🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: COMO FLÁVIO BOLSONARO MEXE COM A BOLSA E AS ELEIÇÕES – ASSISTA AGORA

Marina Gazzoni

Marina Gazzoni

Diretora-Executiva do Seu Dinheiro e Money Times. Tem 20 anos de experiência em gestão, edição e reportagem de projetos de conteúdo de Economia, passando por Empiricus Research, G1/Globo, Folha, Estadão e IG. Tem MBA em Informação Econômico-Financeira e Mercado de Capitais e MBA em Marketing Digital. É planejadora financeira CFP® e mestranda na FGV (Inovação Corporativa).

EMPRESA PODE SAIR DA BOLSA

Nem o ‘trimestre extraordinário’ livrou o Smiles das perguntas difíceis dos investidores

Desde que Gol propôs o fechamento de capital do Smiles, o valor da ação caiu 27%. Valor da empresa depende da proposta final da Gol.

Marina Gazzoni
Marina Gazzoni
31 de outubro de 2018
15:14 - atualizado às 15:38
Avião da Gol pintado com o logo do Smiles
Avião da Gol pintado com o logo do Smiles - Imagem: Divulgação

A palavra "recorde" aparece três vezes no primeiro slide da apresentação de resultados do terceiro trimestre do Smiles. De seis indicadores destacados, três foram recorde no período: faturamento, acúmulo e resgate de milhas. E nem estava lá ainda as diferentes margens que a empresa contabiliza, que já são altas e ficaram ainda maiores. É um resultado extraordinário, mas que pouco importa neste momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação do presidente do Smiles, Leonel Andrade, na teleconferência de resultados na manhã desta quarta-feira (31) foi similar à de um técnico de um time que venceu o campeonato brasileiro e, ao mesmo tempo que comemora com os torcedores, conta pra eles que o clube não vai disputar a Libertadores. No caso da Smiles, a saída eminente é da bolsa de valores e o torcedor é o acionista minoritário.

A Gol comunicou no fim de outubro que pretende incorporar as ações do Smiles, em uma reversão da estratégia adotada cinco anos antes, quando tornou seu programa de milhagem uma empresa independente e listada na bolsa de valores. A proposta da Gol será avaliada por um comitê independente, indicado pelos conselheiros do Smiles, e terá que ser aprovada em assembleia marcada para o dia 29 de novembro. Desde que a proposta foi feita, a ação do Smiles caiu 27%.

Enquanto isso não se decide, o Smiles segue sua vida e mantém a agenda de divulgação de resultados. As palavras "trimestre extraordinário" não impediram uma chuva de perguntas difíceis dos analistas para a diretoria do Smiles nesta quarta-feira:

  • Como será escolhido o comitê independente que vai negociar a incorporação com a Gol?
  • O controlador vai participar da escolha?
  • A Gol disse que há um cenário futuro de quedas de margens e perdas competitivas para o Smiles. A empresa também vê dessa forma?
  • Como está a governança? A diretoria do Smiles vem sendo pressionada pela Gol para aceitar a proposta?
  • Há um pacote de incentivo aos executivos para permanência na empresa. Quais são os termos?

Para responder esses questionamentos, estavam Andrade e o diretor financeiro da empresa, Marcos Pinheiro. Eles fizeram o máximo para passar a mensagem de que o processo será transparente e que seguirão buscando o melhor para a companhia - ou seja, resultados ainda mais incríveis.  "É do interesse do nosso conselho e do acionista controlador que este processo seja tratado na maior transparência", disse Andrade.  E completou: “não estamos sob nenhuma pressão do controlador ou do managment da companhia aérea. A nossa governança é clara e sempre foi respeitada". A diretoria da Smiles disse que foi informada dos planos da Gol para a companhia junto com o mercado no último dia 14.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O conselho da Smiles fechou um pacote de retenção para os executivos da empresa para evitar uma fuga em massa nesse período de transição. "O plano que foi aprovado pelo conselho hoje visa a manter e incentivar os principais executivos da companhia a trabalhar com foco e objetivo da operação até a decisão futura sobre essa transação", explicou Andrade. Ele reafirmou que fica na companhia, mas não quis dar detalhes sobre os termos do pacote de incentivo.

Leia Também

Visões diferentes

Apesar do discurso conciliador, a teleconferência deixou clara que a diretoria do Smiles tem uma visão diferente da Gol sobre o potencial da empresa.

Para defender o fechamento de capital do Smiles, a Gol disse que a margem da companhia é insustentável no futuro e que o ambiente competitivo da indústria de fidelidade mudou, o que faria ser necessária a integração do programa de fidelidade com a Gol novamente.

Leonel Andrade, presidente do Smiles - Imagem: Sergio Castro/Estadão Conteúdo

Andrade não corroborou a tese de que a margem do Smiles vai cair: "Há cinco anos me perguntam quando a margem do Smiles vai cair. E até hoje não caiu. Olhando pra frente, 3 ou 4 trimestres, a empresa vai continuar performando e está muito estruturada para isso", afirmou. "Do ponto de vista de resultado da companhia, ela continua muito forte, com indicadores extremamente positivos e em evolução constante. O faturamento continua crescendo de forma acelerada. Se estivesse em queda, seria um sinal de extinção do negócio a médio e longo prazos. Eu não posso ver um cenário de deterioração. Não é o caso", afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele ponderou, no entanto, que do lado da Gol "há claramente uma mudança de ambiente competitivo. Há uma mudança da ótica do controlador, a companhia aérea". Ele admitiu que reincorporação dos programas de fidelidade é uma tendência global, já seguida por outras empresas.

O que esperar da ação do Smiles

Andrade disse que vê uma continuidade do resultado positivo para o Smiles no quarto trimestre do ano. Mas isso pouco importa. A Smiles está de saída da bolsa. É fato. O que pode mudar no caminho é a proposta da Gol para fechar o capital da empresa. A primeira proposta foi muito ruim para o minoritário - basicamente, ele troca um negócio altamente gerador de caixa por ações da Gol. Sai mais barato do que fazer uma OPA (oferta pública de aquisição de ações, na sigla em inglês), como propôs a Latam para fechar o capital da Multiplus.

Me parece que a proposta da Gol foi bem ao estilo "vai que cola". Em 2016, a empresa propôs aos donos de bonds a troca da dívida com um desconto de quase 70%. Conseguiu uma adesão de 20% dos credores. Parece pouco? Depende como você olha a avaliação. Imagine que bom se você tivesse 10 cartões de créditos estourados e dois bancos aceitassem trocar sua dívida por outra 70% menor. Me soa um ótimo negócio para um endividado como era a empresa naquela época.

Voltando ao Smiles, depois da queda abrupta das ações, o preço dela está muito barato para o seu resultado. De 11 bancos que acompanham a ação, 7 estão recomendando a compra da ação da empresa, dois mandam seus clientes segurarem os papéis e dois sugerem a venda da ação do Smiles, de acordo com a Bloomberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse contexto, o desempenho da ação depende, basicamente, da proposta final que será feita pelos controladores e não mais dos fundamentos da empresa. Muita água vai rolar até a proposta final. A própria Gol admitiu uma possível OPA se o acionista minoritário não topar a conversão de ações do Smiles por papéis da Gol. De grande gerador de caixa e pagador de dividendos, a ação de Smiles virou um ativo de maior risco. Se você é cardíaco, fique longe.

Quer receber notícias por e-mail? Clique aqui e se cadastre na nossa newsletter gratuita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CAI HOJE

Caixa libera Bolsa Família para NIS final 7 nesta quinta-feira (18)

18 de dezembro de 2025 - 6:01

Benefício cai na conta hoje para milhões de famílias; valor pode ser movimentado pelo Caixa Tem sem necessidade de saque

EM GREVE

Trabalhadores dos Correios entram em greve em 9 estados; entenda os motivos da paralisação

17 de dezembro de 2025 - 17:30

Após acordos prorrogados e negociações travadas, trabalhadores dos Correios entram em greve; Correios dizem que agências seguem abertas

SEGUNDA MAIOR PREMIAÇÃO DO CONTINENTE

Final da Copa do Brasil 2025: veja o horário e onde assistir a Corinthians x Vasco

17 de dezembro de 2025 - 17:11

Corinthians x Vasco iniciam nesta quarta-feira (17) a decisão da Copa do Brasil 2025, em duelo que vale uma das maiores premiações do futebol sul-americano

VAI POPULARIZAR?

Fim da patente do Ozempic: quando as canetas emagrecedoras vão ficar mais baratas?

17 de dezembro de 2025 - 16:14

Decisão do STJ abre caminho para concorrentes do Ozempic, mas especialistas dizem que a queda de preços das canetas emagrecedoras deve ser gradual

SEM CONDIÇÕES DE OPERAR

Enel fora de São Paulo? Empresa pode ter ‘carta na manga’ contra as acusações após Ministério pedir fim da concessão; veja

17 de dezembro de 2025 - 11:00

Segundo o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a concessionária não tem mais condições de operar no estado depois de diversas crises, mas processo de encerramento do contrato ainda demora

PARA FECHAR AS CONTAS

Câmara aprova texto-base do projeto que reduz benefícios tributários e aumenta impostos de bets, fintechs e JCP

17 de dezembro de 2025 - 9:45

Os deputados agora analisam um destaque que visa retirar da proposta o aumento de impostos sobre o juro sobre o capital próprio, de 15% para 17,5%

SEM SORTE?

Renegados? Veja os números que menos saíram na Mega da Virada 

17 de dezembro de 2025 - 9:09

Histórico da Mega da Virada mostra os números que menos saíram no sorteio especial da Caixa

INSISTÊNCIA RECOMPENSADA

Teimosia faz um novo milionário na Quina em dia de bola na trave na Lotofácil, na Mega-Sena e na Timemania

17 de dezembro de 2025 - 6:45

Quina foi a única loteria da Caixa a pagar um valor milionário ontem, mas os prêmios de consolação da Mega-Sena, da Timemania, da Lotofácil e da Dia de Sorte deixam pouca margem para reclamação

NIS 6

Bolsa Família paga parcela de dezembro hoje para NIS final 6; veja o calendário do programa

17 de dezembro de 2025 - 5:27

Depósito do bolsa família ajuda a reforçar o orçamento em um mês de despesas maiores.Veja quem recebe e como consultar o valor

PERSPECTIVAS DO ASA

Queda da Selic em janeiro e juros a 11,5% em 2026: Fábio Kanczuk, ex-BC, diz que Copom “tirou todas as amarras” para iniciar ciclo de cortes

16 de dezembro de 2025 - 16:00

Segundo ele, o afrouxamento deve acontecer em janeiro do ano que vem, momento no qual o dólar estará sendo negociado abaixo de R$ 5,40

AO INFINITO E ALÉM!

O primeiro foguete comercial brasileiro vai para o espaço — enquanto cometa 3I/ATLAS se aproxima da Terra

16 de dezembro de 2025 - 13:08

Brasil abre janela para o lançamento do primeiro foguete comercial a partir de Alcântara, em meio à passagem do cometa 3I/ATLAS

MÁXIMAS HISTÓRICAS

O que a Inteligência Artificial (IA) e a transição energética têm em comum? Ambas estão levando este metal a atingir preços jamais vistos

16 de dezembro de 2025 - 11:19

Ambos os temas, que podem nem sempre entrar em intersecção, têm exercido uma pressão quase simultânea nos preços do cobre, que vêm renovando máximas históricas em 2025

VAI CONTINUAR APERTADO

Ata do Copom: BC diz que manutenção da Selic em nível ‘contracionista por período bastante prolongado’ é a estratégia correta

16 de dezembro de 2025 - 9:45

Os membros do comitê concluíram que “a estratégia em curso, de manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado, é adequada para assegurar a convergência da inflação à meta”

MÁQUINA AZEITADA

Lotofácil abre semana com um novo milionário; Mega-Sena corre hoje valendo R$ 52 milhões, mas pode ser superada pela Timemania

16 de dezembro de 2025 - 6:56

Ganhador ou ganhadora do concurso 3563 da Lotofácil efetuou sua aposta por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal

CAI HOJE

Bolsa família de dezembro é pago hoje para NIS final 5

16 de dezembro de 2025 - 5:39

O programa segue o calendário escalonado e é feito conforme o final do NIS; depósito é realizado automaticamente em contas da Caixa

E NÃO É BC

Essa cidade brasileira tem mais apartamentos do que casas, fica no litoral e está entre as mais desenvolvidas

15 de dezembro de 2025 - 15:44

Dados do Censo 2022 mostram que mais de 60% da população de Santos vive em apartamentos, em um município que também se destaca em indicadores de desenvolvimento

CAI ANTES

Segunda parcela do décimo terceiro (13°) está chegando; veja até quando o valor deve cair na conta

15 de dezembro de 2025 - 11:06

Pagamento será antecipado porque o dia 20 cai em um sábado; é nessa etapa que entram os descontos de INSS e Imposto de Renda

ANOTE NO CALENDÁRIO:

Payroll, ata do Copom, IBC-BR e decisão de juros no Reino Unido, Zona do Euro e Japão dominam a agenda econômica na reta final de 2025

15 de dezembro de 2025 - 7:04

Os investidores ainda acompanham a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN), a divulgação do IGP-10 e falas de dirigentes do Federal Reserve nos próximos dias

CAIXA PAGA HOJE

Bolsa Família libera pagamento para NIS final 4 nesta segunda-feira (15); veja calendário

15 de dezembro de 2025 - 5:32

NIS final 4 recebe hoje a parcela antecipada; programa movimenta R$ 12,74 bilhões em dezembro

SOB PRESSÃO

Governo sobe o tom com a Enel e afirma que não vai tolerar falhas reiteradas e prolongadas

14 de dezembro de 2025 - 16:30

A pasta afirmou que, desde 2023, vem alertando formalmente a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre problemas recorrentes na atuação da empresa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar