O bilionário Michael Bloomberg entrou oficialmente na corrida presidencial dos Estados Unidos neste domingo (24). O empresário de 77 anos chegou a negar anteriormente que concorreria à Casa Branca.
"Estou concorrendo à Presidência para derrotar Donald Trump e reconstruir a América. Não podemos ter mais quatro anos de ações inconsequentes e antiéticas de Trump", diz o empresário agora.
O bilionário se junta a outros pré-candidatos do lado democrata que concorrem para disputar contra Donald Trump em 2020, entre eles os centristas Joe Biden, ex-vice presidente dos Estados Unidos; Pete Buttgieg, prefeito de South Bend, Indiana; e os senadores mais progressistas Elizabeth Warren e Bernie Sanders.
O executivo deve tentar se viabilizar como alternativa moderada às agendas de Warren e Sanders. O empresário é o nono homem mais rico do mundo segundo a lista de 2019 da Forbes, dono de uma fortuna de U$ 55,5 bilhões.
Entre 2002 e 2013, Bloomberg foi prefeito de Nova York. Nesta posição, um dos seus grandes desafios foi ajudar a cidade a se reerguer dos atentados de 11 de setembro de 2001. Também foi sob sua gestão que ocorreu a crise financeira de 2008, e foi por causa da crise que ele propôs o terceiro mandato.