🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Você quer estar certo ou ganhar direito?

Como viver num mundo que não entendemos? Eu vou explicar melhor a minha perplexidade além do normal nesta manhã

16 de setembro de 2019
10:25
Pessoas trocam sacos de dinheiro
Imagem: Watchara Ritjan/Shutterstock

Segunda-feira pela manhã. Trago más notícias. Hei, por favor, não culpe o mensageiro. É melhor já saber logo a verdade ou ela vai acabar nos encontrando na pior hora, quando estivermos mais despreparados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não se assuste, mas tenha cuidado, pois teremos de conviver com o mais insuportável dos monstros: a incerteza. Queria eu ter mais convicção sobre as coisas, estar no controle. Mas a verdade é que não tenho. A razão é uma grande emoção. É o desejo de controle, já nos resumiu Nietzsche.

Gostamos tanto das coisas sem volatilidade justamente porque elas transmitem a falsa sensação da certeza, de que podemos admitir que amanhã o sol nascerá rigorosamente da mesma maneira com que nasceu nos últimos anos.

O problema é que, diferentemente das ciências naturais, os fenômenos sociais gozam de outras propriedades, entre elas a imprevisibilidade, a aleatoriedade, a complexidade e a falta de padrão. Nós economistas, os invejosos da Física, bem que gostaríamos de ter as coisas bem caracterizadas e definidas, com as pessoas e as coisas interagindo bonitinho feito movimento de rotação e translação. Infelizmente, não é assim. Havemos de jogar um jogo sem juiz, cujas regras são formadas pela gente mesmo — nem sequer sabemos o que é fazer gol nessa história. Então, vamos percorrendo uma travessia cheia de dúvidas, percalços e conquistas, cujo sentido só existe se nós mesmos quisermos lhe dar algum sentido, até que subitamente checamos nossa caixa do correio (ou o DDA do app do Itaú) e encontramos um boleto para pagar, o que interrompe o café filosófico para nos devolver à imperiosa necessidade de ganhar dinheiro.

Como viver num mundo que não entendemos? Eu vou explicar melhor a minha perplexidade além do normal nesta manhã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para esta semana, havia grande expectativa por redução de juros e, quem sabe, por novas medidas heterodoxas de política monetária em nível global — lembre-se de que, na semana passada, o BCE reduziu sua taxa básica e anunciou a compra de títulos no valor de 20 bilhões de euros por mês. Esperam-se (ou esperavam-se, sei lá a esta altura) novo corte de juro pelo Fed e novas medidas do Banco Popular da China. Em paralelo, o Banco da Inglaterra e o Banco do Japão também se reúnem sob apelos de flexibilização monetária adicional. E, claro, temos atualização da Selic por aqui.

Leia Também

Ocorre que, subitamente (e o diabo é que as coisas sempre mudam subitamente, quando ninguém espera), como aconteceu no fim da semana passada, indicadores de inflação e atividade nos EUA começam a surpreender para cima. Poderia o Fed agir com vigor com reduções adicionais de juro num ambiente assim, com a inflação caminhando para a meta informal de 2 por cento ao ano?

Susto do fim de semana

E, então, vem o fim de semana e eis que ocorre um ataque às instalações petrolíferas da Saudi Aramco na Arábia Saudita, levando a um corte momentâneo de 50 por cento da produção do país. Contratos futuros de petróleo chegaram a subir quase 20 por cento, em sua maior alta da história, mas agora se valorizam cerca de 9 por cento. Ainda há muitas dúvidas sobre o tamanho do estrago, sobre o tempo necessário para se restabelecer a produção e sobre a origem dos atentados. De todo modo, efeitos parecem importantes e implicações transcendem o setor de petróleo.

Vamos continuar flexibilizando a política monetária nos EUA mesmo mediante a escalada do óleo bruto? E como fica a questão geopolítica com o Irã? Na dúvida, já corremos em direção aos portos seguros clássicos — ouro e preço dos Treasuries se valorizam nesta manhã.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se, de um lado, o petróleo para cima traz prognóstico de um pouco mais de inflação e dificulta cortes de juro adicionais, por outro, a atividade econômica na China traz novos alertas de desaceleração, sugerindo necessidade de ação por parte dos BCs — produção industrial e vendas ao varejo no país vieram bem abaixo do esperado, o que alimenta as cobranças sobre novas medidas pelo banco central chinês.

Resumo da história: se já havia dúvidas (sempre há!) sobre a economia e a geopolítica mundial, num ambiente de desaceleração da atividade e desglobalização, agora os questionamentos ganham contornos ainda mais marcantes. Não adianta tentar livrar a incerteza e o desconhecido do processo. Eles necessariamente fazem parte da caminhada. A questão aqui é como continuar o percurso, mesmo diante da inexorável imprevisibilidade do mundo.

Ontem, fui assistir à peça “Sísifo”, com Gregorio Duvivier, no Sesc Santana. Fica como dica cultural, mas é muito mais do que isso. Fica como dica financeira também. Até poderia ser porque teatro no Sesc costuma ser uma barganha clássica, do tipo Benjamin Graham, mas pela necessidade de cada um de nós encontrar uma forma de ser e estar no mundo, a despeito das intempéries, das dificuldades e do desconhecido que se colocam à nossa frente. O nome da peça, claro, é uma alusão ao mito em que Sísifo, pelas rebeldias cometidas enquanto vivo, recebe como punição rolar uma grande pedra de mármore por toda a eternidade até o cume de uma montanha; todas as vezes em que atinge o pico, a pedra rola para baixo novamente, e o processo se reinicia, indefinidamente.

Não há solução, não há saída, não há sentido, não há fim. A única coisa que nos cabe é encontrar um jeito um pouco mais divertido de rolar a tal pedra morro acima. “A realidade é dura, mas ainda é o único lugar onde posso encontrar um bife”, já sintetizou Woody Allen.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Precisamos achar um bom bife por aí, um banho quente, um saboroso café (como o da Dona Graça aqui na Empiricus), um abraço apertado do João Pedro. Cada um escolhe o seu jeito de ser e estar no mundo.

Sabe qual é o nosso?

Poderia passar horas falando disso, mas isto aqui já está um pouco grande demais. Talvez pudesse resumir assim: usamos todo o instrumental buffettiano clássico para descobrir coisas razoavelmente baratas, sem muitas pretensões de identificar com precisão o valor intrínseco das coisas — afinal, os fluxos de caixa futuros sempre serão impactados pelo… futuro! Por questões que não sabemos e serão determinantes no meio do caminho. Apenas compramos barato, tentando ter a garantir de que as surpresas estarão no lado positivo. Promovemos assim um encontro platônico entre Nassim Taleb e Warren Buffett.

Compramos Petrobras (inclusive opções de Petrobras foram indicadas no último Bootcamp) e PetroRio por questões idiossincráticas, enquanto morríamos de medo de uma eventual fraqueza dos preços do petróleo num cenário de potencial recessão global. Então, vem um ataque desses na Arábia Saudita e o petróleo voa 10 por cento. Surpresa boa para os comprados em Petrobras, em pleno vencimento de opções. Atirou no que viu, acertou no que não viu. Você não precisa estar certo no argumento. Você precisa ganhar dinheiro. X não é f(x). Cqd.

Mercados

Mercados iniciam a semana em clima predominantemente negativo, afetados pela maior aversão ao risco catalisada pelo aumento da incerteza em nível global. Investidores correm para a segurança com atentado na Arábia Saudita e desaceleração na China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na agenda doméstica, IGP-10 apontou deflação de 0,29 por cento, contra prognóstico de queda de 0,46. IPC-Fipe subiu 0,05 por cento em prévia mensal, abaixo do 0,11 por cento estimado. Relatório Focus trouxe revisão para baixo nas estimativas de inflação e taxa Selic. Balança comercial semanal completa lista de referências internas. Nos EUA, sai Empire State Index, com atividade manufatureira na região de Nova York.

Ibovespa Futuro cai 0,28 por cento, dólar e juros futuros sobem levemente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PRESENTE PARA OS CONCURSEIROS

Salários iniciais de até R$ 13 mil e mais de 270 vagas: IFCE divulga concurso público para técnicos e professores

13 de fevereiro de 2026 - 15:34

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos

MERCADO DE TRABALHO

78,1% dos brasileiros estão satisfeitos com o trabalho, mas falta uma coisa para a satisfação ir a 100%

13 de fevereiro de 2026 - 14:04

Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros

CHEGOU A HORA DA FOLIA

Vai ter Mega-Sena, Lotofácil e Quina no Carnaval? Veja o calendário das loterias da Caixa para os próximos dias

13 de fevereiro de 2026 - 12:11

As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.

TEIMOSIA RECOMPENSADA

Apostador da Lotofácil insiste nos mesmos números e acorda milionário em plena sexta-feira 13 pré-Carnaval; Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 62 milhões

13 de fevereiro de 2026 - 7:41

Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.

AGENDA DE CARNAVAL

Metrô 24h, B3 de portas fechadas, Correios de folga e mais: Confira o que abre e o que fecha nos dias de folia

13 de fevereiro de 2026 - 5:29

Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público

POLARIZAÇÃO DE VOTOS

População máxima permitida: políticos querem limitar o número de moradores desse país

12 de fevereiro de 2026 - 15:09

Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários

JEFF BEZOS, MARK ZUCKERBERG E MAIS

“Bunker dos bilionários” ganha mais um morador célebre: conheça a ilha artificial em Miami onde moram os super-ricos

12 de fevereiro de 2026 - 12:24

Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar

COMO EVITAR O CROWD CRASH

Carnaval em segurança: confira dicas para se prevenir em situações de superlotação

12 de fevereiro de 2026 - 9:10

Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação

HISTÓRIA DE CINEMA

Apostador joga 1, 2, 3, 4, 5, 6 na loteria e fica milionário; Mega-Sena pode pagar R$ 55 milhões hoje

12 de fevereiro de 2026 - 7:06

O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.

CALENDÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA

Calendário do Bolsa Família: governo começa a pagar hoje (12) a parcela de fevereiro de 2026; confira o cronograma completo

12 de fevereiro de 2026 - 5:31

Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

CEO CONFERENCE 2026

Para os gringos, tanto faz o próximo presidente — a trajetória de crescimento do Brasil está traçada, diz André Esteves

11 de fevereiro de 2026 - 19:05

Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país

CEO CONFERENCE 2026

Brasil vive melhor momento em anos, diz André Esteves — e o próximo presidente só terá um desafio na economia

11 de fevereiro de 2026 - 17:03

Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar

PRESIDENTE DO BC

“Banco Central é um transatlântico”: Galípolo sinaliza cortes da Selic, mas evita decisões precipitadas

11 de fevereiro de 2026 - 16:10

“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC

LINHA GALAXY S

Já era, fofoqueiros: Samsung prepara celular com recurso anticuriosos; veja data de lançamento e como conseguir descontos de até R$ 1.500

11 de fevereiro de 2026 - 11:04

Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung

ATENÇÕES DIVIDIDAS

Lotofácil 3610 faz 5 milionários de uma vez só, mas Dia de Sorte paga o maior prêmio da rodada; Mega-Sena acumula

11 de fevereiro de 2026 - 7:28

Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.

CEO CONFERENCE 2026

Até onde a Selic pode cair? BTG projeta cortes totais de 3 pontos nos juros este ano; questão fiscal é o principal risco

10 de fevereiro de 2026 - 18:32

Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos

REFÚGIO MILIONÁRIO

Quer ser vizinho do Bill Gates? Veja quanto custa a casa colocada à venda pelo fundador da Microsoft

10 de fevereiro de 2026 - 15:37

Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo

BC INDEPENDENTE

Em ano eleitoral, Motta blinda autonomia do BC e descarta aumento de impostos para 2026

10 de fevereiro de 2026 - 14:04

O deputado acrescentou que, sob sua presidência, a Câmara não colocará em votação nenhuma proposta que altere o modelo atual de independência do BC

CEO CONFERENCE 2026

Com recordes no Ibovespa e dólar em queda, Haddad cutuca mercado: “quem não acreditou na gestão perdeu dinheiro”

10 de fevereiro de 2026 - 12:15

Na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o ministro avaliou sua gestão na Fazenda, rebateu o ceticismo de investidores, defendeu a autonomia do BC e comentou o caso Master, exaltando Gabriel Galípolo

SÓ DEU ELA

Lotofácil começa semana com 2 vencedores mais perto do primeiro milhão; Mega-Sena pode pagar R$ 47 milhões hoje

10 de fevereiro de 2026 - 7:11

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar