O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu à taxa anualizada de 1,9% no terceiro trimestre, de acordo com a primeira estimativa do indicador, divulgada nesta quarta-feira pelo Departamento do Comércio.
O resultado ficou acima da mediana de alta de 1,6% apurada em pesquisa do Projeções Broadcast com 31 instituições, mas dentro das estimativas, que variavam de +1,2% a +2,1%. Apenas os gastos com consumo, que representam cerca de 70% do PIB americano, tiveram expansão anualizada de 2,9% entre julho e setembro.
O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) avançou à taxa anualizada de 1,5% no terceiro trimestre. Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, subiu 2,2% no mesmo período.
Já o setor privado dos EUA criou 125 mil empregos em outubro, segundo pesquisa com ajustes sazonais divulgada hoje pela ADP. O resultado veio acima das expectativas de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam geração de 100 mil postos de trabalho neste mês.
Por outro lado, a ADP revisou a geração de vagas em setembro para baixo, de 135 mil para 93 mil. A pesquisa da ADP é considerada uma prévia do relatório de empregos (o chamado "payroll") dos EUA, que inclui dados do setor público e será divulgado nesta sexta-feira (01).