Menu
Nicholas Sacchi
Crypto News
Nicholas Sacchi
2019-05-08T20:54:15-03:00
Crypto News

Binance Hackeada!

Cold wallets da exchange permanecem seguras, já que o ataque impactou somente sua hot wallet

9 de maio de 2019
6:02 - atualizado às 20:54
Bitcoin-icone-quebrado
Imagem: shutterstock

De acordo com um comunicado oficial da Binance veiculado ontem, dia 7 de maio, a exchange sofreu uma invasão de hackers, que roubaram mais de 7 mil bitcoins de suas carteiras (cerca de US$ 40,7 milhões).

As cold wallets da exchange permanecem seguras, já que o ataque impactou somente sua hot wallet, que continha cerca de 2 por cento do valor sob custódia.

Segundo o CEO da exchange, Changpeng Zhao, uma “violação de segurança de larga escala” possibilitou aos hackers a obtenção de um vasto número de chaves de API, códigos de autenticação em dois fatores (2FA) e, potencialmente, outras informações dos usuários.

A empresa usará os recursos do fundo #SAFU — que é composto por 10 por cento das taxas de corretagem pagas — para cobrir os prejuízos gerados às carteiras. Portanto, os saldos dos usuários não serão afetados.

Além disso, a Binance conduzirá uma ampla e extensiva revisão de segurança em seus códigos e dados ao longo desta semana. Dessa forma, depósitos e retiradas estão suspensos na corretora durante esse período. As negociações continuarão a ocorrer normalmente.

Uma das possibilidades discutidas para a recuperação dos fundos foi a reorganização dos blocos no blockchain do bitcoin, na qual os fundos enviados para as carteiras dos invasores seriam redirecionados para os endereços de cold storage da exchange.

A discussão trouxe à tona a grande polêmica sobre a capacidade de reversão de transações no blockchain do bitcoin quando há grande incentivo econômico para fazê-lo. Propostas como essas geralmente são direcionadas aos grandes mineradores, que concentram grande parte do poder de decisão dentro do Bitcoin e colocam em xeque o princípio da imutabilidade do protocolo.

A decisão final da Binance foi de não seguir com a reorganização, alegando que um movimento como esse poderia prejudicar a credibilidade do bitcoin e potencialmente causar uma divisão na rede e na comunidade do protocolo, semelhante ao que aconteceu com a Ethereum após o ataque da The DAO.

A lição que fica é a de sempre custodiar seus criptoativos em carteiras que você controle e das quais você detenha a chave privada. Afinal, existem apenas dois tipos de corretoras centralizadas no mercado cripto: as que foram e as que serão hackeadas.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

presidente da república

Bolsonaro apresenta sintomas de coronavírus e faz novo exame

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que irá realizar um novo exame da covid-19

novos dados

Brasil tem 65,4 mil mortes causadas pela covid-19

Do total de infectados, 927.292 já se recuperaram

seu dinheiro na sua noite

A joia escondida da Cogna

Caro leitor, Olhar para onde ninguém está olhando e conseguir identificar o “valor oculto” das coisas são alguns dos hábitos do bom investidor. A capacidade de enxergar que algo tem valor antes de todo mundo, que existe uma demanda que não está sendo atendida ou que o preço de um ativo está muito abaixo de […]

vai demorar um pouco

Anfavea prevê que mercado de veículos voltará ao ritmo pré-pandemia em 2025

Previsão foi feita nesta segunda-feira. Projeção da Anfavea para 2020 é de retração de 40% nas vendas

tributação progressiva

Proposta de reforma tributária retira benefícios para IRPJ e IRPF, diz secretário da Receita

Secretário da Receita Federal, José Tostes disse que a proposta de reforma tributária do governo federal passará por retirar benefícios e incentivos no Imposto de Renda

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu