🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Bruna Furlani

Bruna Furlani

Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB). Fez curso de jornalismo econômico oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tem passagem pelas editorias de economia, política e negócios de veículos como O Estado de S.Paulo, SBT e Correio Braziliense.

Hora de encher o tanque!

Vá de carona com elas! Analistas e gestores apostam nas ações das locadoras de veículos

A retomada da economia, ainda que a um ritmo mais lento que o esperado, pode fazer com que o crescimento na locação de automóveis das três empresas combinadas chegue a 35%, segundo cálculos feitos pela corretora Santander Corretora

Bruna Furlani
Bruna Furlani
13 de junho de 2019
5:52 - atualizado às 14:27
Bandeiras das empresas Movida, Localiza e Unidas em carros de fórmula um
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Quando era menor, um dos meus passeios preferidos era ir a locadora perto da casa da minha avó. De posse da minha carteirinha da turma do sofá da antiga Blockbuster, eu entrava na loja e me perdia naqueles imensos corredores azuis e amarelos cheios de balões. Chegava com a ideia de alugar um filme e saía de lá com vários exemplares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo ia bem, até que as lojas começaram a ficar cada vez menores e as antigas estantes de DVDs deram lugar a prateleiras com produtos da Lojas Americanas. Quando dei por mim, as locadoras foram aos poucos sumindo. Uma a uma, inclusive a minha preferida. A chegada de plataformas tecnológicas e mais acessíveis, como a Netflix, deixou todas elas para trás. 

Mas nem todas as locadoras foram engolidas pelo avanço da tecnologia. Pelo contrário. A presença forte de aplicativos de mobilidade urbana como o Uber foi um dos fatores responsáveis por alavancar o crescimento das locadoras de carros por aqui. 

Mesmo diante de um processo de impeachment, PIB negativo e baixos níveis de consumo, as três maiores (Localiza, Unidas e Movida) tiveram um crescimento no aluguel de veículos de 22% entre 2013 e 2018, segundo cálculo feitos pela Santander Corretora.

Agora, a expectativa para este ano é ainda melhor. Na visão dos especialistas, a retomada da economia, ainda que a um ritmo mais lento que o esperado, pode fazer com que o crescimento na locação de automóveis das três empresas combinadas chegue a 35%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alô, apps!

Quando o assunto é aplicativos de mobilidade urbana, as locadoras não têm do que reclamar. Na avaliação de Pedro Bruno, analista do Santander, Localiza, Movida e Unidas conseguiram aumentar a sua frota em 180 mil veículos entre 2014 e 2018, anos mais agudos da crise econômica.

Leia Também

E, segundo as estimativas usadas pela equipe de análise, há um grande potencial de penetração no segmento de apps porque existem cerca de 800 mil veículos dentro do mercado de aplicativos de mobilidade urbana. Só que apenas 46 mil deles são alugados, ou seja, somente 6% do mercado está nas mãos de locadoras.

"Acreditamos que o percentual de motoristas que detêm o próprio carro e daqueles que alugam com provedores informais pode diminuir bastante ao longo dos anos por conta dos custos. Estamos bastante positivos com o setor e colocamos recomendação de compra nas três maiores locadoras", disse o analista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vrum, vrum...

O otimismo também fez com o que Felipe Montagna, gestor da Indie Capital, apostasse alto no setor. Hoje, a maior posição do fundo de ações que administra está nos papéis da Localiza e da Unidas.

"Houve uma mudança na sociedade impulsionada pela cultura de aplicativos, como Uber. Aliado a isso, há a facilidade cada vez maior em alugar um carro, a melhora na experiência e o fato de que os preços nominais não sobem há um certo tempo", destaca o gestor.

A queda dos juros é outra boa notícia para o setor, já que permite a captação de dívida - uma prática recorrente do setor - a taxas mais baixas, segundo Montagna.

Pé na tábua

Há ainda a questão do ganho de escala. De acordo com o gestor, a entrada da Movida no setor de aluguel de carros em 2014 impulsionou a queda no preço do aluguel. Na época, a novata chegou com valores bastante atrativos e fez concorrentes como a Localiza e a Locamerica (que comprou a Unidas três anos depois) se mexerem. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com taxas de utilização mais altas e aumento da demanda, as empresas maiores ficaram mais competitivas e garantiram retornos mais expressivos sem a necessidade de onerar o cliente porque houve diluição de custos. Com isso, aumentaram a sua presença no mercado (market share) e derrubaram as menores.

Locadora pra chamar de minha...

Mas quais são os pontos atrativos em cada uma das maiores? Do lado da Movida, o destaque está no investimento em inovação tecnológica e no crescimento que ela teve nos últimos cinco anos. Segundo Paulo Frade, chefe de análise da gestora Claritas Investimentos, o fato de a operação da companhia ser bastante enxuta faz com que o retorno dela seja maior.

Além disso, a ação está bastante descontada e a empresa começou o ano com volume e margens melhores, segundo ele. Mas um dos pontos de atenção é parte de seminovos.

Para Frade, esse tipo de segmento precisa de um tempo de maturação maior porque demora para ficar conhecido. Porém, a expectativa dele é que ela apresente resultados mais animadores no balanço do segundo trimestre de 2019.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Unidas

No caso da Unidas, a aposta está bastante atrelada à gestão da companhia. Para João Nerasti, analista da gestora Indie Capital, a empresa possuem um dos melhores consultores na área de locação como acionistas, que é a Enterprise Holding, uma das gigantes do setor nos Estados Unidos e sócia da companhia.

Na opinião de Nerasti, outro ponto é que a Unidas já possui experiência e executou muito bem a parte de seminovos no passado. "Ainda sim, eles vão precisar vender muito e isso é um dos maiores riscos para a empresa", destaca o analista.

Além disso, a Unidas possui baixa penetração em número de lojas e está com uma iniciativa focada na venda de carros de terceiros, o que pode ser interessante no longo prazo.

Localiza

E no topo das indicações dos analistas está a Localiza. Por conta de todo o histórico que possui no setor de aluguel de carros, a empresa é a preferida de Michael Wickert, um dos sócios da Fama Investimentos. Ela é, inclusive, a maior posição que o fundo da gestora possui na carteira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Wickert, a companhia fez um aumento de capital no começo deste ano e possui um diferencial de execução muito grande com relação as concorrentes.

"Eles se financiam de forma mais barata, possuem maior volume de carros e conseguem vender com margens maiores. Com isso, sustentaram um bom nível de retorno sobre o capital investido. Além disso, eles implementaram iniciativas de cobrança direto no app, o que reduz o risco de crédito da empresa", destaca Wickert.

Um olho aqui, outro lá...

Ainda que as perspectivas para o setor sejam boas, o que ajudou as gigantes no passado pode ser também um possível risco hoje. Um dos riscos é o de uma possível guerra de preços que reduza o valor da locação, segundo o sócio da gestora Fama Investimentos.

O especialista ainda diz que há um grande gargalo no setor, que é a desmobilização da frota. Ou seja, a venda dos veículos de maneira satisfatória para que a frota consiga girar de forma saudável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O setor de seminovos teve um aperto durante a crise porque a venda do carro é reflexo da economia. Logo, é um setor que não conseguiu deslanchar tanto. Mas há quem tenha se saído bem. A Localiza, por exemplo, contornou bem a situação. Fez um ajuste no preço de venda dos carros, o que sustentou a rentabilidade no período", afirma Wickert.

De qualquer forma, na minha visão, o setor pode garantir bons percentuais de retorno, especialmente agora que as perspectivas para o crescimento estão sendo revistas. Na última segunda-feira, por exemplo, o boletim Focus trouxe que as projeções para a alta do PIB no ano despencaram para 1%.

Por ser um setor que consegue ser mais protegido de eventuais crises ou de estimativas mais negativas para a economia, vejo que separar um percentual do seu portfólio para ações de locadoras pode ser uma maneira de surfar o movimento, enquanto elas ainda estão descontadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
COMUNICADO SOBRE O IR

Imposto de Renda: Lula fará pronunciamento neste domingo (30) sobre medida que altera a tributação 

30 de novembro de 2025 - 14:55

A fala será transmitida às 20h30 e trará como principal anúncio a nova faixa de isenção para R$ 5 mil além de mecionar os descontos extras para rendas intermediárias

BOMBOU NO SD

Plano da Petrobras (PETR4), despencada da Hapvida (HAPV3) e emergentes no radar: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

30 de novembro de 2025 - 11:31

O anúncio estratégico da estatal, a forte queda da operadora de saúde e a análise do Morgan Stanley com Brasil em destaque; veja o que mais movimentou o SD

NOVO MILIONÁRIO

Ganhador da Mega-Sena 2945 embolsa prêmio de mais de R$ 27 milhões com aposta simples 

30 de novembro de 2025 - 9:22

Não foi só a Mega-Sena que contou com ganhadores na categoria principal: a Lotofácil teve três vencedores, mas nenhum deles ficou milionário

BALANÇO SEMANAL

Maiores altas e maiores quedas do Ibovespa: Vamos (VAMO3) lidera ganhos da semana, Hapvida (HAPV3) fecha como pior ação

29 de novembro de 2025 - 14:54

Dólar recua, inflação segue dentro da meta e cenário de juros favorece fluxo de investidores

HABEAS CORPUS CONCEDIDO

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é liberado da prisão com medidas cautelares; veja o que acontece agora 

29 de novembro de 2025 - 13:35

A desembargadora Solange Salgado da Silva concedeu o habeas corpus com a justificativa de que os delitos atribuídos ao banqueiro “não envolvem violência ou grave ameaça à pessoa”

RUMO À GLÓRIA ETERNA

Final da Libertadores 2025: veja quando e onde assistir a Palmeiras x Flamengo

29 de novembro de 2025 - 10:47

A Final da Libertadores 2025 coloca Palmeiras x Flamengo frente a frente em Lima; veja horário, onde assistir e detalhes da grande decisão

MAIS DINHEIRO

Olho no prêmio: Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 27 milhões

29 de novembro de 2025 - 9:29

Segundo a Caixa, o próximo sorteio acontece neste sábado, dia 29 de novembro, e quem vencer pode levar essa bolada para casa

VAI PESAR PARA TODOS

Todos nós pagaremos a conta da liquidação do Banco Master, dizem especialistas; veja qual será o impacto no seu bolso

28 de novembro de 2025 - 13:04

O FGC deve pagar os credores do Master e, assim, se descapitalizar. O custo para o fundo reconstituir capital será dividido entre todos

BATE VOLTA

A cidade mais segura do estado de São Paulo fica a menos de 1 hora da capital; onde é e o que fazer?

28 de novembro de 2025 - 11:15

A 40 km da capital paulista, essa cidade é uma das mais antigas de São Paulo e preserva um rico patrimônio histórico

JÁ CAIU AÍ?

Primeira parcela do 13º cai hoje (28); veja quem recebe, como calcular e o que muda na segunda parte

28 de novembro de 2025 - 10:30

O 13º começa a entrar na conta dos brasileiros com a liberação da primeira parcela, sempre maior por não incluir descontos

PAGA HOJE

Receita paga lote da malha fina nesta sexta (28); veja quem recebe e como consultar

28 de novembro de 2025 - 8:35

Após regularizarem pendências com o Fisco, mais de 214 mil contribuintes recebem nesta sexta (28) o lote da malha fina, que inclui também restituições residuais de anos anteriores

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Lotofácil desencanta e faz 1 novo milionário, mas Quina 6888 rouba a cena e paga o maior prêmio da noite

28 de novembro de 2025 - 7:12

Basta acumular por um sorteio para que a Lotofácil se transforme em uma “máquina de milionários”; Super Sete promete o maior prêmio da noite desta sexta-feira (28).

ÚLTIMO LOTE!

Bolsa Família: Caixa paga último lote de novembro hoje (28) para NIS final 0

28 de novembro de 2025 - 5:46

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

15% ATÉ QUANDO?

As pedras no caminho do Banco Central para cortar a Selic, segundo Galípolo

27 de novembro de 2025 - 18:15

O presidente do BC participou de uma entrevista com o Itaú nesta quinta-feira (27) e falou sobre as dificuldades de atuação da autoridade monetária

RUMO À GLÓRIA (E PREMIAÇÃO) ETERNA

Final da Libertadores 2025: Por que uma vitória do Palmeiras vai render mais dinheiro do que se o Flamengo levar a taça

27 de novembro de 2025 - 17:13

Na Final da Libertadores 2025, Palmeiras x Flamengo disputam não só o título, mas também a maior premiação da história do torneio

ESQUENTA DA AMAZON

Black Friday Amazon com até 60% de desconto: confira as principais ofertas em eletrônicos e os cupons disponíveis

27 de novembro de 2025 - 17:09

Promoções antecipadas incluem Kindle, TVs, smartphones e mais; cupons chegam a R$ 500 enquanto durarem os estoques

ACEITA UM CAFEZINHO?

Café faz bem para o coração? Novo estudo diz que sim

27 de novembro de 2025 - 15:43

Pesquisa indica que até quem tem arritmia pode se beneficiar de uma das bebidas mais consumidas do mundo

MAIOR DEVEDOR DO PAÍS

Quem controla a empresa apontada como a maior devedora de impostos do Brasil

27 de novembro de 2025 - 14:31

Megaoperação expõe a refinaria acusada de sonegar bilhões e ligada a redes do crime organizado

MORDIDA DO LEÃO

O que diz o projeto do devedor contumaz de impostos que tramita no Congresso? Entenda ponto a ponto

27 de novembro de 2025 - 14:30

O objetivo da Receita Federal é punir empresários que abrem empresas apenas com o intuito de não pagar impostos

MAIS DE 10 ANOS DE ESPERA

Concurso SEFAZ SP 2025: edital para Auditor Fiscal é publicado — 200 vagas e salário inicial de R$ 21,1 mil

27 de novembro de 2025 - 14:19

Concurso público Sefaz SP oferece 200 vagas para Auditor Fiscal, com salários iniciais de R$ 21,1 mil e provas marcadas para fevereiro e março de 2026

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar