O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Decisão do presidente de taxar aço do Brasil e da Argentina carece de fundamentação técnica. Ministérios dizem governo trabalhará para defender interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os EUA
Um giro pelo noticiário local e internacional sobre a decisão do presidente americano Donald Trump de taxar o aço e alumínio vendido aos EUA pelo Brasil e Argentina mostra uma avaliação quase consensual: A decisão está na seara política e longe de qualquer razão econômica.
A maioria das notícias e análises relaciona a ação de Trump à falta de progresso nas negociações com a China. Os chineses querem redução de tarifas e isso estaria travando as negociações da fase 1 do pretendido acordo. O efeito calendário também é levado em consideração, já que em 15 de dezembro nova alíquota de 15% sobre produtos chineses entra em vigor.
Junto disso, o presidente tenta falar com parte do seu eleitorado, os fazendeiros, que estão bastante endividados. Além de estar perdendo parte de sua popularidade em meio às audiências de um processo de impeachment.
Trumpeta falando à plateia https://t.co/WytZSDhbK5
— Jason Vieira ? (@JasonVieira) December 2, 2019
Leia Também
No lado dos dados, comparar Brasil e Argentina não faz sentido. O real perde pouco mais de 8% ante do dólar no acumulado do ano, enquanto o peso argentino desabou quase 40%. E as razões para essas movimentações são bastante distintas. Sem falar que o BC tem atuado, nas últimas semanas, para conter o ritmo de desvalorização.
Além disso, os dados oficiais sobre as exportações brasileiras de semimanufaturados de ferro e aço mostra redução de 16% no acumulado de janeiro a outubro deste ano com igual período do ano passado. Em relação a participação do total exportado, esses produtos caíram de 11,34% para 9,31%.
Por aqui, o presidente Jair Bolsonaro sabe bem o que a decisão de Trump significa: munição para a oposição, ainda mais se colocada em perspectiva a aproximação e admiração declarada ao governo americano.
Bolsonaro também disse em entrevista à “Rádio Itatiaia”, que "tem quase certeza" de que Trump, vai atendê-lo e voltar a atrás na decisão sobre as tarifas.
Com bem resumiu o cientista político e sócio da Arko Advice, Lucas de Aragão, em seu “Twitter”: “A lição de tudo isso é: money talks. Amizades e inimizades geram oportunidades e riscos, mas na realidade cada um defende o seu, luta pelo seu lado, olha para a sua balança e sofre - e reage - às pressões que sofre.”
A lição de tudo isso é: money talks. Amizades e inimizades geram oportunidades e riscos, mas na realidade cada um defende o seu, luta pelo seu lado, olha para a sua balança e sofre - e reage - às pressões que sofre.
— Lucas de Aragão (@LucasdeAragao) December 2, 2019
Em nota, o Instituto Aço Brasil disse receber "com perplexidade" a decisão de Trump. "O Instituto Aço Brasil reforça que o câmbio no país é livre, não havendo por parte do governo qualquer iniciativa no sentido de desvalorizar artificialmente o real e a decisão de taxar o aço brasileiro como forma de 'compensar' o agricultor americano é uma retaliação ao Brasil, que não condiz com as relações de parceria entre os dois países. Por último, tal decisão acaba por prejudicar a própria indústria produtora de aço americana, que necessita dos semiacabados exportados pelo Brasil para poder operar as suas usinas."
Por volta das 15 horas, os Ministérios da Economia, Agricultura e Relações Exteriores divulgaram nota conjunta afirmando que o governo já está em contato com interlocutores em Washington sobre o tema. "O governo trabalhará para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os EUA, com vistas a ampliar o intercâmbio comercial e aprofundar o relacionamento bilateral, em benefício de ambos os países."
Em tempo. A decisão de Trump sobre taxar Brasil e Argentina ainda não foi formalizada pelo Departamento de Comércio.
Hackers que invadiram a Rockstar Games impuseram data-limite para receberem pagamento
Mega-Sena entrou acumulada em abril e foi recuperando posições até retomar o topo do ranking de maiores prêmios das loterias da Caixa. Concurso 7000 da Quina é o destaque desta segunda-feira (13).
No Brasil, a semana começa com a tradicional divulgação do Boletim Focus, para calibrar as apostas do mercado nacional
As indicações ao Cade seguem emperradas e dependem da aprovação de outras nomeações que precisam passar pelo Senado Federal
Enquanto a “máquina de milionários” da Caixa segue parada para manutenção, o ganhador do prêmio principal da Lotomania 2910 também embolsou a bolada dos azarados
Ouro perde força nesta sexta-feira (10), mas acumula alta na semana; veja o que explica o vai e vem do metal
O bilionário Bill Ackman é o fundador da Pershing Square, gestora conhecida pelo perfil ativista e pelo foco em negócios grandes e previsíveis
“É uma anomalia. Talvez, o desafio desta geração seja descobrir como normalizar a política monetária no Brasil”, afirmou Galípolo, sobre o alto nível dos juros no Brasil
Objetivo da lei é possibilitar uma maneira mais acessível para que famílias possam se despedir de seus animais de estimação
Alta de 0,88% no mês veio na esteira do aumento nos preços de combustíveis e alimentos; revisões para o ano já preveem IPCA próximo de 5%
Netflix terá que ressarcir usuários em valores entre 250 e 500 euros, segundo advogados que representaram os consumidores
Assim como aconteceu na rodada anterior, a Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (9). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam.
Empresa surfa o boom logístico, combina proventos elevados e ainda negocia com desconto, segundo a própria gestão
Entidades dizem reconhecer as discussões como um debate legítimo, mas defendem que o impacto será severo sobre a economia, investimentos e geração de empregos formais
Até então, as alíquotas para a exportação dessas companhias eram de 0%. Em evento, ministro de Minas e Energia defendeu o imposto
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de quarta-feira (8). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (9), a Timemania divide as atenções com a Mega-Sena.
Lais Costa, analista da Empiricus Research, explica por que tantos fundos sofreram com o conflito e mostra que outra classe corre risco em um cenário de juros altos
Do universo digital ao musical, itens apreendidos ganham nova chance em leilão da Receita Federal que começa hoje
Para os analistas, o foco dos eleitores agora não é somente quem deve ganhar a corrida para a presidência, mas também para o Congresso
Em 2025, o crédito imobiliário no Brasil somou aproximadamente R$ 324 bilhões em originações, segundo dados apresentados pelo banco