Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2019-10-14T14:38:00-03:00
o melhor do seu dinheiro

MAIS LIDAS: Uma empresa que vale zero?

Mais lida da semana, matéria conta as duras críticas de um analista quanto ao negócio da Tesla, do bilionário Elon Musk. Veja outras notícias que bombaram no Seu Dinheiro nos últimos sete dias.

14 de setembro de 2019
11:41 - atualizado às 14:38
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

Lá na redação do Seu Dinheiro, a gente brinca que empresa que dá lucro está fora de moda. Vivemos num mundo em que se tornou comum, para as empresas muito inovadoras, demorar a dar lucro para conseguir crescer ao máximo. Mas nem por isso os investidores deixam de apostar pesado nessas companhias, levando o seu valor de mercado lá para cima.

Mas é claro que a nossa provocação é só uma brincadeira. Não se trata de uma estratégia ilógica. E a aposta dos investidores não é apenas numa tecnologia inovadora que vai melhorar a vida das pessoas. Eles apostam, na verdade, que as inovações trazidas por essas empresas venham a revolucionar completamente a maneira como as pessoas vivem e consomem certos produtos e serviços.

O que não deixa de causar certa perplexidade é a avaliação de algumas empresas e a disparada das suas ações na bolsa, quando elas têm capital aberto. Pode não haver dúvida de que suas inovações tenham valor, mas será que é para tanto? - alguém poderia perguntar. Não haveria algum exagero?

É claro que já tem gente fazendo esse tipo de questionamento. Mais que isso: tem profissionais de mercado levantando essas dúvidas. A matéria mais lida da última semana foi justamente sobre as duras críticas de um analista quanto ao negócio da Tesla, a companhia de veículos elétricos do bilionário pop star Elon Musk.

Carro elétrico da Tesla
Carro elétrico da Tesla - Imagem: Shutterstock

Para esse analista, a Tesla vale zero. Isso mesmo que você leu: zero. Mas como pode? O problema não são só os prejuízos. Nem se considera que carros elétricos não sejam uma inovação desejada e necessária. Para ele, a Tesla é intrinsecamente não lucrativa e vai sambar com a chegada dos concorrentes. Bem, as ações da companhia estão despencando neste ano...

Se você perdeu esta ou alguma das demais campeãs de audiência desta semana, aproveite o sábado para pôr a leitura em dia. Mas não deixe de dar uma passada lá no Seu Dinheiro para ler a nossa manchete de hoje . Aproveitando que a nova leva de ofertas de ações na bolsa brasileira já começou, eu trago uma matéria explicando, tim tim por tim tim, o que leva uma empresa a fazer um IPO e ofertar ações em bolsa. Também explico as diferenças entre ofertas primárias e secundárias e entre IPOs e follow ons, para você não confundir mais!

Veja as 5 notícias mais lidas da semana:

1. Analista norte-americano diz que Tesla vale zero e alerta para péssimas notícias nos números da companhia

2. 6 coisas que as pessoas que lidam bem com o próprio dinheiro nunca compram

3. Conheça 7 bilionários que devem a fortuna a Warren Buffett

4. Força Aérea Brasileira recebe o primeiro caça sueco Gripen

5. Passageiro de Elon Musk à Lua, bilionário vende participação em império

Um forte abraço e ótimo sábado!

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

ARMADILHAS FINANCEIRAS

Dois investimentos que parecem uma boa, mas são ‘cilada’

As armadilhas costumam travestir-se de “grandes retornos, com baixo risco”.

Coronavírus

Brasil atinge 100 mil mortos por covid-19; STF decreta luto de 3 dias

Enquanto isso, Bolsonaro destaca 2 milhões de recuperados

Balanço

Lucro da Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, sobe 87% no 2º trimestre

Recuperação do mercado de ações teve bons reflexos no balanço da companhia do megainvestidor Warren Buffett, mas no ano a empresa ainda amarga prejuízo

Às vésperas do orçamento

Ministros pedem mais recursos a Guedes

Sob pressão interna para ampliar os gastos como forma de combater os efeitos econômicos da covid-19, o ministro da Economia, Paulo Guedes, precisa entregar o Orçamento do ano que vem até o dia 31 deste mês

Entrevista

Meirelles: ‘A raiz da pressão por aumento de gastos é sempre a mesma, eleição’

Em entrevista ao Estadão, Henrique Meirelles lembra que o País tem pouca memória e que quebrar o teto levaria a uma crise muito maior do que a de 2015

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu