A novela da privatização da Companhia Energética de São Paulo (Cesp) ganhou capítulos extras nesta segunda-feira, 1º. Isso porque o Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização decidiu adiar a realização do leilão de venda do controle acionário da companhia para o próximo dia 19 de outubro. Esse leilão estava previsto para acontecer nesta terça-feira, 2.
A decisão do CDPED, fechada em reunião nesta segunda, foi anunciada por meio de um fato relevante da companhia. A ata dessa reunião será publicada na edição de amanhã do Diário Oficial do Estado de São Paulo.
Debandada de compradores
Oficialmente não houve motivos para o adiamento do leilão, mas segundo fontes ouvidas pelo Broadcast da Agência Estado, haveria uma série de potenciais compradores da Cesp que desistiram da disputa - entre eles a Engie.
Vale lembrar que, em entrevista ao Broadcast feita na semana passada, o presidente da Engie, Eduardo Sattamini, disse que a companhia teria interesse no ativo, mas está neste momento mais engajada em outros investimentos em andamento, como a construção dos complexos eólicos Campo Largo e Umburanas e o projeto de transmissão Gralha Azul, adquirido em dezembro do ano passado. Parece que a novela está bem longe de acabar.
*Com Estadão Conteúdo.