🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Sobre objetivos e a hora de parar

Encontrar a hora certa de “stopar” pode fazer você levar uma bolada para casa

14 de janeiro de 2019
15:43

Por mais incrível que possa parecer, só conheci o conceito de stop em 1983, quando já tinha um quarto de século de mercado e comecei a operar única e exclusivamente nas bolsas internacionais de futuros e opções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até então, eu “stopava” minhas operações, sem usar esse nome, nas seguintes circunstâncias:

O capital acabava

De tanto teimar com um long ou um short, que seguia em direção contrária ao objetivo, ficava sem caixa.

“Liquida essa porra”, dizia para meu corretor, após ter comprado Banco do Brasil (que aqui entra apenas como exemplo) a 10 cruzeiros e ver o papel cair para 9,50, 9,00, 8,50, 8,00, 7,50...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desnecessário dizer que tão logo eu vendia (ou recomprava, no caso de vendas a descoberto) o mercado começava a se recuperar. Foi quando aprendi o que significava RSI (Relative Strenght Index – Índice de Força Relativa), fórmula que indicava quando as cotações estão overbought (supercompradas) ou oversold (supervendidas).

Leia Também

Um papel, ou commodity, ou futuro em baixa para de cair quando surge o último vendedor. Nesse caso, na ausência de ursos, aparecem os primeiros touros. O RSI mede isso direitinho.

Meus nervos entravam em colapso (segunda hipótese)

Isso acontece com qualquer um que teima em remar contra a maré. Tipo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Ah, a três centavos é impossível o açúcar cair mais”. E não é que caía. Até, é claro, eu liquidar minha posição.

Pois, tal como escrevi acima, de 1983 para cá deixei de me considerar o dono da verdade. Até hoje, passados mais 36 anos, sempre que compro ou “shorteio” parto da premissa de que posso estar enganado. Por isso ponho um stop.

“A Reforma da Previdência vai passar. Vou comprar Ibovespa a 93.500 com stop a 92.900.” É assim que me forço a agir.

Há outras maneiras de fazer stops. Uma de minhas preferidas é o stop cirúrgico. Mantendo o foco no Ibovespa, digamos que você veja, nos gráficos, um suporte importante, cotação na qual o mercado já bateu lá três vezes e subiu. 91.800, só para citar um número.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse caso, usando o stop cirúrgico, você dá a seguinte ordem ao seu corretor:

“Compre Ibovespa a 91.900 com stop a 91.790. Nesse caso, você vai perder 110 pontos. Talvez um pouco mais por causa do slippage. Trata-se da diferença entre o preço de sua ordem e aquele no qual ela será executada. A gente sempre leva uma enrabadinha.

Um stop pode também ser MOC (market on close). Ou seja, só será concretizado se o mercado fechar abaixo (acima, no caso de vendas a descoberto) do seu preço de compra (ou de venda).

Esse tipo de ordem não é muito usado no Brasil, mas é arroz de festa no mercado internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Buy two hundred S&P at two thousand and six hundred even with a stop MOC at two thousand and five hundred (Compre duzentos contratos de S&P a 2.600 redondos com um stop MOC a 2.500.)

O perigo da ordem acima é você ser “stopado” muito abaixo do seu preço de compra, realizando um prejuízo grande. Mas de todo modo irá dormir zerado.

Em minha opinião, objetivos são muito mais difíceis de serem definidos do que stops. Simplesmente porque o lucro é um alucinógeno, que tem como efeito principal o medo de deixá-lo escapar.

No trade mais lucrativo de minha vida, realizado em 1988 no mercado futuro de soja da CBoT em Chicago (eu já falei dele diversas vezes em minhas crônicas), fixei três objetivos aleatórios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não me lembro exatamente dos preços, mas comprei um lote jumbo de soja Novembro. Digamos que foi a 7 dólares o bushel. Pois bem, mandei vender um terço a oito dólares, um terço a nove e o terceiro terço a 10. O mercado ainda foi a 11 e depois desabou.

O objetivo pode também ser fixado em função de um acontecimento e não de um preço.

Digamos que você comprou Ibovespa futuro a 88.000, com stop a 86.900, no primeiro dia útil após a posse de Bolsonaro. “Parabéns! Tá ganhando uma baba.”

Mas, e agora? Quando e a que preço vender? Lembre-se que o Ibovespa é um contrato que pode ser rolado para o vencimento seguinte, o que significa que você pode ficar comprado eternamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Minha primeira sugestão é elevar o stop para 89.900. Acontecendo isso, você vai lucrar 1.900 pontos, coisa que, tenho certeza, lhe deixará frustrado.

“Ah, eu podia ter vendido a 91.000, a 92.000, a 93.000, a 93.500...” Você vai chorar feito uma criança que deixou o picolé cair no chão. Mas o mercado é assim.

Pois bem, com o lucro garantido, seu dilema agora é saber quando vai pular fora. Tenho certeza de que no seu inventário não vai estar lá: “100 Ibovespa futuro.”

Nesse caso, vou dar uma sugestão que me ocorreu agora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o governo Bolsonaro enviar para o Congresso a mensagem de Reforma da Previdência, venda a metade. Após a votação, o saldo. Com um tremendo lucro se a reforma for aprovada.

Provavelmente ganhando uma merreca se rejeitada, consideradas as duas vendas. Uma coisa é certa: se você comprou lá na bacia das almas, dinheiro não vai perder.

Esses objetivos que citei se referem a mercados futuros, alavancados. Compra de ações à vista é um negócio diferente. Você pode adquiri-las visando dividendos ou simplesmente para ser sócio de uma companhia lucrativa. Neste último caso, o stop deve acontecer não somente em função de preços, mas de percepção de que ela está perdendo mercado ou o setor em que atua, entrando em obsolescência. São milhares as variáveis operacionais. Stops e objetivos são só duas delas.

Nas próximas colunas vou falar de outras. Quero compartilhar meus conhecimentos de modo que o caro amigo leitor ganhe mais do que ganhei nos trades em que tive êxito e perca menos do que naqueles em que me ferrei.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
A SELIC CAI OU NÃO CAI?

“O Banco Central não está dando sinais sobre o futuro”, diz Galípolo diante do ânimo do mercado sobre o corte de juros

12 de novembro de 2025 - 17:01

Em participação no fórum de investimentos da Bradesco Asset, o presidente do BC reafirmou que a autarquia ainda depende de dados e persegue a meta de inflação

PONTO DE VIRADA

Governo Lula repete os passos da era Dilma, diz ex-BC Alexandre Schwartsman: “gestão atual não tem condição de fazer reformas estruturais”

12 de novembro de 2025 - 14:11

Para “arrumar a casa” e reduzir a taxa de juros, Schwartsman indica que o governo precisa promover reformas estruturais que ataquem a raiz do problema fiscal

IMÓVEIS EM LEILÃO

Bradesco (BBDC4) realiza leilão de imóveis onde funcionavam antigas agências

12 de novembro de 2025 - 9:43

Cinco propriedades para uso imediato estão disponíveis para arremate 100% online até 1º de dezembro; lance mínimo é de R$ 420 mil

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Maioria dos fundos sustentáveis rendeu mais que o CDI, bolsa bate novos recordes, e mercado está de olho em falas do presidente do Banco Central

12 de novembro de 2025 - 7:40

Levantamento feito a pedido do Seu Dinheiro mostra que 77% dos Fundos IS superou o CDI no ano; entenda por que essa categoria de investimento, ainda pequena em relação ao total da indústria, está crescendo no gosto de investidores e empresas

UMA BELA BOLADA

Lotofácil 3536 faz o único milionário da noite; Mega-Sena encalha e prêmio acumulado chega a R$ 100 milhões

12 de novembro de 2025 - 6:33

Lotofácil continua brilhando sozinha. A loteria “menos difícil” da Caixa foi a única a pagar um prêmio milionário na noite de terça-feira (11).

SUSTENTABILIDADE

ESG não é caridade: é possível investir em sustentabilidade sem abrir mão da rentabilidade

12 de novembro de 2025 - 6:05

Fundos IS e que integram questões ESG superaram o CDI no acumulado do ano e ganham cada vez mais espaço na indústria — e entre investidores que buscam retorno financeiro

MAIS QUILÔMETROS, MENOS GASOLINA

O carro mais econômico do mercado brasileiro é híbrido e faz 17,5 km/l na cidade

11 de novembro de 2025 - 20:15

Estudo do Inmetro mostra que o Toyota Corolla híbrido lidera o ranking de eficiência no Brasil, com consumo de 17,5 km/l na cidade

CAÇA AO TESOURO

Mesmo com recordes, bolsa brasileira ainda está barata, diz head da Itaú Corretora — saiba onde está o ouro na B3

11 de novembro de 2025 - 19:40

O Ibovespa segue fazendo história e renovando máximas, mas, ainda assim, a bolsa se mantém abaixo da média histórica na relação entre o preço das ações das empresas e o lucro esperado, segundo Márcio Kimura

INVESTIR COM FUTURO

A ‘porta dourada’ para quem quer morar na Europa: por que Portugal está louco para atrair (alguns) brasileiros

11 de novembro de 2025 - 18:11

Em evento promovido pela Fundação Luso-Brasileira na cidade de São Paulo, especialistas falam sobre o “golden visa” e explicam por que este pode ser um “momento único” para investir no país

BILHETERIA DE ESTREIA

“O Agente Secreto” lidera bilheteria, mas não supera “Ainda Estou Aqui” no primeiro fim de semana nos cinemas

11 de novembro de 2025 - 17:40

Filme supera estreias internacionais e segue trajetória semelhante à de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles

ARRUME AS MALAS

Destino apontado como uma das principais tendências de viagem para 2026 no Brasil é conhecido por seus queijos deliciosos

11 de novembro de 2025 - 17:15

Destino em alta para 2026, a Serra da Canastra é um paraíso de ecoturismo com cachoeiras, fauna rica e o tradicional queijo canastra

LISTA DE PRESENÇA

‘FLOP30’? Ausência de líderes na COP30 vira piada nas redes sociais; criação de fundo é celebrada

11 de novembro de 2025 - 16:46

28 líderes de países estiveram na Cúpula dos Chefes de Estado da COP30. O número é menos da metade do que foi registrado em 2024

PONTO DE VIRADA

A bolha da IA vai estourar? Nada disso. Especialista do Itaú explica por que a inteligência artificial segue como aposta promissora

11 de novembro de 2025 - 15:45

Durante o evento nesta terça-feira (11), Martin Iglesias, líder em recomendação de investimentos do banco, avaliou que a nova era digital está sustentada por sólidos pilares

SANTA TEREZA

O clube que não era da esquina: o que fazer no bairro de BH eternizado pela música de Lô Borges, Milton Nascimento, Skank e Sepultura

11 de novembro de 2025 - 10:28

Movimento de Lô Borges, Milton Nascimento e outros grandes nomes não nasceu na esquina de Santa Tereza, mas tem muitos locais de referência ao grupo

QUAL O CAMINHO PARA A SELIC

Pomba ou gavião? Copom diz que Selic em 15% ao ano por ‘período prolongado’ é suficiente para fazer inflação convergir à meta

11 de novembro de 2025 - 10:03

Assim como no comunicado, a ata não deu nenhuma indicação de quando o ciclo de corte de juros deve começar, mas afirmou que o nível atual é suficiente para controle de preços

ATENÇÕES DIVIDIDAS

Bolão fatura Lotofácil e Dupla Sena salva a noite das loterias da Caixa com novo milionário em SP

11 de novembro de 2025 - 7:01

Prêmio principal da Lotofácil 3535 será dividido entre 10 pessoas; ganhador da Dupla Sena 2884 apostou por meio dos canais eletrônicos da Caixa

CHEGANDO AO FIM...

O oráculo também erra: quando Warren Buffett deixou de ganhar dinheiro por causa das próprias estratégias

10 de novembro de 2025 - 17:11

Mesmo após seis décadas de acertos, Warren Buffett também acumulou erros bilionários — da compra da Berkshire ao ceticismo sobre bitcoin e ao fiasco com a Kraft Heinz

LOTERIAS HOJE

Loterias da Caixa voltam hoje com prêmios milionários; Mega-Sena pode pagar R$ 67 milhões nesta semana

10 de novembro de 2025 - 11:03

Com acúmulos na semana passada, as loterias da Caixa iniciam a semana pagando boladas milionárias

'Oh Lord won't you buy me a BYD'?

Adeus ‘Mercedão’, olá BYD: da cidade de São Paulo ao Flamengo, ônibus elétrico ganha cada vez mais espaço 

10 de novembro de 2025 - 10:17

Algumas cidades, empresas e até o Flamengo já aderiram ao ônibus elétrico e fundo de investimento pode facilitar ainda mais o acesso à esse tipo de veículo

'CAFAKE'

Parece, mas não é: Anvisa proíbe comercialização de marcas de ‘bebida sabor café’ e até de café gourmet

10 de novembro de 2025 - 9:18

Em 2025, a Anvisa já vetou a comercialização de 6 marcas de café ou de ‘bebida sabor café’; entenda como não comprar gato por lebre

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar