre o tema devem ser apresentadas no primeiro semestre do ano que vem.

Leia Também

AINDA DÁ TEMPO

Últimas horas para apostar na Quina de São João: confira os números que mais saíram (e também os que nunca foram sorteados)

ECONOMIA

Brasil na encruzilhada: Itaú endurece projeções e vê cenário pior para a economia local e internacional

*Com informações do Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
suplemento alimentar anvisa (1) 25 de junho de 2026 - 14:42
Henrique Meirelles 25 de junho de 2026 - 10:44
copa do mundo seleção brasileira 25 de junho de 2026 - 10:10
Logo Wendy´s 24 de junho de 2026 - 15:46
Em primeiro plano, Flávio Serrano, economista-chefe do Banco BMG. Em segundo plano, Gabriel Galíopolo, presidente do Banco Central do Brasil. Em destaque, a frase: O problema de Galípolo 24 de junho de 2026 - 13:35
ID da foto:1307414278 24 de junho de 2026 - 10:31

PROGRAMA NACIONAL CELULAR SEGURO

Nova fase do Celular Seguro: governo cria banco nacional para rastrear celulares roubados

24 de junho de 2026 - 10:31
cidades - são paulo 24 de junho de 2026 - 9:30
leilão itaú 24 de junho de 2026 - 9:01
Ilustração com bilhete premiado de Mega-Sena em frente ao Teatro Amazonas em Manaus. 24 de junho de 2026 - 6:58
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 23 de junho de 2026 - 16:34
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar