Menu
André Franco
Crypto News
André Franco
É engenheiro e especialista em criptomoedas da Empiricus
Criptoativos

‘Kindzinho’, o primeiro criptoanalista do mundo

Abu Yusef Ya’qub ibn Is-haq ibn as-Sabbah ibn omram ibn Ismail al-Kindi é o nome dele

24 de novembro de 2018
18:21 - atualizado às 18:26
Imagem: Shutterstock

Não, eu não bati com os cotovelos ou com a testa no teclado para digitar a linha acima. Esse é apenas o belíssimo nome do grandíssimo primeiro criptoanalista do mundo.

Ou, se você preferir, pode ser também o grandíssimo nome do belíssimo primeiro criptoanalista do mundo, fica a seu critério. Se é que me entende.

No entanto, “Kindizinho” não é um analista de cripto do século 21. Ele é do tempo em que cripto se referia apenas à criptografia, e não a criptoativos.

Foi em berço árabe que nasceu a criptoanálise aliada aos próprios estudos da criptografia em si.

Ou seja, enquanto um grupo tentava criar as suas técnicas para enviar mensagem entre batalhões, mitigando o risco de que ela fosse interceptada e entendida (estudo de criptografia), outro grupo tentava fazer exatamente essa interpretação de mensagens criptografadas (estudo da criptoanálise).

É uma batalha entre bactéria e antibiótico, na qual as vitórias para ambos os lados são apenas momentâneas.

Quero dizer que o ciclo funciona da seguinte forma: primeiro temos os criptógrafos que criam alguma criptografia “inquebrável”, que perdura como segura por vários anos.

Então, um criptoanalista descobre uma forma de entender a mensagem da criptografia e vence a batalha momentaneamente.

Novamente, os criptógrafos são instigados a criar uma nova criptografia “inquebrável”. E assim esse universo persiste em um loop infinito.

E al-Kindi ficou famoso por ter descoberto como decifrar uma das cifras (ou criptografias) mais famosas, a Cifra de César.

Ela consistia em uma substituição simples de letras, como por exemplo trocar todas as letras de uma mensagem pela letra seguinte no alfabeto. Dessa forma, a mensagem “ALÔ” se tornaria “BMP”.

Kindizinho fez, então, uma análise de frequência de letras para decifrar a mensagem.

É bem simples. Na língua portuguesa, por exemplo, a letra “A” é a que mais aparece, cerca de 15 por cento em uma frase.

Com isso em mente, a letra que mais se repetisse em uma frase seria decifrada como A e, então, era apenas questão de tempo até se entender a mensagem inteira.

E estou falando isso para você, porque toda a nossa confiança e potencial no universo dos criptoativos estão pautados na evolução que a criptografia teve e também na vitória momentânea que está tendo sobre os criptoanalistas.

Existe um risco visível de a criptoanálise vencer no médio/longo prazo. Trata-se da evolução do computador quântico que possivelmente pode reverter as transações dentro do blockchain.

No entanto, as poucas unidades desses computadores, que ainda estão em beta, estão nas mãos de empresas e governos responsáveis.

Isso gera tranquilidade de alguma forma.

Mesmo assim, a máxima de investir apenas o que você pode perder vale a pena nesse quesito também.

Regra de bolso dada, vamos ao mercado.

O bitcoin segue sofrendo e, ainda assim, aumentando sua dominância. Isso mostra que, apesar de ele ser o ponto onde toda queda começa, continua figurando como o ativo com menor risco do universo cripto.

O investidor que topa o risco cripto ainda concentra sua aposta no principal ativo em market cap.

E se você encara dessa mesma forma, a black friday também existe em cripto.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Comentários
Leia também
Conteúdo patrocinado por Startse

Milionária sem sair da cama

O caso da inglesa que ficou milionária trabalhando de pijama no quarto – e o número de brasileiros que querem enriquecer da mesma forma.

Novidades à vista?

Em estratégia de “fatiamento” da Abril, Exame deve ficar com o BTG

Segundo uma fonte, o empresário deve buscar compradores não só para a “Exame”, mas também para outras unidades de negócio, como a Casa Cor e o Guia do Estudante

Novidades nos EUA

Não há evidências suficientes para provar o conluio entre a campanha de Donald Trump e a Rússia, destaca carta

O procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, informou agora à tarde (24) às autoridades americanas uma parte do conteúdo do relatório do conselheiro especial do DoJ, Robert Mueller

Investigações

Caixa 2 é o crime eleitoral mais investigado pela Polícia Federal

Entre 2006 e 2016, a maioria dos procedimentos eleitorais abertos pela PF estava relacionada à acusação de compra de voto

Articulação política

Major Vitor Hugo visita Bolsonaro e tenta aproximar Planalto e demais poderes

Ao sair da residência oficial da Presidência da República, Vitor Hugo disse que conversou com Bolsonaro sobre a aprovação da reforma da Previdência e a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) na Comissão de Constituição, Cidadania e Justiça (CCJ)

OBRIGADA, LEITOR!

Seis meses com o Seu Dinheiro

Projeto foi lançado em 24 de setembro e já tem mais de 800 mil leitores por mês no site e 65 mil cadastrados para as newsletters diárias. Conheça a linha editorial, saiba quem não somos e como ganhamos dinheiro.

Entrevista com o cientista político

“Presidente não demonstra capacidade de articulação”, afirma Sérgio Abranches

Autor do termo “presidencialismo de coalizão” nos anos 1980, Abranches afirma que “não faz sentido” o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ser articulador político de qualquer agenda do governo

Todo mundo se estranhando...

Bolsonaro rebate Maia e cita “velha política”

O presidente também alegou não saber por que Maia anda tão “agressivo” com ele

Bon vivant

Mergulhe no maravilhoso mundo dos cafés especiais

Além de apreciar safras de pequenos produtores, amantes da bebida podem tomar um banho terapêutico ou sobrevoar plantações a bordo de um balão

Fintech

Fundo do BNDES investe em ‘bolsa’ de cotas de consórcio

Com sede na Bahia, o Bom Consórcio funciona como uma plataforma de compra e venda de cotas de pessoas que desistiram ou deixaram de pagar as prestações

IR 2019

Guia: como declarar os seus investimentos no imposto de renda 2019

Você também precisa prestar contas das suas aplicações financeiras ao Leão! Confira nosso guia completo sobre como declarar investimentos no IR 2019

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu