Menu
André Franco
Crypto News
André Franco
É engenheiro e especialista em criptomoedas da Empiricus
2019-04-24T17:38:37-03:00
Crypto News

Não posso mais compactuar com isso

Escrevo esse texto hoje para te dizer que é a hora da mudança dentro do mercado de criptomoedas

24 de abril de 2019
17:38
Imagem: arte bitcoin
Imagem: Shutterstock

Não é de hoje que carrego uma máxima que ouvi no mercado cripto, que define muito bem como vivemos “civilizadamente” nesse ambiente.

“Todo mundo é picareta até que se prove o contrário.”

Principalmente se a empresa ou pessoa for novo entrante no mercado, a primeira coisa de que se acusa ela é de picaretagem.

Nesse mundo, o benefício da dúvida custa muito caro e é pago à vista.

Temos desde esquemas de pirâmide que requerem amigos de amigos seus, até operações com 50 por cento de lucro garantido.

Todos eles geram desconfiança de cara, mas o primeiro caso pode ser apenas um programa de “member get member” que empresas como Uber, 99 e Rappi já fizeram. Já o segundo pode ser um cashback de 50 por cento.

Mas não importa, se você está no mercado cripto a regra de ouro é desconfiar; pelo menos é assim que a maioria sobrevive por aqui.

Além desses exemplos, existem alguns erros que persistimos em cometer mesmo quando sabemos deles, simplesmente por falta de opção.

Você consegue imaginar o que uma TERCEIRA LINHA pode fazer pela sua vida?

O CoinMarketCap é um exemplo claro desses erros cometidos repetidamente.

A página nasceu antes do bull market de dois anos atrás e se consolidou como grande marca em 2017. No entanto, sem crivo algum, eles reportam dados colhidos das corretoras que podem ser falsos.

Na verdade, a Bitwise, empresa que está pleiteando uma aprovação de ETF no mercado americano, já disponibilizou um estudo no qual fala que 95 por cento do volume negociado e reportado pelas corretoras no mundo é falso.

Mesmo assim, o CoinMarketCap continua a reportar os preços e volumes baseados nesses dados falsos entregues pelas corretoras.

E a situação só piora: tanto jornais como páginas especializadas reportam o CoinMarketCap como referência de dados, e isso faz com que uma mentira seja contada mil vezes, o que, naturalmente, se torna uma verdade.

Inclusive, esse era o nosso caso até hoje — desculpe, a falta de opção nos empurrava para isso.

Sempre trago no pé das minhas newsletters da Empiricus a variação e o preço dos top 10 ativos do mercado.

Até a semana passada, usávamos o CoinMarketCap como referência por falta de uma ferramenta mais confiável.

Hoje isso muda e passamos a usar uma página que tem um pouco mais de idoneidade e que se compromete a trazer transparência para o mercado cripto.

A Messari é uma página que acompanhei desde o tempo em que era apenas uma ideia. E, claro, a primeira coisa que pensei foi que eram picaretas. Instinto de defesa, apenas isso.

No entanto, o projeto evoluiu e hoje já entrega uma ferramenta gratuita muito boa para acompanhar preço e volume dos principais ativos do mercado. É de assustar a quantidade de dados disponíveis aqui.

E é por um mercado mais transparente e com dados fidedignos que estamos mudando nossa referência para reportar variação de preço dos principais ativos.

Assim, saímos de uma visão no mínimo duvidosa para uma mais honesta sobre o mercado.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

O melhor do seu dinheiro

A B3 terá uma rival? Oportunidades no segmento de tecnologia, energia solar ganhando força e outras notícias do dia

Todo grande herói precisa de um antagonista à altura, nem que seja apenas para realçar seus feitos. Podemos até admitir que Gotham City seria uma cidade muito mais segura sem o Coringa, mas o que o Batman faria se não tivesse o grande inimigo? O mesmo acontece nos esportes. Michael Schumacher venceu sete campeonatos da […]

Fechando o cerco

Bitcoin cai 6% após Banco da China ameaçar encerrar contas envolvidas com criptomoeda

Além disso, a retirada de mineradores do país está afetando a taxa de mineração, que valida e dá segurança para a rede do bitcoin

Interesse estrangeiro

IPOs de grandes empresas devem trazer mais investidor estrangeiro para a Bolsa

Desde janeiro, o saldo de dinheiro estrangeiro na B3, a bolsa de valores de São Paulo, já chega a R$ 44 bilhões – número que contrasta fortemente com o primeiro semestre do ano passado

De volta no mercado

Brasil ‘reestreia’ no mercado de fabricação de TV

Agora o movimento de volta das nacionais é capitaneado por três indústrias com tradição na fabricação de eletroportáteis e eletrônicos: Mondial, Britânia e Multilaser.

Perspectiva de crescimento

Pandemia reaquece setor de terrenos e total de lotes disponíveis despenca

De 2018 para cá, o total de lotes disponíveis recuou à metade: de 125,4 mil para 67,4 mil. Só no ano passado, a queda foi de 33%, de acordo com a Aelo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies