Mesmo depois de fechar a agenda da visita aos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro decidiu se encontrar hoje (18) com agentes da com a agência de inteligência americana, a CIA. O anúncio foi feito pelo Twitter de seu filho, Eduardo Bolsonaro.
Indo agora com o PR @jairbolsonaroe ministros para a CIA, uma das agências de inteligência mais respeitadas do mundo. Será uma excelente oportunidade de conversar sobre temas internacionais da região com técnicos e peritos do mais alto gabarito.
— Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP) March 18, 2019
O deputado federal destacou na publicação que "será uma excelente oportunidade de conversar sobre temas internacionais da região com técnicos e peritos do mais alto gabarito".
Ida aos Estados Unidos
O presidente do Brasil chegou ontem à cidade de Washington. A viagem faz parte de encontro entre ele e o presidente norte-americano, Donald Trump. Ambos devem se encontrar apenas amanhã (19). Um dos assuntos é a questão do controle da Venezuela. Os dois reconhecem o governo do presidente interino, Juan Guaidó, e sã contra Nicolás Maduro.
Dentre os outros assuntos, estão em pauta o acordo dos Estados Unidos com o Brasil sobre base de Alcântara, no Maranhão. A base está localizada em área muito próxima da Linha do Equador, o que permite economizar até 30% de combustível ou levar mais carga durante o lançamento de foguetes. O acordo deverá ser aprovado pelo Congresso brasileiro.
A decisão de romper a tradição dos últimos presidentes brasileiros de fazer sua primeira visita oficial à Argentina foi um gesto ao qual Trump correspondeu, ao colocar o presidente Bolsonaro na Blair House, residência oficial para hóspedes que está em frente à Casa Branca.
Bolsonaro deseja ser o principal parceiro sul-americano e procura ser uma aliança entre as duas maiores economias da América.